Securitas Direct
Securitas Direct Marca Recomendada Marca do Mês
Securitas Direct Portugal Unip Lda
  • Praceta Professor Alfredo de Sousa nº3
    1495-241 Algés

Securitas Direct - Não se considera responsável e não soluciona ou admite que haja problema

Mariana Pereira
Mariana Pereira apresentou a reclamação
21 de maio 2019 (editada a 24 de maio 2019)
Contactei várias vezes a Securitas Direct por chamada para informar que não consigo aceder devidamente ás gravações de video pelo telemóvel feitas em cartão de memória.
Eu coloquei cartão de memória numa das câmaras instaladas porque queria ver gravações com mais de 3 dias e foi me dito por um operador da securitas que para tal eu teria de comprar e instalar um cartão.
Já passado muito tempo dessa operação, e com tudo a correr bem, deparei que tinham sido furtados 2 artigos da minha loja e recorri ás gravações para detectar os responsáveis e a hora.
Eu e a minha colega, nos nossos respectivos telemóveis e inclusive tentando com diferentes redes e dados móveis não conseguimos aceder corretamente ás gravações, o erro sendo que após visualizar um video de 1 minuto, nunca conseguíamos visualizar um segundo video, dando erro. Para visualizar 1 video de 1 minuto tínhamos que sair e voltar a entrar na aplicação, e voltar a fazer scroll down até ao video pretendido, o que não só é extremamente imprático como consumiu mais de 1h30 para conseguir visualizar 10 videos de 1 minuto cada.
Contactei por chamada a Securitas Direct com este problema e foi me solicitado pelo operador a minha password de acesso á aplicação My Verisure, o operador afirmou que não havia problema nenhum porque ele conseguia visualizar as gravações sem interrupções, mas eu e a minha colega continuávamos com o mesmo problema. O operador afirmou que o problema seria da nossa rede (que confirmamos não ser) e que não podia fazer nada, e que se eu quisesse que um técnico se deslocasse ao local que eu teria de pagar a deslocação. E que a solução mais prática seria eu retirar o cartão e visualizar no computador (o que para mim não é nada pratico porque as câmaras não são facilmente acessíveis e não possuo meios de as aceder)
Não ficando satisfeita com a situação voltei a contactar a Securitas Direct por chamada no dia seguinte e fui atendida por outra operadora que enviou um técnico ao local.
Entretanto como necessitava de aceder ás gravações para contactar a policia e fazer um relato do sucedido, solicitei emprestado um escadote a uma loja vizinha para retirar e voltar a colocar o cartão de uma das câmaras e aproveitei para colocar cartão na outra câmara que ainda não tinha sido colocado.
Por algum motivo a segunda câmara não detecta o cartão, já o testei noutro aparelho e funciona corretamente pelo que terá de ser um problema com a câmara
O técnico detectou outra situação não relacionada com as câmaras e resolveu no local, mas sobre o problema que contactei inicialmente disse que não podia resolver porque a Securitas Direct não se responsabiliza pelo cartão. O técnico nem sequer mexeu nas câmaras, até porque para o fazer teria de arranjar um escadote bem alto, e tal não foi o caso
Não consigo compreender como é que a empresa não se responsabiliza por a câmara não detectar o cartão, quando isso é claramente um problema do equipamento e não do cartão e como não se responsabiliza pela outra câmara que até recentemente não tinha este problema de só conseguir aceder a um video por entrada na aplicação.
Como é possivel que eu contratei um serviço de videovigilância para me sentir segura no meu espaço de trabalho, vigilar a minha propriedade e zelar pela minha segurança, e cada vez que necessito de utilizar o sistema tenho entraves em cima de entraves, vejo me obrigada a subir escadotes e manusear equipamento que não estou familiarizada, operadores que não admitem que estou com problemas com o serviço e técnicos que não resolvem os problemas que observam afirmando que não é da sua responsabilidade ou da empresa?
Não encontro nenhuma cláusula no meu contrato que diga que a câmara não detectar o cartão não é responsabilidade da empresa.
Estou extremamente insatisfeita com o serviço prestado, não me sinto assegurada de forma alguma e não admito que a Securitas Direct afirme que não tem responsabilidade sobre equipamento e serviço que se comprometeu a prestar.
Nunca antes contratei uma empresa que me dificultasse mais a vida que a Securitas, exijo uma resposta e solução breve.
Se este problema persistir irei terminar o meu contrato com a Securitas Direct e procurar outra empresa.

