16.1
  • (+351) 218 106 19
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 20
    1069-119 LISBOA
  • geral@aima.gov.pt

AIMA - Agendamento cancelado no dia e depois da hora marcada

Aguarda resposta
Daniela Santos Dias
Daniela Dias apresentou a reclamação
19 de abril 2024
Tinha um agendamento feito para a renovação da minha autorização de residência, no dia 16 de Abril de 2024, pelas 15h na loja AIMA de Beja, pelo qual cheguei as 14:40, fiz 2h de viagem para la estar a hora agendada pois vivo no Algarve no concelho de Lagos, tendo tido gastos com o deslocamento (combustível e portagens), quando cheguei foi me facultado um formulário para preencher com os dados pelo segurança ao qual perguntei como seria a chamada, o que me foi explicado que é pela hora da marcação, no entanto as 15:30 como ainda não tinha sido chamado voltei a perguntar ao segurança no qual ele respondeu que as 15h começaram a atender as marcações das 14h o motivo não me foi explicado para tal, com isto eu fiquei a porta onde se via o interior da sala pelo qual pude constatar que haviam 4 mesas para atendimento mad so 2 que chamavam. Por volta das 16:06 foi me informado que não podiam me atender e que teriam que reagendar, isso da parte de um indivíduo que não se identificou e me tratou mal menosprezando qualquer tentativa de conversa da minha parte e ainda me negou o livro de reclamações dizendo que o estabelecimento não possui um livro de reclamações. Quando eu questionei o motivo de não haver o livro de reclamações pois isso é obrigatório por lei e qualquer cidadão tem o direito a ter acesso quando assim necessitar, o tal indivíduo negou a responder simplesmente afirmando que não dispõe do livro no entanto abri a minha pasta de documentos para lhe mostrar os meus documentos como estive a fazer uma formação e estou pendente dessa renovação para conseguir obter o cartão profissional para trabalhar, por a pasta ter lhe tocado pois este estava a minha frente, ele disse que eu o estava a agredir, isto com varios testemunhas ali presentes. Eu da minha parte chamei a PSP do comando de Beja que é mesmo ao lado e no momento que as autoridades chegaram é que o indivíduo falou para eles que só dispõe do livro de reclamações online e que não dispõe de livro físico.
No entanto passado 4 dias ainda não obtive nenhum contacto para reagendamento. No final o segurança explicou que o tal indivíduo é o chefe do estabelecimento, então eu me pergunto não seria essa a pessoa responsável para tratar dessas situações, ou estará apenas para dificultar a vida de quem necessita dos serviços?

Uma falta de respeito pelo cidadão, que se desloca de tão longe tendo gastos e sendo que eu ja tinha a marcação feita e preciso da renovação do cartão para trabalhar, peço atenciosamente um pronunciamento por parte de alguém responsável e com profissionalismo para tratar da situação.
Data de ocorrência: 16 de abril 2024
Daniela Santos Dias
Daniela Dias está a aguardar resposta da marca