Santogal S.G.P.S.
  • marketing@santogal.pt

Santogal - Preço inflaccionado e atraso constante

Gonçalo Alves apresentou a reclamação
5 de outubro 2020
Há 3 semanas liguei para a oficina da Santogal a perguntar se me conseguiam fazer um upgrade de infotainment ao carro, ao que me responderam que sim, dando-me o valor que considerei ser, apesar de algo elevado, aceitável. No passado dia 21 de setembro desloquei-me então à sede para realizar a encomenda. O senhor da receção voltou a dizer-me o valor que o senhor da oficina me havia dito pelo telefone, para o upgrade que eu pretendia, mas, mal cheguei ao comercial, já não era esse o valor, já era mais mas "eu dava um sinal e depois pagava o restante". Para um upgrade que deveria ter preço de tabela.

Uma semana depois lá voltei à sede para deixar o carro, às 10 horas da manhã, para o upgrade que deveria demorar 2 horas e que me garantiram que ficaria pronto no dia (a reserva para aquele dia estava feita há 1 semana). Até às 16h ninguém me disse nada, pelo que tive que ligar para a linha de apoio, que se limitou a ligar para o comercial que tratou do meu pedido. Escusado será dizer que, mais uma vez, desiludem. Para além disto ainda me substituiram e cobraram uma pilha para o comando por 4 vezes mais do que aquilo que eu teria gasto a substitui-la eu... Sem me dizerem nada. E a cereja no topo do bolo é ainda por cima ter reparado, no dia a seguir a ter ido lá buscar o meu carro, que a parte frontal na lateral direita estava com uma raspadela branca (num carro com menos de um mês de uso nas minhas mãos e que foi para lá como novo).

Conclusão, no final paguei mais 10% do valor que me havia sido comunicado inicialmente, o carro vem com uma raspadela e passou um dia à chuva porque nem o cuidado de o deixarem em garagem tiveram (relembro que não era suposto ter ficado lá de um dia para o outro). Absolutamente repreensível todo o comportamento que tiveram, sendo que ainda estou à espera que se justifiquem em relação à raspadela. NÃO recomendo.
Data de ocorrência: 5 de outubro 2020
8 de outubro 2020
Boa Tarde,

Obrigada

15 de outubro 2020
Exmo. Sr. Gonçalo Alves,
Acusamos a recepção da reclamação, da qual tomámos nota e registámos. Desde já lamentamos qualquer falha de comunicação e/ou nos serviços prestados a VExa..
Consultando os nossos sistemas não registámos nenhum orçamento para a viatura de VExa, sendo que, qualquer valor facultado a VExa. será, uma estimativa, isto também porque, aos valores de peças e mão de obra acrescem taxas ambientais e consumíveis necessários à montagem do acessório em causa, tal como a pilha de comando.
É procedimento habitual nos nossos serviços, requerer sempre a autorização dos nossos clientes para qualquer serviço extra, que se verifique necessário. No caso em concrecto verificámos desde logo, que a viatura acusava o sinal de pilha de comando fraca, tendo a mesma que ser substituída. Tratando-se de uma sistema keyless, a pilha é essencial para o funcionamento do sistema. Consideramos o custo da pilha (2,03€ + IVA) perfeitamente ajustado aos valores de mercado.
Relativamente a alegados danos causados, somos a informar, que os nossos registos de recepção da viatura, desde logo identificaram danos na carroçaria e inclusivamente riscos brancos nos pára-choques, pelo que, não nos podemos responsabilizar por estes ou outros danos verificados à posterior.
Com os melhores cumprimentos
15 de outubro 2020
Obviamente que isso é mentira. Continuem na vossa falta de profissionalismo e acredito que um dia hão-de ter a paga pelo contínuo mau serviço prestado.

Dão um preço e é normal vê-lo inflaccionado em 10%? E que tal darem o preço final simplesmente? Quais as taxas variáveis e impossíveis de calcular que só podem calcular 1 semana depois? Acham que com respostas dessas convencem alguém?

É-me também indiferente aquilo que vocês acham relativamente à pilha. Já tinha comprado uma para substituir e só não o fiz antes por não julgar necessário, vocês não têm autoridade para tomar decisões dessas pelos clientes. O alerta havia aparecido apenas há um par de dias pelo que não é relevante à vossa opinião nesta matéria.

Finalmente, só me posso rir da questão de terem "detectado" riscos brancos no pára-choques, quando o carro esteve sempre em garagem até ir para aí e não teve qualquer dano até então (Tenho memória inclusive de, na semana que se antecedeu, ter andado a verificar os pára-choques frontais e traseiros e não ter detectado nenhuma marca). São uma empresa com a qual nunca mais vou ter qualquer tipo de contacto, e aconselho toda a gente a ficar bem longe. Desonestidade e falta de profissionalismo pura, tendo como único objectivo lucrar o máximo possível, mesmo que às custas do serviço prestado.

PS: O maior erro que fiz foi não ter tirado fotos antes de deixar lá o carro, pelo que, para quem se veja obrigado a tal, tirem fotos do estado do carro ANTES de o deixarem lá, dado que incorrem numa grande probabilidade de serem tomados por parvos caso algo deste género venha a suceder. (O meu caso específico em que a pessoa que pode ter danificado o pára-choques está em natural conluío com a pessoa que fez o suposto relatório de recepção da viatura, por exemplo).
Gonçalo Alves avaliou a marca
6 de novembro 2020

Simplesmente ignoraram a resposta que lhes enviei, não querem saber dos clientes, só querem saber de dinheiro. Ponto.