Siemens S.A

Siemens - Orçamento de 650 euros para reparar máquina de loiça mas não têm peça

Leal Ribeiro
Leal Ribeiro apresentou a reclamação
13 de janeiro 2023
SIEMENS: Orçamento de 650 euros para reparar máquina de loiça MAS NÃO TÊM PEÇA!!!
No dia 8/Dez. o Técnico da Siemens deslocou-se a minha casa para analisar avaria da minha máquina de lavar loiça SIEMENS (SN 56M598) e disse-me que o problema estaria no sistema de secagem Zeolith. Paguei 45,50€ e no dia seguinte recebi o Orçamento que totalizava 650,47 euros. Incrível, a máquina tem só oito anos, tentei informar-me do que passava e constatei que havia vários consumidores na mesma situação. Consegui falar com o Diretor Técnico da BSP (Eng. Jorge Tomé) que, logo de início, me respondeu, avariou? Olhe a minha também avariou! Concordou que o valor era elevado mas ia tentar arranjar uma “cortesia” comercial para resolver o problema. No dia 14 propôs-me a compra de uma máquina, cujo preço era idêntico ao das lojas do mercado. No dia 19 telefonou-me, a chamada foi abaixo e no dia seguinte telefonei para o Centro de Atendimento ao cliente (CAC), ficando a saber que o Eng. tinha ido de férias. O Sr. Jorge Tomé recusou-se sempre a dar-me o seu email ou telemóvel, o telefone fixo nunca atendeu e parecia-me que andava apenas a protelar o assunto, talvez esperando que eu deixasse passar a data de validade do Orçamento. Por isso, no dia 20/Dez enviei email a aceitar o Orçamento e mandei reparar a máquina. No dia 28/Dez. recebi email do CAC dizendo não ser possível a reparação porque “não existe previsão de prazo para fornecimento de uma das peças necessárias para executar a reparação”. Propuseram-me em alternativa o fornecimento de uma máquina similar (com Zeolith), mas tinha de vir de fábrica (?), eu teria de efetuar já uma transferência bancária, a máquina não teria garantia e não sabiam quando chegava.
Todo este comportamento da SIEMENS é inaceitável, julgo que ilegal e indigno de uma marca que tem dezenas de anos em Portugal, com muita credibilidade em vários sectores. Disseram-me que a Siemens Electrodomésticos foi comprada pela BOSCH (já confirmei que é verdade) e talvez isso explique o comportamento. Explica, mas nâo lhes dá o direito de o fazer, ou não ficaram também com os compromissos da marca? E agora que a CEE quer que os produtos durem mais tempo, que as marcas tenham peças durante pelo menos 10 anos, a BSHP já não tem ao fim de oito e descarta a sua responsabilidade perante os clientes SIEMENS.
Data de ocorrência: 8 de dezembro 2022
Leal Ribeiro
Leal Ribeiro avaliou a marca
4 de março 2023

SIEMENS agora pertence à Bosch. Foi de mal para pior. Péssima Assist. Técnica, demorada, cara e dão orçamentos que depois não cumprem. Propoem "cortesia" que é a venda de uma máquina nova a preço especial dizem, mas que na verdade é igual ao das lojas. Na maioria dos casos não têm peças.