Seguro Directo Marca Recomendada
Ageas Portugal, Companhia de Seguros, S.A.
  • A sua seguradora

• 21 861 23 23
  • Praça Príncipe Perfeito n.º 2,
    1990-278 Lisboa
  • reclamacoes@segurodirecto.pt

Seguro Directo - Falta de informação prestada ao segurado

Carlos Almeida apresentou a reclamação
4 de janeiro 2024 (editada a 5 de janeiro 2024)
Em Maio de 2023 encontrei uns pequenos danos causados na minha viatura enquanto estacionada na minha ausência.
Como tenho seguro danos próprios liguei a minha companhia segurodirecto afim de me aconselhar.
A operadora muito simpática disse que não havia problema, para eu fazer um e-mail assim acionar o meu seguro de danos próprios, assim o fiz.

Partir daí o processo desenrolou-se com mensagens, telefonemas, marcação de peritagem até aceitação da reparação, foi marcada a data de reparação e viatura lá foi reparar.

Em Novembro tenho conhecimento por outra companhia que em meu nome existem 2 sinistros com culpa própria no registo Nacional de matriculas, fiquei completamente perplexo nem queria acreditar.
Entro em contacto com a minha seguradora segurodirecto e sim confirma-se esse cenário e aqui começa o problema.

A minha reclamação tem como cerne da questão uma única coisa, por ignorância, desconhecimento mas algo que não sabia, ficar em meu nome no registo nacional de matriculas com culpa própria, situações desta natureza em ausência danos que encontramos na viatura.

Dia 28.11.2023 falei com departamento de reclamações da segurodirecto, sim concordaram que realmente houve falta de informação prestada em todo o processo.
Solicitaram-me um e-mail que enviei dia 04.12.2023, expondo a situação para a uma analise onde iriam auditar as chamadas telefônicas, apurando se houve ou não falta de informação e esclarecimentos adequados.
Este departamento de reclamações ao e-mail que me solicitaram e por mim enviado a 04.12.2023 ainda não se pronunciaram, liguei dia 28.12.2023 disseram-me que ainda esta em analise faz hoje um mês.
As únicas respostas que recebo são departamento de sinistros, por eles o assunto esta arrumado e foi bem conduzido, os mesmo que nunca me informaram devidamente só tomaram decisões por mim sem me questionarem se esclareceram de nada.

1º Reforço todos os passos que dei, e-mail por mim enviados tudo foi solicitado pela segurodirecto se estava a fazer bem ou mal nunca foi de minha autoria, nem minha escolha.
2º Nunca fui informado, elucidado, aconselhado no sentido que iria ficar com 2 registos com culpa própria. A segurodirecto deveria o ter feito de uma forma esclarecedora e clara antes de avançar.
3º Caso tivesse conhecimento que ficaria com 2 sinistros com culpa própria durante 5 anos nunca aceitaria avançar e pagaria do meu bolso uma vez que até estamos a falar de valores baixos.
4º O vosso departamento de reclamações diz compreender e realmente algo não foi bem conduzido, vão ouvir as chamadas, departamento de sinistros vem e diz outra coisa e eu faço a seguinte pergunta a qual gostaria de ter resposta:
Já foram ouvidas as chamadas conforme disseram que iriam fazer?
5º É difícil perceber e aceitar que não me foram prestadas todas e devidas informações e esclarecimentos.
6º É difícil entender que não me deram opção de escolha entre eu pagar e avançar com o processo, ou existe algo mais que eu desconheça!?
7º Conseguiram apurar que uma moça tamanho da moeda de 1€ na chapa, enquadra-se em choque, colisão e capotamento, mas não tiveram a ética, profissionalismo de dizer ao segurado, que mais valia pagar do meu bolso caso contrário por algo tão insignificante iria ficar 5 anos com 2 sinistros nas costas…
8º Sendo a segurodirecto que acionou e decidiu quais as coberturas deveriam ter elucidado o segurado das mesmas e dado escolha ao mesmo?

Só quero apenas uma coisa, me sejam retirados os 2 sinistros que me atribuíram com culpa própria se para isso caso o problema alegadamente da AGEAS é dinheiro tal é a renitência eu já informei que pago do meu bolso as reparações em causa.

Nota: Todas as chamadas estão gravadas
Data de ocorrência: 4 de janeiro 2024
4 de janeiro 2024
Caro (a) Cliente,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.
Assim que possível iremos contactá-lo (a) sobre o assunto.

