Seguro Directo Marca Recomendada
Ageas Portugal, Companhia de Seguros, S.A.
  • A sua seguradora

• 21 861 23 23
  • Praça Príncipe Perfeito n.º 2,
    1990-278 Lisboa
  • reclamacoes@segurodirecto.pt

Seguro Directo - Viatura mal reparada após escolha de oficina parceira, desde 6 de setembro de 2023

Pedro Albuquerque
Pedro Albuquerque apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2024
A reclamação surge no âmbito da falta de resposta da seguradora. A 6 de setembro estivemos envolvidos num sinistro no qual não tivemos responsabilidade, e onde os estragos foram relativamente pequenos - envolveu apenas o guarda lamas do lado do condutor, a ótica e o para-choques frontal (~1200€ que constam em relatório de peritagem).

Devido ao comodismo e à localização, foi escolhida uma oficina próxima que parceira da seguradora. Quando fui levantar o carro disseram-me que estava tudo bem e como estava já escuro e o carro estava na rua, não consegui fazer uma grande verificação ao carro, mas confiei que estava tudo ok. No caminho para casa, notei que o farol de um dos lados estava a iluminar mais que o outro e no dia seguinte levei logo o carro à IPO. Resumo: faróis desalinhados (o colaborador do centro de inspeções deu um jeito), direção desalinhada, painéis completamente desalinhados, e uma diferença abismal entre a pintura original e a pintura fruto da intervenção.

Depois de uma exposição à seguradora com um pedido expresso para trocar de oficina pois não confiávamos mais no trabalho daquela, e depois de dezenas de chamadas durante meses para a seguradora, finalmente conseguiu-se fazer um aditamento à peritagem mas na oficina original por decisão da gestão deste processo na seguro directo. Acabamos por ir lá, contra a nossa vontade, e ter de gerir a situação com o perito (muito prestável) e com os responsáveis da oficina, que mostraram uma arrogância enorme perante a reclamação.

- "Já viu outros modelos iguais ao seu para dizer que isto está mal?" Como assim? Dava para enfiar um dedo entre o capot e o para-choques e a frente do carro estava toda inclinada para o lado do sinistro...
- Sobre a cor, para eles estava boa e apenas conseguiam fazer algo caso a seguradora pagasse a pintura do capot para uniformizar com o para choques já pintado...segundo eles, porque o carro já tinha 6 anos e a cor estava desvanecida. Isto é falso, o carro tem apenas 60 mil quilómetros, tem sido carro de garagem e pedi opinião em duas outras oficinas que me garantiram que era possível fazer muito melhor com a cor. Bastava uma afinação de cor que não foi feita, e um polimento que não foi feito.

Após o perito ter discutido a sós com os responsáveis de oficina, comunicou-me que me iriam contactar para o realinhamento dos painéis e para pintarem novamente os dois painéis em causa, o que não aconteceu, tendo sido eu a ter que insistir com a oficina para levar lá o carro, ainda por cima contra a nossa vontade, já que estava mais que visto que iam fazer os arranjos contrafeitos, e nós próprios já não queríamos que o carro fosse lá novamente.

Entretanto, e já em janeiro de 2024, o carro foi finalmente para a oficina, que, apesar de mostrar desagrado por este rearranjo (até pela cedência de um carro com cerca de 15 anos, quase 300 mil quilómetros e as luzes do motor e airbags acesas, mas que eu não me quis chatear porque já só queria o meu carro bem arranjado) efetivamente realinhou bem desta vez os painéis todos, mas não fez nada em relação à cor, tendo dito que tinha enviado pedido à seguradora para pintar o capô porque não conseguiam mesmo fazer nada em relação à cor. Tudo com a desculpa de ser um carro com 6 anos já com a cor desvanecida e portanto impossível de igualar.

Trouxe o carro e ao mesmo tempo que fiquei a aguardar, fiquei a ponderar porque deveria deixar que me pintassem mais um painel numa cor diferente da original, e no meio disto ainda não houve resposta da seguradora.

A somar a isso, na semana passada, ao lavar a viatura num lava-jato mantendo as distâncias corretas entre a pistola e o veículo, verifiquei com os meus olhos um pedaço de tinta do para-choques a descascar. Partilho convosco duas fotografias bastante claras do ocorrido.

No geral, e em resumo, desde a reclamação realizada a 25 de outubro, portanto há mais de 3 meses, que nos encontramos para resolver uma má reparação feita por uma oficina vossa parceira. Este tempo de espera já há muito que ultrapassa o aceitável, tendo em conta que:

- Nunca se falhou uma data de pagamento do respetivo seguro contratado;
- Somos clientes com, inclusivé, seguro de danos próprios contratado;
- Fomos puramente lesados (sem responsabilidade) no sinistro ocorrido a 06/09;
- A oficina escolhida com base na localização, era vossa parceira.
- O veículo neste momento encontra-se com as devidas correções efetuadas ao nível das folgas e má montagem, depois de um longo processo de discussões, mas nada ainda se fez em relação à cor.
- Existe uma insistência por parte da oficina há meses, de que não conseguem fazer melhor em relação à cor por ser desgaste natural da cor do veículo, e que seria necessário pintar o capô.
Meus caros, o carro tem 6 anos, 60.000km e tem sido carro maioritariamente de garagem. A oficina NÃO fez afinação de cor, NÃO deu o devido acabamento à pintura e NÃO fez um polimento geral ao carro após pintar os painéis em causa, como se regem as boas práticas de uma qualquer pintura automóvel. Essa é a verdadeira razão pela qual a pintura está gritantemente diferente da cor original, tal como já vos transmiti por diversas vezes e como poderão ver nas fotografias já partilhadas.

Posto isto, algumas considerações óbvias:

- O aditamento à peritagem confirmou que a pintura não foi bem executada, tal como segundas opiniões que pedi a título pessoal noutras oficinas;
- A pintura do capô não vai resolver a questão. E, como é natural, não quero mais painéis (que estão bem pintados) pintados desta forma incompetente. Terão de ser pintados novamente os dois painéis mal pintados, corrigindo a tinta que está a saltar;
- Novamente, a oficina insiste há vários meses que não consegue fazer melhor com a cor;
- Desde o dia da minha primeira reclamação, a 25/10, que foi feito um pedido expresso para que a situação fosse resolvida noutra oficina, o qual nunca foi atendido.

É lamentável chegar a este ponto por causa de um sinistro com um estrago de ~1k€.
E mais lamentável é esta demora de meses para ainda estarmos conforme estamos.

Aguardo o vosso contacto.
Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2024
19 de fevereiro 2024
Caro (a) Cliente,

Estamos a analisar a situação que nos apresentou.
Assim que possível iremos contactá-lo (a) sobre o assunto.

Apoio ao Cliente
26 de fevereiro 2024
Caro Senhor,

Informamos que emitimos comunicação para o email da nossa Cliente.

Apresentamos os nossos cumprimentos,

Apoio ao Cliente
Pedro Albuquerque
Pedro Albuquerque avaliou a marca
11 de março 2024

Muito tempo para responder, informação contraditória entre várias chamadas e o problema continua a não estar resolvido