18.9
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
Seat18.9
Seat Portugal

Seat - Reclamação de extras em falta - concessionário seat center arrabida setúbal

Rogério Vieira
Rogério Vieira apresentou a reclamação
11 de novembro 2023
Venho por este meio fazer uma reclamação do Concessionário Seat Center Arrábida Setúbal, passo a descrever. O meu nome é Rogério Vieira, no dia 5/01/2023 desloquei-me ao referido concessionário para a compra de um veículo novo mais concretamente um Seat Ibiza FR 1.5 DSG (Matrícula BD91HJ), no ato da proposta de compra e venda o vendedor Sr. António Dias questionou-me quais os extras que pretendia ter na viatura onde eu referi que queria os seguintes extras que estão precisamente em falta: Jantes de Liga Leve 18 Perfomance e Câmara Traseira. Estes extras estão documentados no documento em anexo.

No dia 31/08/2023 fui fazer o levantamento da viatura e como em ato de confiança fomos primeiro assinar os documentos relativos ao contrato da viatura, pensando eu que estava tudo em conformidade com a proposta de compra e venda. O que não se veio a verificar, pois o Sr. António Dias deveria ter verificado antes do ato da entrega do carro, tendo reconhecido a posterior o erro dos extra em falta após minha chamada de atenção. Foi me dada a informação por parte deste senhor que a falta destes extras foi derivado uma atualização do software da Seat. Pois os mesmo não apareceram na folha de encomenda na fábrica, situação que sou completamente alheio. Nesse mesmo dia o Sr. António Dias disse-me que iria resolver rapidamente esta situação em virtude de eu não ter culpa nenhuma do sucedido, passado duas semanas sem qualquer contacto por parte do Sr. António Dias, eu contactei-o para saber o ponto da situação, mas sem sucesso. Dias depois fui presencialmente falar com ele, foi então que me informou que já não era possível a montagem da câmara traseira pelo motivo do painel do rádio não permitir fazer a instalação pois a viatura tinha que levar um painel maior e provavelmente a troca de todo o quadrante.

Entretanto em relação às jantes nada era resolvido, foi me dito por ele que nem a fábrica e o concessionário não se responsabilizam pelo erro das jantes, mas continuei a insistir para a resolução do problema. Duas semanas depois foi me dito que as jantes chegavam no dia 29/09/2023, chegado esse dia não havia jantes a desculpa que me facultarão que os pneus tinham chegado mas as jantes não. Foi-me dito pelo referido senhor que estava à espera que chegassem a qualquer momento, dia que nunca chegou. Desloquei-me novamente ao concessionário para obter uma resposta concreta, fui informado novamente por esse senhor que as jantes estavam pedidas e como para compensar a impossibilidade da montagem da câmara traseira que me compensam no valor final das jantes como também na oferta da primeira revisão. Nunca me foi entregue nenhum documento a comprovar essa oferta, foi só de palavra.

O que me faz fazer esta reclamação é que me foi informado no dia 26/10/2023 um novo agendamento por parte do Sr. António Dias para o dia 02/11/2023 a montagem das jantes, e eu continuava sem saber qual o valor a pagar pelas mesmas. Foi me dito então novo cancelamento pelas jantes não terem chegado.

Como é possível fazer um agendamento para a montagem de um produto sem que o mesmo não esteja presente para a sua montagem?

Enviou-me uma nova mensagem para um novo agendamento para o dia 09/11/2023 e continuei sem ter o valor a pagar pelas jantes. Ninguém compra um produto sem saber o valor final do mesmo. No dia 06/11/2023 enviei novamente uma mensagem a perguntar pelo valor, não obtive resposta. Eu novamente enviei uma outra mensagem a pedir o valor, no qual obtive a resposta que foi "qual o melhor valor possível fazer", isto tudo se passou na véspera da montagem, nesse mesmo dia às 19:08H, o Sr. António Dias ligou-me a informar que o valor que podia fazer pelas jantes era de 500€+IVA que dá um valor final de 615€, valor que achei ridículo no qual nem sequer tenho desconto pelas mesmas, no site da Seat no Configurador as mesmas têm um valor de 501,78€, sendo eu funcionário da Autoeuropa sei que tenho desconto na compra de produtos na Seat. Nesse mesmo telefonema novamente me informou que estava cancelado a montagem das jantes porque as mesmas vieram trocadas, custa-me a acreditar que uma situação como esta tenha novamente sucedido, mas acredito sim que elas nunca chegaram. Foi me informado por este mesmo senhor que na próxima segunda feira 13/11/2023 que me contactava para agendar para o dia seguinte 14/11/2023. Acho muito estranho que num fim-de-semana as mesmas cheguem ao concessionário, estamos a falar em dois dias quando anteriormente levava semanas e semanas para chegar.

Acho que merecia um pouco de respeito por parte do Concessionário, pois eu já sou cliente do mesmo desde 2018, anteriormente adquiri um Seat Ibiza FR 1.0 115CV.

Volto a frisar que derivado ao transtorno desta situação que me causaram tanto na compra destes extras como na resolução do mesmo e até na componente psicológica, o mínimo que poderiam fazer era troca por troca nas jantes e já para não falar da câmara traseira.

Para um concessionário e respectivo vendedor é só mais uma venda de um automóvel, mas para um cliente muito provavelmente é um carro dos seus sonhos e para a vida, que vai ser pago com muito suor e esforço.

Espero uma resposta cabal e justa para esta situação,
Sem outro assunto,
Rogério Vieira