18.9

Helder Gomes
Helder Gomes apresentou a reclamação
22 de maio 2020
Boa Tarde,
Gostaria de, com este contato, manifestar o meu total desagrado e tristeza com a situação à qual fui confrontado esta semana.
Disponho de uma viatura SEAT LEON 1.6 TDI CR STYLE DSG de Maio de 2010. Esta viatura tem neste momento cerca de 100 000 Km e deu entrada nas instalações da SporRotor | Entreposto Rótor no passado dia 11/05/2020 por ter sido confrontado com uma luz de alerta de “motor” que estava a provocar uma desaceleração. Esta situação tinha, no meu entender, sintomas idênticos ao problema relacionado com o Filtro de partículas. Estranhei porque em 2019, neste mesmo estabelecimento, foi realizada a substituição do filtro de partículas por um novo.
Após diagnostico, o problema reportado foi da MECATRONICA na caixa automática, sendo um problema de fábrica assumido pela SEAT no passado, que estava a causar os eventuais sintomas e o alerta da “Luz do motor”.
Após reclamação pelo diagnóstico efetuado devido à idade e número de Km no carro e pelo facto de a assistência ter sido sempre realizada na marca, a SporRotor | Entreposto Rótor disse que iria contatar a SEAT PORTUGAL e a SEAT ESPANHA. A resposta que receberam, foi que não seria possível à SEAT assumir qualquer custo. Não compreendo esta posição tendo em conta que a viatura tem sido sempre assistida na SEAT, em particular no SporRotor | Entreposto Rótor, e sendo uma unidade relativamente nova e com poucos KM. Ninguém consegue perceber a origem do problema da viatura, não havendo motivo para o mesmo a não ser algum problema já trazido de fábrica na caixa de velocidades.
Após ter pesquisado Online, reparei que existem inúmeras queixas relativas a problemas com a caixa DSG automática de 7 velocidades, não só relativamente à marca SEAT mas também com a marca WOLKSWAGEN e AUDI, marcas que representam o mesmo grupo e em carros fabricados entre 2008 e 2011, no qual se inclui esta viatura. Existem mesmo países em que foi feita a recolha das viaturas por se ter concluído que o sistema mecatrónico necessitava de ser melhorado por ter defeito de fabrico. Nesta lista de países incluem-se Austrália, Nova Zelândia, China, Japão, Malásia e Singapura, entre outros. Além da mudança da mecatrónica foi realizada a mudança das embraiagens por compatibilidade com a nova mecatrónica para uma eficaz resolução dos problemas, o que nem está contemplado no orçamento dado ao meu carro, o que implica poder vir a dar problemas novamente no futuro.
Não posso aceitar que a SEAT decline qualquer responsabilidade por um carro apenas e só por não se encontrar dentro da garantia, apesar de continuarem a afirmar que não foram capazes de identificar a origem do problema com a caixa de velocidades e de continuarem a afirmar que não há motivo para este problema devido aos poucos KM da viatura. Por fim, o arranjo teria de ser suportado na totalidade pelo cliente.
Mais uma vez esta situação, para mim em particular, é demasiado triste porque já é a 2ª vez que a SEAT se retrai na sua responsabilidade. Comprei o carro em 2012, tendo ele 2 anos, com 2+3 anos de garantia. Quando tentei solicitar Garantia à SEAT no respetivo 4ºano e, pasme-se, foi me dito e escrito que não poderiam assumir esta extensão da garantia porque o carro mudou de proprietário e a extensão da garantia era sobre o 1º proprietário. Ridículo quando a garantia é ao carro e não ao seu proprietário, mas enfim, para não me incomodar assumi não ocupar mais o meu tempo a tentar “educar” ou “lutar” quando o bom senso e a lógica são características que não imperam nas “regras da companhia”.
Face à situação dei ordem de arranjo da viatura, tendo assumido que iria proceder à reclamação junto das entidades responsáveis, já que todo o desenrolar desta situação, por tão longa que se torna, acaba por se tornar transtornante para o nosso quotidiano familiar, especialmente agora que estamos todos a tentar retomar alguma normalidade. Com uma família de 4 torna-se difícil gerir as necessidades do dia-a-dia sem carro. Neste momento, estamos a aguardar que a peça (MEGATRÓNICA) chegue para se proceder á sua substituição.

Gostaria de perguntar ao vosso departamento técnico como é possível que um veículo tão caro, de um segmento acima da média de preços, em que estamos a pagar pela qualidade de um grupo que inclui SEAT, VOLKSWAGEN e AUDI, pode ter uma avaria num sistema eletrónico em que se descarta a responsabilidade, avarias essas que resultam em orçamentos e resoluções extremamente caras e ainda como a resolução deste processo implica ter de ficar com uma viatura imobilizada por tanto tempo.
Gostaria ainda de perguntar como é que todos os funcionários inquiridos apenas respondem que não conseguem perceber como é que esta avaria acontece, escondendo que será um defeito da peça deste grupo, mas afirmam logo que como o carro não está no período abrangido pela garantia e os custos tem de ser suportados pelos clientes. Seria ainda pior a mecatrónica avariar dentro do período de garantia, já que estamos a falar de sistemas que duram milhares de quilómetros. E como pode um carro que sempre respeitou as inspeções dentro do grupo da marca ser tratado desta forma, em que afinal para a SEAT tanto faz que seja feito em instalações autorizadas pela marca ou não, porque o tratamento é o mesmo.
Pelo que percebo a própria SEAT PORTUGAL não sabe dizer qual a origem de avarias neste sistema DSG e que não percebem como um carro com esta “suposta qualidade” e suposta “boa tecnologia” pode dar estes problemas, mas, mais uma vez, não há nada a fazer senão ser o cliente a suportar os custos.
Considero vergonhoso para um grupo que representa a SEAT, VOLKSWAGEN e AUDI, que supostamente vende “BONS” carros, a preços elevados, que apresente tantos problemas relacionados com defeitos de fabrico. Esta viatura apenas já apresentou problemas com o filtro de partículas, com o sistema de direção que obrigou, por conta do cliente, à colocação de componentes novos e agora problemas relacionados com a mecatrónica.
Fico a aguardar um feedback sobre este pedido, na esperança de que, desta vez, o bom senso e a responsabilidade sejam características que se elevem do lado da SEAT.
Obrigado.
Data de ocorrência: 22 de maio 2020
Helder Gomes
Helder Gomes avaliou a marca
25 de agosto 2021

Nada a declarar

Se fosse defeito de fabrico, a avaria ter-se-ia manifestado durante o período de garantia, ou perto disso.
E não com 10 anos de uso. Não confundir defeito de fabrico com avaria, ou com fim de vida útil.

Correto. No entanto, se a peça tivesse sido substituída na altura em que o problema de fábrica foi detetado, hoje não teria de investir 1 cêntimo...fato é que em Portugal não foi seguido o mesmo procedimento que em outros países e, por esta razão, muitos como eu foram e estão a ser confrontados com uma reparação que deveria ter sido assegurada pela Marca e não pelos clientes...