Santogal S.G.P.S.
  • Quinta do Lavi, Limites da Abrunheira, São Pedro de Penaferrim
    2710-089 Sintra
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Má prestação de serviço.

helena maria dos santos esteves felgas
helena felgas apresentou a reclamação
16 de outubro 2017

Adquiri em Janeiro de 2015 uma viatura  KIA . Perguntei se a manutenção e reparação desta viatura coreana estava acautelada e disseram-me que sim. A viatura tem uma garantia de 7 anos.

Em Agosto de 2017 o farol do lado esquerdo da viatura começou a tremer constantemente. Fui de propósito, com o carro, à Santogal do areeiro para reparar o farol. Tiraram os dados, viram o carro e disseram me  que depois me enviavam por telefone a informação da data em que devia la levar o carro.

A  12-09- recebi uma mensagem para me dirigir à recepção da Santogal dia 13-09.
Assim fiz. Dia 13 logo de manhã já lá estava.
Esperei, esperei. Até que me informaram que me podia ir embora e que novamente seria contactada pelo telefone para marcar nova data.

Esperei, esperei e nova data nada.

Na semana passada recebi nova mensagem a qual dizia que devia apresentar o carro na Santogal do areeiro dia 16.10, isto é, mais de 30 dias após a primeira marcação.

Hoje, dia 16.10 às 07,45h já me encontrava à porta da Santogal do Areeiro. Fui a terceira pessoa a ser atendida. Disseram -me que  por volta das 12.00h o carro me seria entregue pronto mas me telefonariam antes a dizer que podia ir buscá-lo.

As 11.45 h telefonaram -me para me dizer que afinal não tinham arranjado o carro pois só tinham o farol do lado direito e o meu  avariado era do lado esquerdo. Além disso como o carro estava na garantia tinham de colocar os dois faróis e só tinham um. Mas não sabiam isto às 7,45h da manhã? ou no dia em que me mandaram a mensagem a convocar para hoje dia 16.10?

Fui buscar o carro, pedi o livro de reclamações que não me foi entregue.

É estranho que precisem sempre de colocar os dois faróis mas que só tenham um. Parece que um não serve para nada... e que eles próprios sabem e o afirmam..

Além disso desde Agosto que sabem o diagnóstico do carro pelo que revela enorme falta de atenção ao cliente não terem garantido  ambos os faróis e me terem mandado ir para lá  sabe-se lá para quê....

É muito importante que a empresa que faz a manutenção dos carros seja capaz, competente, eficiente.
Não sei que mais dizer. Lamento ter comprado um KIA. Agora estou há perto de 3 meses com o farol da frente esquerda avariado..e sem previsão de reparação..E  Se fosse algo pior que o  carro tivesse?  se ele não pudesse andar? ficava 3 meses à espera??
Os meus cumprimentos,

Data de ocorrência: 16 de outubro 2017
Santogal
18 de outubro 2017

Acusamos a recepção da sua exposição, que mereceu a nossa melhor atenção.

Após análise com a oficina, sabemos que a sua viatura deu entrada na oficina do Areeiro para diagnóstico no dia 13/09 com 28.992 kms com a queixa de que os leds do farol piscavam.
No decorrer do diagnóstico realizado à viatura, foi constatado pelo técnico a necessidade de substituição do farol esquerdo (leds com funcionamento intermitente). Após troca de informações com a própria KIA, foi aconselhado a troca de ambos os faróis ( esquerdo e direito).
À data de hoje a marca já nos fez chegar o farol direito, sendo que o esquerdo encontra-se ainda pendente e sem previsão de data de entrega, factor ao qual somos alheios, pois infelizmente o processo de chegada não depende de nós.
Relativamente à chamada para se deslocar à nossa oficina a 16/10, foi efectivamente um lapso pelo qual desde já pedimos as nossas desculpas e que se deveu ao facto de que como existia um dos faróis acciona-se erradamente a chamada, pelo que uma vez mais as nossas desculpas pelo incomodo causado.
Não é procedimento da Santogal recusar nunca a entrega do livro de reclamações aos seus clientes, estando este disponível em qualquer recepção, pelo que caso pretenda poderá sempre faze-lo.
Pedimos desculpa por todo o incomodo causado, estamos a fazer todos os esforços para que o 2º farol chegue o mais rapidamente possível, mas efectivamente esse procedimento não depende de nós mas sim da KIA Portugal. Garantimos-lhe que prontamente a avisaremos assim que o mesmo nos for entregue.
Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
Dora Rosário
helena felgas
19 de outubro 2017
Não é verdade que o diagnóstico tenha sido feito dia 13/09. foi-o em agosto em data que infelizmente não fixei. Depois do diagnóstico fui notificada, por telefone, para estar presente para reparação do carro no dia 13/09. e assim fiz. Tenho duas mensagens da Santogal escritas no meu telefone. Só as apagarei quando este assunto estiver resolvido.
Não entendo porque solicitaram só um farol quando são os srs que informam que têm de substituir os dois. Aliás neste momento já ambos os faróis estão a tremer constantemente.
Mas tudo isto revela que a KIA portugal não cumpre prazos de reparação dos carros quando estão na garantia. Neste momento se a policia me vir a guiar o carro a noite pode multar-me já que ambos os faróis têm problemas. Qualquer reparação de um carro KIA demora este tempo todo??
Os meus cumprimentos,
Helena Felgas
Santogal
19 de outubro 2017
bom dia,
Junto anexamos a resposta direta do importador KIA, à carta enviada por si:
"Exma. Sra. Helena Felgas,
De forma a dar o melhor seguimento à sua exposição, entrámos em contacto com o concessionário para conjuntamente analisarmos a situação.
Antes de mais, lamentamos naturalmente a situação e os transtornos a ela associados. Contudo, gostaríamos de salientar que não é habitual na KIA este tipo de ocorrências nem vai ao encontro dos patamares de qualidade que preconizamos para os nossos serviços, uma vez que o nosso principal objectivo é assegurar a satisfação do Cliente.
Relativamente ao fornecimento do componente em questão, estamos com alguns constrangimentos no seu fornecimento, situação que é pontual e será ultrapassada em breve.
Dessa forma, assim que o mesmo chegar ao concessionário será contactada para agendar a intervenção ao seu veículo.
Por último, compreendendo a sua insatisfação e lamentando mais uma vez a situação, estamos convictos que na próxima intervenção será reposta a conformidade do seu veículo.
Sem mais assunto, enviamos os nossos melhores cumprimentos,"
Na expectativa que compreenda que a questão da encomenda do farol nos ultrapassa. Como imagina em nada nos satisfaz ter um cliente insatisfeito com os nossos serviços, e caso a resolução dependesse de nós já a teríamos feito. Comprometemo-nos a contactá-la assim que tivermos na nossa posse o 2º farol.
Uma vez mais lamentamos todo o incomodo causado

Cumprimentos

Dora Rosário
helena maria dos santos esteves felgas
helena felgas avaliou a marca
1 de novembro 2017

Depois de ter feito está reclamação o assunto resolveu se com rapidez e qualidade. Estou satisfeita com o procedimento posterior da Santogal. Ofereceram me uma lavagem completa ao carro para compensar o tempo de espera da reparação dos faróis. Foi simpático. Obrigada.