Automóveis - Marcas

Volkswagen - VW Polo vendido com kit fraudulento

Adélia Nunes
Adélia Nunes apresentou a reclamação
7 de outubro 2015

Sou proprietária de um veiculo da marca Volkswagen Polo, 1.6 Diesel desde Fevereiro de 2011.
Fui surpreendida pelas noticias publicadas recentemente sobre a Volkswagen:
"A Volkswagen admite entregar veículos novos a quem comprou os carros com motor diesel que foram equipados com o kit fraudulento que permitia mascarar os níveis reais de emissões poluentes. Essa, segundo a Bloomberg, é uma das opções que estão em cima da mesa na preparação do “plano abrangente” que será apresentado até quarta-feira, 7 de Outubro.
Poderá ser suficiente uma alteração do software, mas a liderança da Volkswagen não exclui trocar os veículos em causa por novos. Em causa estarão cerca de 11 milhões de carros em todo o mundo e 94.400 em Portugal, segundo a SIVA.
“Estamos a trabalhar tão rapidamente quanto possível para encontrar uma solução para os nossos clientes”, afirmou um porta-voz da Volkswagen, na Alemanha, sem comentar medidas específicas que estarão em cima da mesa. “Assim que tivermos uma solução dessa natureza, iremos rapidamente comunicar” aos clientes e aos investidores, esclareceu Eric Felber.
Os motores mais poderosos, de 2.000cm3, já vêm equipados com um sistema que poderá permitir que uma atualização de software seja suficiente. Mas os motores mais pequenos podem ter uma solução mais difícil, já que a forma como estes são construídos leva a que os resíduos sejam queimados dentro do motor, o que afeta a economia de combustível.
Os carros que foram equipados com o motor EA 189 foram vendidos entre 2009 e 2015."
Estou precisamente neste momento em negociações para trocar o meu VW Polo, por outro veiculo, que preferencialmente seria da mesma marca, mas após ler as mais recentes notícias, pretendo saber o que fazer perante a informação do vosso site, após a seguinte confirmação, sobre o meu veiculo:
"Caro cliente Volkswagen,
Lamentamos informá-lo de que o motor Tipo EA 189 do seu veículo com o Número de chassis WVWZZZ6RZBY184727 que submeteu está afetado pelo software que causa discrepâncias nos valores de óxidos de azoto (NOx) durante os ensaios no dinamómetro.
O seu carro é seguro em termos técnicos e pode circular em estrada. Lamentamos ter quebrado a sua confiança e estamos a trabalhar a toda a velocidade para encontrar uma solução técnica. A Volkswagen vai suportar o custo de todas as medidas e fará tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar a sua confiança.
O seu Concessionário Volkswagen contactá-lo-á tão brevemente quanto possível para o informar das medidas que será necessário tomar. No caso de não receber um contacto de um concessionário Volkswagen, pedimos-lhe que entre em contacto connosco através da função de contacto neste site."
Ainda não fui contactada pela Volkswagen e pretendo esclarecimentos urgentes sobre esta situação, pois está em causa uma situação bastante grave, que "abanou" a minha confiança nesta marca, mas que dependendo da Vossa resposta, poderei repensar na compra ou não de outra viatura da mesma marca.

Data de ocorrência: 7 de outubro 2015

Diga-me uma coisa:
Já tem o carro faz 5 anos. Ate agora houve algum problema?
Alguma vez sentiu que a sua integridade estivesse em causa?
O que o carro têm não é nada de especial e ainda que outras marcas eventualmente não tenham tambem mas de forma mais dissimulada...
Pode continuar a confiar na marca que não é por ter lá uma programação a dizer que debita "x" ao invés de "y" que deixa de ser fiavel.

Não sei se é a intenção mas fico pasmado com o oportunismo de algumas pessoas...trocar de carro a custo zero..

Cumprimentos.

12 de setembro 2017

Olá a todos os consumidores que possam ler esta reclamação e estar a passar pelas consequências da suposta atualização.

Somos muitos...
Junte-se ao grupo "Clientes do Grupo Volkswagem Diesel - Escandalo das emissões" e à página "Volkswagen Dieselgate - Fraude Emissões"
Pode ver o testemunho de outros consumidores afetados e soluções alcançadas.
Existem garantias que o Grupo Volkswagen está a omitir nas reparações efetuadas, incutindo ao proprietário, ilegalmente, os custos das mesmas.