Segurança Máxima - Escolas de Condução
Segurança Máxima - Escolas de Condução
7.4
Grupo Segurança Máxima

Segurança Máxima - Escolas de Condução - Escola age de má-fé, comete erros e prejudica alunos

Glenda Furtado da Silva
Glenda Silva apresentou a reclamação
24 de abril 2023
Minha primeira inscrição nesta escola, em Vila Franca de Xira, foi em Julho/22 para tirar carta de ligeiros (B). Na altura fiz acordo para pagamento em prestações de 8x 59€. No momento de agendar exame prático, disseram-me que deveria pagar todas as parcelas para ser feita a marcação. Ainda faltavam 4 meses de parcelas, mas não cheguei a questionar, pois tinha pressa em terminar a carta, então prontamente paguei.

Em fevereiro/23 tornei à escola para inscrever-me nas categorias de pesados (C+E e CAM). Fiz um pacote de C+CAM, a pagar em 4 parcelas de 220€.
No dia 15/4, um sábado, fui até a escola de Vila Franca de Xira e marquei o exame prático da categoria C, pagando a devida taxa e ficou acertado para o dia 3/5 às 10h.
Eis que no dia 18/4, 3 dias depois, uma pessoa diferente da que marcou meu exame, ligou a dizer que eu deveria pagar todas as parcelas do acordo, incluindo a parcela que deveria ser a de Maio/23, caso contrário eu não poderia fazer o exame já marcado. Eu informei que estava em viagem e iria pedir a algum familiar para ir até lá por mim ou quando chegasse da viagem ao final da semana, iria eu mesma até lá para verificar a situação, e a mesma disse “certo Glenda, mas até o dia 2/5 (data anterior ao exame) isso tem de estar pago”.
No dia 21/4, 3 dias depois novamente, o colega que havia marcado meu exame ligou novamente e disse que já havia sido feito o CANCELAMENTO do meu exame prático, devido o não pagamento do valor integral das minhas parcelas. Então o questionei, pois em momento algum, desde a minha inscrição, havia me sido informado de que deveria pagar as parcelas todas até o exame prático da C, sendo que ainda teria o CAM a fazer e o exame do CAM, ou seja, meu vínculo com a escola somente terminaria após o CAM, que nem marcado estava. Mas ele somente disse que sempre foi assim e que EU DEVERIA SABER, já que fiz a categoria B com eles.
No sábado, 22/5, ao chegar de viagem fui logo tentar resolver a situação pessoalmente e, indignada com a situação, disse que iria pagar toda minha carta C, o restante que faltava e não iria mais fazer o CAM nessa escola, procuraria outra. A colega que me atendeu (a mesma que havia ligado 4 dias antes e dito que eu deveria pagar até 2/5) disse que foi um “erro” do colega não ter informado no ato da minha inscrição que eu deveria pagar tudo até o exame prático da C (deixando o CAM completamente pago, mas sem qualquer data para início ou previsão) e também disse que foi um “erro” de sua parte dizer que eu poderia pagar até o dia 2/5, e como eu não paguei logo no dia a seguir que falamos, meu exame teve de ser cancelado.
Ou seja, saí da escola sem meu exame QUE JÁ ESTÁ PAGO e também não me permitem fazer o cancelamento de inscrição para o CAM, estou obrigada a pagar pelo CAM antes de terminar a C, sem ao menos ter a previsão de quando começar.

E vamos a mais erros:
1. No dia da minha inscrição, não me foi entregue a cópia do meu contrato (e por ingenuidade também não li, apenas assinei), e ao questionar a menina sobre não me terem entregue a cópia do contrato ela disse que eles só entregam se o cliente pedir, sendo que na Cláusula Terceira, alínea B, diz que é obrigação do primeiro outorgante “Emitir e entregar ao candidato a condutor a cópia la ficha de inscrição;”
2. Quanto às parcelas, não há data fixada para pagamento das mesmas no contrato e, no decorrer dessa situação, a pessoa que marcou meu exame disse que as parcelas não são mensais (então não sei como são);
3. Quanto ao pagamento antecipado das parcelas para fazer exames de condução, o contrato diz na cláusula nona, 1. A propositura a qualquer das provas constituintes do exame de condução depende do preenchimento dos seguintes requisitos pelo segundo outorgante: alínea B) ausência de dívidas ao primeiro outorgante.
Ou seja, não há no contrato descrição das datas de pagamento e fiz o exame teórico de condução sem qualquer problema e somente no exame prático é que me informaram que deveria ser pago todo o restante das parcelas, que este é o procedimento da escola e que eu deveria saber. Isto é, eles escolhem em que momento devo pagar, sem aviso prévio, e “desculpa não ter sido informada corretamente, foi um erro do nosso colega” foi o máximo que consegui. Eu ainda teria todo o curso de CAM e exame do CAM a fazer, lembrando.
4. Também há discrepância de valores no contrato, na cláusula quarta: 3. No caso do segundo outorgante beneficiar de ofertas ou promoções em campanha, na data da assinatura do presente contrato (assinale com X): Sim & NãoD , com o seguintes valores: Curso - (4x) 220,00€ + Exame Teórico - 98,00€ + Exame Prático - 118,00€
O valor aqui descrito totaliza 1096€, sendo que colocaram apenas nas observações que eu deveria pagar 1251€. O contrato tem 2 valores distintos.

O que quero ao explanar minha reclamação é resolver minha questão, que é terminar a minha carta C e não fazer mais o CAM nessa escola e não me estão permitindo isso (o contrato também não me obriga a o fazer) e alertar as outras pessoas de que a escola oferece um plano a prestações de até 10x, o que deixa a carta muito mais cara, como é óbvio, mas somente quando pagar tudo é que consegue ir a exame, ou seja, se fizer tudo em 3meses, pagará o mesmo valor de em 10x, e isto nem é o problema, mas sim a má-fé em não informar ao cliente isto, pegando-o de surpresa quando vai a exame prático.

Saí da escola no último sábado sem nada resolvido, a colega disse-me ter enviado um email à coordenadora da escola, pois no momento em que eu estava lá a tentar resolver, ela não atendia às ligações, e que hoje “logo após às 8h da manhã” já me dariam uma resposta por email ou telefone. E até o presente momento, 12:05h, não fui contactada. Foram rápidos em me cancelar o exame, me prejudicando, pois preciso dela para trabalhar, mas para resolver, têm todo tempo do mundo.
Data de ocorrência: 24 de abril 2023
Glenda Silva
26 de abril 2023
Venho informar que no mesmo dia da reclamação a escola entrou em contacto comigo e resolveu minha situação. Fui permitida de fazer e pagar somente a carta C, na sua totalidade, e estou livre para fazer o CAM aonde quiser.
Foi um transtorno, como é óbvio, pois meu exame foi remarcado para uma data bem mais distante, mas o importante é que a escola propôs-se a resolver.
Glenda Furtado da Silva
Glenda Silva avaliou a marca
26 de abril 2023

Não é uma má-escola. Os professores são ótimos, ao menos os que tive a oportunidade de conhecer. Contudo precisam ser mais claros no momento de inscrição do cliente, principalmente no que diz respeito ao parcelamento e prazos.