17 de janeiro 2024
Reparação 23SAU0111527 valor 221€
Reparação 23SAU0112926 valor 309€
Custo suportado pela seguro directo em 2 reparações total de 530€

Seguro directo envia-me carta de pagamento renovação no valor de 1039.18€

Seguro anterior valor 519.88€
A Diferença do seguro ano passado para deste ano é de 519.30€

Resumindo a seguro directo praticamente esta a ir buscar o valor das reparações.
Para que servem os seguros, infelizmente só para receberem dinheiro.

Conforme reclamação em anexo, desconhecia e nunca fui informado que esta situação daria lugar a ficar com o registo de 2 acidentes no cadastro.
EU PAGO O VALOR DAS REPARAÇÕES E LIMPEM O MEU CADASTRO DE ACIDENTES.
JÁ SOLICITEI ESTA RESOLUÇÃO EM VÁRIOS CANAIS E INSTÂNCIAS E ATÉ A DATA AGUARDO POR UMA RESPOSTA, LEVA ASSIM TANTO TEMPO.
24 de janeiro 2024
Caro Cliente,

Remetemos para o seu endereço de email comunicação referente à situação que nos apresentou e onde informamos o porquê daa posição da seguradora.

24 de janeiro 2024
Foi me dada uma resposta que é mais do mesmo, agarram-se a apólice onde não encontro nada escrito que vá ao encontro do problema, mas as minhas questões da minha reclamação essas não são respondidas.
Dia 28.11.2023 telefonicamente com a seguro directo, foi me dito que as informações em falta deveriam me ter sido prestadas pela seguradora, desde o primeiro dia em que o produto me foi apresentado, bem como no dia em que liguei a pedir informações a respeito dos sinistros em causa.
Nesse mesmo dia 28.11.2023 inclusive pediram-me que enviasse uma exposição para que fossem ouvidas as gravações desde o primeiro dia que me apresentaram o seguro através da área comercial até a data do sinistro.
Caso chegassem a conclusão que essa informação estaria em falta a minha situação deveria ser revista.
Não fui eu que inventei isto, foi me dito pela seguro directo dia 28.11.2023, vão ouvir a gravação.
Na minha reclamação solicito que me sejam esclarecidas algumas questões, que pelos vistos não me respondem.
1ª Ouviram as gravações desde o primeiro dia, conforme a seguro directo disse-me que iriam fazer?
2º Ouviram a gravação do dia em que solicitei informações sobre os sinistros e verificaram que me limitei a fazer o que me foi solicitado?
3ª Porquê vosso departamento de reclamações tem um discurso e de sinistros tem outro?
4ªA companhia de seguros não é a mesma?
O fundamento será alegadamente induzir em erro, enganar o cliente?
São questões que agradecia, pudessem me esclarecer e sairmos um pouco da vossa explicação politicamente correta ou tem dificuldade em perceber que existiram erros da vossa parte na conduta deste processo, não custa nada reconhecermos quando erramos.
5ª É possível sim ou não eu suportar os custos da reparação e fica tudo resolvido?
Conforme já tive oportunidade de responder ao vosso e-mail, ninguém ganha com esta situação, pois eu acho que além de não ter sido devidamente informado em todo este processo e muito mal conduzido, inclusive na apresentação do produto essa informação deveria me ter sido prestada, conforme vem descrito na ASF e conforme vossa própria posição assumida dia 28.11.2023 telefonicamente e não o fizeram.
Caso a vossa posição assim se mantenha, levarei a minha razão até ao fim sejam os tribunais a resolver.
8 de fevereiro 2024
Recebi como resposta da seguro directo, uma extensa descrição do sinistro em si e da apólice, ou seja mais do mesmo, extrai dessa mesma resposta o cerne da questão o qual até acabam por reconhecer o seu erro.

1º «Após análise da sua exposição permita-nos informar:

Um sinistro é todo e qualquer acontecimento que despoleta a utilização de uma das coberturas da apólice
Tal como indicado nas condições gerais da apólice, em anexo :
“Sinistro - a verificação, total ou parcial, do evento que desencadeia o acionamento da cobertura do risco prevista no contrato, considerando-se como um único sinistro o evento ou série de eventos resultante de uma mesma causa.”

Muitas vezes existe alguma confusão entre o que é um sinistro e um acidente, quando não são de todo a mesma coisa. Deste modo e como nos participou 3 situações distintas a seguradora abriu 3 processos de sinistro que iremos analisar.»

