Siemens S.A

Fernando Lagarto
Fernando Lagarto apresentou a reclamação
17 de junho 2022
Caro Senhores, Apoio ao cliente Siemens,

Somos proprietários de um frigorífico combinado Siemens KG49EB139/01 FD9410 100018, adquirido na Worten de Telheiras em Janeiro de 2015 (Factura nº FT BNT 006/000289). Sempre foi bem estimado e nunca foi mudado de localização. No entanto, no corrente mês de Maio o alarme de temperatura começou a disparar recorrentemente o que nos fez contactar o serviço de assistência Siemens, tendo sido necessárias duas visitas dos técnicos (17 e 25 de Maio) para que o diagnóstico tenha sido possível.

O técnico da 2a visita informou-nos que se trata de uma fuga de gás, e que nada há a fazer pelo equipamento. Não obtivemos, pois, qualquer solução para o problema. Mais, depois da visita do técnico, a situação agravou-se estando o nível de capacidade de congelação a reduzir rapidamente, o que não era notório até esse dia (o alarme disparava apenas 3-4 vezes por semana).

Ora, esta conclusão parece-nos ter sido apresentada de forma demasiado definitiva, sem solução alternativa apresentada, o que é para nós inaceitável. O frigorífico tem apenas 7 anos, sempre teve utilização e limpeza cuidadas (tal como os técnicos puderam constatar) e claramente uma avaria desta natureza tudo aponta para defeito de fabrico. Optámos pela Siemens por se apresentar como uma marca de qualidade, um equipamento destes não pode durar apenas 7 anos sem arranjo viável ou sem algum tipo de compensação/vantagem ser proposta pela marca na compra de um novo. O que fará um cliente perante esta situação? Adquirir outro frigorífico Siemens ou mudar de marca? Recomendar a Siemens a familiares ou amigos ou alertar para as falhas na sua qualidade e serviço pós-venda? Bem sabemos que o período de garantia terminou, mas dada a avaria parece óbvio que se trata de defeito de fabrico, e este equipamento foi bastante caro pelo que decerto alguma solução poderá ser viável para que não percam um cliente.

Agradecemos desde já a atenção que possam dedicar a este pedido, e aguardamos V/ contacto no sentido de ser encontrada solução adequada à avaria.
Siemens:
Em sequência desta visita vimos apresentar a Vossa Exa proposta de fornecimento de novo equipamento com uma especial cortesia no preço de venda e oferta de instalação .
Poderá consultar o nosso site e verificar se o aparelho KG49EAICA poderá corresponder as suas expectativas.
O modelo indicado de Vossa Exa tem o valor de 802,68€ c/iva incluído, informamos que orientamos o nosso valor pelo preço das lojas físicas considerando também a existência de custos de entrega e instalação. Com estes pressupostos, a nossa proposta é inferior à maior parte dos valores oferecidos pelo mercado.
Eu:

. No mercado online o preço mais baixo está nos 786,25 Euro. Aguardo a vossa proposta final face à urgência e necessidade

Exmos Srs

Face à vossa proposta de especial cortesia de 802, 68 € c/IVA incluído, com entrega e instalação demorei a verificar o modelo e outros no mercado e pude concluir que a fidelização na marca e no modelo em assunto não me conforta em nada e não me repara da avaria do aparelho precocemente arruinado. O modelo KG49EAICA que nos foi proposto já andou no mercado a menos de 700 € e julgo que conviria às duas partes esse preço, c/IVA incluído, entrega, instalação e recolha do frigorífico avariado.

Caso afirmativo efectuarei a respectiva transferência.
Siemens:
Ex,ma Srª

Lamentamos mas o preço indicado é a melhor proposta possivel da marca
Data de ocorrência: 17 de junho 2022