Recebi a seguinte resposta da Securitas Direct, no dia 22/05/2019:
Estimado cliente
Vimos por este meio acusar recepção de e-mail enviado por V/Exa.
Relativamente á situação exposta, informamos que pode de facto ocorrer os cartões de memoria não serem reconhecidos pela camara sendo que poderá estar relacionado com o seguinte:
Os cartões quando vêm de origem (novos) vêm formatados no modo exFAT
Os cartões de memoria têm de estar formatados no formato FAT32 para serem suportados pela camara, visto que a camara não suporta outro tipo de formato.
Para fazer efetuar essa formatação terá de usar um computador com um leitor de cartões que suporte fazer essa formação em volumes de 64GB e utilizar um software que o permita fazer.
Um exemplo de uma aplicação desse género é o “HP USB disk storage format tool”.
O sistema operativo Windows por ele próprio não permite fazer essa operação e limita o cartão a um máximo de 32GB.
Desta forma, esperamos ter respondido da melhor forma possível a todas as questões equacionadas por V/Exa., mostrando-nos desde já disponíveis a qualquer esclarecimento adicional.
Colocamo-nos à sua inteira disposição, no intuito de respondermos às suas questões e interesses, através da nossa linha de atendimento ao cliente, 707 20 00 20 ou através no nosso portal.

Dei resposta da seguinte forma:
Boa tarde

Os cartões utilizados nas câmaras são iguais e as câmaras também são iguais, contudo uma delas não lê o cartão e a outra sim, inclusive esteve a funcionar corretamente durante muitos meses, mas recentemente essa câmara que lê o cartão, através da aplicação, alterou a forma de visualização dos videos.
Pergunto, a Securitas irá enviar um técnico ao local para determinar e resolver os problemas?
Eu não tenho acesso ás câmaras para tirar e por cartões cada vez que surgem problemas, estão instaladas num tecto muito alto e não me é prático ou fazível tratar de inspecionar o equipamento e determinar a causa dos problemas pelos meus próprios meios.
A Securitas está a pressupor que poderá ser dos cartões sem inspecionar o equipamento, pois e se não forem os cartões? É que já também me foi dito pela que a Securitas que o problema era da rede e que tinha de ser da rede, e afinal não era, e agora dizem que é dos cartões, sem se deslocarem ao local e de facto determinarem onde está a causa do problema.
Sou eu que tenho de avaliar o equipamento e enviar-vos um relatório a determinar a avaria e sugerir á Securitas como devem reparar o equipamento? É que para fazer isso não estou a ver porque ei de continuar a pagar uma mensalidade avultada á empresa.
Não necessito de sugestões de como eu posso, talvez, possivelmente, consertar o problema que a empresa especula que seja, o que eu necessito é que a empresa determine efetivamente e inequivocamente qual é o problema e que o resolvam em vez de passar essa responsabilidade ao cliente.
Peço desculpa se pareço repetitiva, mas novamente, pergunto, a Securitas irá enviar um técnico ao local para determinar e resolver o problema?

Respectivamente

Securitas Direct Portugal
Mariana Pereira
Mariana Pereira avaliou a marca
11 de junho 2019

A securitas direct tem um sistema de gravação extremamente impráctico e que dificulta muito o uso do mesmo para visualizar as gravações, apesar de não ter sido esse o meu motivo especifico de reclamação é algo que considero muito insatisfatório e que se soubesse que era assim que funcionava nunca teria escolhido a empresa. O que não apreciei no atendimento telefônico foi sugerirem me quais poderiam ser os problemas, sem analisarem, e punham em mim a responsabilidade de os resolver. E eu cheguei a dar resposta, que os problemas sugeridos pela empresa, como por exemplo a minha internet não estar a funcionar, não correspondiam com a realidade e que a securitas é que tinha de descobrir de facto qual eram os problemas em vez de dar palpites por telefone e insistirem que estavam certos quando nem se quer tinham deslocado um técnico ao local. Chegaram a dizer me que se eu quisesse um técnico no local me iriam cobrar 50€ mais IVA porque eles (afirmaram) que já sabiam que não havia nenhum problema. Quer dizer vou contactar a empresa e inventar queixas porque não devo ter mais nada que fazer da vida, ridículo. Eventualmente veio um técnico ao local que inspecionou todos os equipamentos e detectou os problemas, sendo um deles um bug na app da empresa que não me afetava só a mim mas todos os clientes. Senão tivesse investido tanto tempo e reclamado constantemente este problema iria persistir para mim e todos, mas provavelmente a maioria não daria conta do bug ou se dessem a empresa poderia estar a insistir que era outra coisa não relacionada tal como fizeram comigo. Ainda mencionei que não estava satisfeita com o sistema de gravação de video, a resposta que obtive é que a empresa se especializa no sistema de intrusão de não no de gravação. Bem ainda bem que o especificaram, é bom saber que não querem saber das insatisfações e onde podem melhorar nos seus serviços. 50 e tal euros ao mês, para isto não obrigada. Quando puder irei cancelar o serviço e mudar de empresa