2º «Face ao indicado e embora possa não ter sido referido de uma forma explicita que a ativação da apólice originaria o registo dos sinistros em causa e a respetiva perda de bonificação o facto é que essa informação consta na apólice, em todos os sinistros solicitou a ativação de danos próprios, e a seguradora liquidou indemnizações em todos os processos, o que nos impede de alterar qualquer registo pois os mesmos estão corretos.»

Reparemos que assumem que pode haver confusão e mais implícito não poderia ser no 2 paragrafo reconhecem que não foram explícitos.

E não devem ser explícitos?
Onde na apólice é claro que mediante cobertura, ficamos com os sinistros no registo nacional de matriculas, onde esta escrito?
Cobertura essa aconselhada pela seguradora ao segurado.
Caro Cliente,

Em relação à situação que nos apresentou é nosso dever validar a informação facultada no nosso email do passado dia 24/01/2024.

Uma vez mais informamos que os sinistros registados na apólice resultaram de participação que nos foram por si formalizadas e nas quais pediu a ativação das coberturas de danos próprios.

Informamos ainda que a alteração de tarifação na apólice depende do número de sinistros participados e não dos montantes liquidados.

26 de março 2024
A personalidade que ao fim deste tempo todo vem dar esta resposta deixa a desejar, como um grupo ageas tem pessoas desta qualidade a trabalhar!
Deve ser muito fraquinho no Português, na análise, interpretação ou então quer fazer dos outros parvos.
A minha reclamação tem a ver com OMISSÂO de informação de vossa parte, não tem a ver com valores ou outra coisa qualquer, eu disponibilizei-me a pagar o valor das reparações como me vêm falar em valores?
OMISSÂO é do que me queixo.
O Grupo AGEAS (SEGURO DIRETO) omitiu me informação contratual e numa altura que tive necessidade de precisar do seguro, vocês beneficiaram dessa OMISSÂO.
Grupo sim de cobardes que não são capazes de assumir o vosso erro aqui em publico, OMISSÃO essa que através de e-mail acabam por o assumir mas um grupo ageas com lucros de milhões de euros tem problemas em assumir que tem funcionários incompetentes e sem qualquer tipo de ética.
Mas de uma certa forma isso é capaz de interessar pois essa OMISSÃO DE INFORMAÇÃO alegadamente deve ter os seus propósitos.
As chamadas gravadas é uma grande tanga, servem para nada uma matéria que deveria ser alvo de análise, o vosso departamento de reclamações afirmou que iriam ouvir as chamadas gravadas desde o primeiro telefonema do contrato para verificarem se houve essa OMISSÃO, caso tenha existido seria grave.
Isto esta gravado meus senhores(as), porquê não vão verificar?
Ou já foram e chegaram a conclusão obvia.
Em todos os produtos que tinha desde, Janeiro deixei o vosso grupo AGEAS INCOMPETENTE, hoje em dia tenho o cuidado antes de subscrever qualquer coisa que seja saber se pertence a este grupo, nunca mais serei cliente deste grupo e tudo farei como já fiz de divulgar o que vocês são, e alguns resultados práticos já obtive.
OMISSÃO NO MOMENTO DO CONTRATO E OMISSÃO NO MOMENTO EM QUE LIGUEI A PEDIR ACONSELHAMENTO NO QUE FAZER, A COBERTURA FORAM VOCÊS QUE ME SUGERIRAM A ACIONAR E NESSE MOMENTO MAIS UMA VEZ OMITIRAM INFORMAÇÃO POR MIM DESCONHECIDA E EM PARTE ALGUMA ESCRITA, FACILMENTE SE COMPROVA NO CONTRATO NÃO APARECE E EM NEHUM TELEFONEMA.
Carlos Almeida avaliou a marca
26 de março 2024

Omitem informação crucial que prejudica em muito os clientes, incompetência de uma grande maioria dos funcionários, falta de ética e humanidade para com o cliente. A típica seguradora que só vê euros a frente o cliente pouco importa, nem querem chegar a entendimento é o quero posso e mando.

17 de janeiro 2024

100% nas taxas de resposta e de resolução deixa-me um tanto perplexo, na seguro directo desde Novembro 2023 esta situação esta por resolver, aqui no portal da queixa desde inicio do mês!.
Da parte da seguradora nada um silêncio total, apenas fizeram o que melhor sabem, enviar carta a cobrar o dinheiro do seguro.
Querem dinheiro tratem bem os clientes, com dignidade.
Da minha parte se esta situação não se resolver, não vem nem mais 1 cêntimo meu, vou pagar noutro lado.