Santogal S.G.P.S.

Santogal - Subida anormal do nível do óleo

Victor Manuel de Vasconcelos Cipriano
Victor Cipriano apresentou a reclamação
23 de abril 2018

Tendo adquirido um Mazda CX5 em Janeiro de 2014, na Santogal da Estefânia, tenho cumprido escrupulosamente as revisões recomendadas nas suas oficinas, efectuadas a 28OUT14, 22OUT15, 26OUT16 e 03OUT17, porém, no decorrer do ano de 2016, entre a 2ª e 3ª revisão, apercebi-me que tinha o nível do óleo muito elevado, ultrapassando a marca X, obrigando-me a efectuar na Mazda uma substituição de óleo com custos a 21MAI16, situação idêntica ocorreu no ano seguinte e levou-me de novo à Mazda para substituir o óleo com custos a 27ABR17, e este ano tornei de novo, pelos mesmos motivos, substituir o óleo a 06ABR18, mas face à minha reclamação da reiteração da situação, a oficina (Estefânia) não me cobrou esta última substituição. Faço notar que a penúltima troca de óleo não ficou registado na folha de registo digital, cuja a cópia dão ao cliente, e nesta última não me foi facultado essa cópia dos registos, por conseguinte desconheço se ficou registado.
Constato assim que o carro, actualmente com aproximadamente 72000 Km, ao fazer as revisões anuais, percorre entre elas uma média de 16 a 17000 Km, mas a necessidade de substituir o óleo tem-se manifestado a cada 8000 Km, situação que considero insuportável e insustentável manter-se no futuro, transmitindo-me uma preocupação excessiva sobre um eventual problema mecânico que possa futuramente danificar seriamente o motor do carro, ficando, após JAN2019, excluído da garantia contratualizada. Faço relembrar que a marca define como intervalo de substituição de óleo os 20000 Km ou, como tem sido o meu caso, o intervalo de 1 ano.

Data de ocorrência: 23 de abril 2018
Santogal
24 de abril 2018
bom dia,

informamos que recepcionámos a sua exposição acima descrita e que vamos entrar em contacto com o concessionário para esclarecimento voltando assim que possível ao seu contacto.

Obrigada
Santogal
24 de abril 2018
Boa Tarde,

Contactamos a concessão que nos indicou que está agendado para o dia 7 de Maio, a continuação de diagnóstico e medições no seu Mazda CX-5, conforme solicitado pelo Importador.

Os nossos melhores cumprimentos
Victor Cipriano
24 de maio 2018
Na continuidade da queixa n.º 18358118, confirmo que no dia 07Maio18 deixei o carro na Santogal da Estefânia, onde ficou o dia todo em observação de leituras a serem transmitidas à Mazda Portugal, informação que me foi transmitida no final do dia.
Posteriormente agendaram comigo nova ida à oficina, que se concretizou no dia 23Maio18, tendo ficado de novo o dia todo em oficina. Quando do levantamento da viatura informaram-me que segundo orientações da Mazda estiveram a observar os injectores, mas nada de anormal foi detectado e que brevemente iriam entrar de novo em contacto.
Hoje, dia 24Maio, ligaram da oficina a reiterar o que me foi dito no dia anterior, que observaram os injectores e que não foi detectado nenhuma anormalidade, mas acrescentaram que constataram que o nível de óleo estava normal, apesar de já ter percorrido 8000 Km desde a última troca de óleo e, não tendo havido alterações no nível do óleo, nada iriam fazer por agora e que me sugeriam que deixasse passar mais 5 ou 6 meses e voltasse de novo à oficina para verem o óleo, ou seja, refutam/duvidam dos factos que transmiti na queixa inicial. Porém, a Santogal e a Mazda cometem um erro "Crasso" de análise, fruto da ligeireza com que o assunto está a ser abordado, pois vejamos, é evidente que o nível do óleo está normal, outra coisa não era de esperar, o mesmo foi substituído no dia 06ABRIL18, conforme mencionei de forma clara na queixa e que a oficina Santogal tem a obrigação de saber, pois foi ela a prestadora do serviço, logo, também não decorreu os 8000 Km como afirmaram, mas sim pouco mais de 1300 Km desde essa data. Os 8000 foram realizados, não desde 06ABRIL, mas sim desde a última revisão a 03 de Outubro de 2017 que, se nada estivesse de errado no motor, não teria tido a necessidade de, mais uma vez, trocar de óleo a meio das revisões e somente com 8000 Km. Com esta observação errática a Mazda-Santogal, estão a refutar/desmentir os factos que relatei na queixa 18358118 e que a Santogal Estefânia sabe perfeitamente que são verdadeiros pois foram sempre eles que fizeram essas mudanças de óleo.
Não me dou por satisfeito, e continuo a reclamar por esta abordagem que denota falta de rigor, continuando o problema por resolver.
Sei perfeitamente que, se nada for feito, se deixar passar os 5 meses que sugerem, estarei de novo na altura da revisão anual (Outubro), o carro terá percorrido os tais 8000 Km após a última troca de óleo ( Abril) e o nível acima do permitido exigirá nova troca de óleo, mas sendo altura da revisão a cobrança será apresentada, o problema persistirá e nada se resolveu. E vamos começar novo ciclo. Só que desta vez já estou a imaginar que chegando a JAN2019 é-me dito que a garantia dos 5 anos terminou e o problema passa a ser meu.
Não aceito !!
Victor Cipriano
8 de junho 2018
Após o meu último comentário de 24MAI sobre as conclusões que a Santogal me apresentou em virtude da ida à oficina no dia 23MAI, fui contactado no dia 25MAI pela Santogal da Estefânia a agendar nova ida às oficinas, porém, aguardavam por disponibilização duma viatura condigna de substituição para definir o dia exacto dessa marcação. Chegado o dia 05JUN e não tendo sido contactado, tomei a iniciativa de eu próprio contactar a Santogal, tendo a mesma reiterado que ainda não possuem a disponibilização da viatura de substituição.
Hoje, dia 08JUN, continuo a aguardar.

Sr Victor, já conseguiu alguma solução? eu tenho um CX3 e tenho o mesmo problema