Automóveis - Marcas

Volkswagen - Anomalia/defeito caixa automática dsg 6 vel

Em tratamento
Rui Silva
Rui Silva apresentou a reclamação
17 de abril 2024 (editada a 17 de abril 2024)
Adquiri em Outubro de 2021, num stand de automóveis em Portugal, uma viatura de importação da marca VW passat variant da geração b8, 2.0 tdi de 140kw, e marcava 95000 km.
Fiz um test drive e sendo o meu primeiro contato com um carro de"caixa automática ", quando iniciei a marcha, assim que retirei o pé do travão deu um solavanco, no entanto prossegui a marcha.
Quando regressei, alertei o vendedor para o solavanco e disse-me que era normal quando se inicia a marcha e aceitei o que me disse.
Após a compra dirigi-me a um concessionário autorizado para verificar se todas as revisões/manutenções tinham sido efetuadas e foi-me transmitido que tudo tinha sido efetuado, com excepção da substituição do óleo de travões, operação que foi regularizada.
Mais tarde experimentei automóveis do grupo VAG com caixa automática bem como outras marcas e verifiquei que "ao retirar o pé do travão avançava lentamente ou mesmo precisava de uma pequena aceleração".
Segundo plano de revisão/manutenção da marca, o óleo da caixa de velocidades deve ser mudado a cada 60000km, operação que foi realizada agora aos 122378 km, no mesmo concessionário onde anteriormente confirmei as manutenções efetuadas.
Na oficina referi que na utilização normal a caixa dava um solavanco quando iniciava a marca. O que além de não ser normal, tornasse inconveniente é pouco seguro, nomeadamente num estacionamento entre carros num plano horizontal e ainda mais complicado num plano inclinado, ainda que usando o botão auto hold.
No final do serviço a concessionária disse que todos os protocolos foram efetuados e que inclusive foi feito um teste em estrada.
Escrituraram na fatura a meu pedido, que "não foi detetada qualquer avaria relacionada com a caixa de velocidades (Func. É Electricamente).
Desconhendo qual a variante desta caixa, apenas sei que é de 6 velocidades.
No decurso dos quilómetros percorridos o solavanco mantém-se e aumentou a intensidade, bem como agora faz na 2ª e 3ª velocidades quer seja a fazer a multiplicação ou a desmultiplicar e ainda quando movimento a manete sente-se um ligeiro solavanco.
Este defeito quase não é sentido em condução muito lenta, mas numa condução mais rápida então os solavancos são sentidos, ainda sabendo que o acelerador tem a funcionalidade quick down.
Tentando perceber o que poderia ser em fóruns e vídeos, fui encontrando informação sobre esta caixa de velocidades colocada na passat b8 e transversalmente a outros modelos da marca que os defeitos se encontram na mecatronica e nos solenoides e logo em carros com poucos quilómetros, que indicia que há um defeito de fabrico que no plano jurídico é um "direito de vício de erro vitória ou vício oculto".
Data de ocorrência: 17 de abril 2024
Volkswagen
17 de abril 2024
Exmo. Senhor Rui Silva,

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que a mesma foi encaminhada para o respetivo departamento, pelo que brevemente será V.Exa. contactado com os esclarecimentos devidos.

Apoio a Clientes

SIVA, SA
Apartado 9
2054-909 Azambuja
Tel.: 263 407 001/2
E-mail: apoio.clientes@siva.pt
Volkswagen
Volkswagen está a aguardar resposta do utilizador