Sixt Marca Recomendada
80.1
Japrac, Rent A Car - Aluguer de Automóveis Lda
  • A SIXT é uma empresa de aluguer de viaturas que, atualmente, está presente em 5.000 locais em mais de 105 países.
    O Grupo JAP, grupo centenário do setor automóvel, é detentora da SIXT Portugal.

• +351 255 788 199
  • Rua Central de Mouriz, 464
    4580-590 Mouriz - Paredes
  • reservas@sixt.pt

Sixt - Cobrança indevida por dano

Rui Lages
Rui Lages apresentou a reclamação
1 de março 2019
Dia 9 de Outubro de 2018 a minha esposa alugou uma carrina da Sixt no Aeroporto do Porto por um dia, para nos ajudar numa mudança.

Entendo que mesmo quando um funcionário nos diz que o carro está óptimo e sem danos e não o vem verificar conosco, somos sempre responsáveis por ver se está mesmo.
No entanto, dada a insistência em fazer seguro contra todos os riscos, fiquei sempre a pensar...

Pois bem, a minha esposa retirou o carro, fez um check e não viu nada. Não foi ao pormenor de ver todos os cantinhos. Procurou mossas, riscos e viu se os vidros e faróis estavam bem. Não reparou num pequeno reflector de iluminação.
No dia seguinte, aquando da entrega, o empregado efectuou um trabalho muito minucioso e foi capaz de descobrir um reflector de iluminação lateral estalado.

Foi muito bem observado pois nós não vimos por ser muito dificil notar (como poderão ver pelas fotos). Só mesmo se estiver a ver centímetro a centímetro, parecendo estar em busca de algo.
A pesquisa foi minuciosa ao ponto de registar alguma areia no lugar do passageiro...

Declarei não ter batido, e apesar de perceber que isto iria cair em cima de mim, não pensei que por um dano minimalista como este, em que tanto de um lado como do outro não se tenha visto por ser dificil (digo eu!), iria receber uma conta de 68,52€ mais 35€ de taxa de análise.
O email com esta conta para pagar apareceu somente no dia de hoje quase 5 meses depois, com informação de "problema de sistema".

Naturalmente sinto a culpa de não ter conseguido ver aquele detalhe. Aprendi a lição. Por outro lado, posso também sentir-me lesado por não ter (no dia da recolha) um funcionário da empresa a visualizar o carro com a minha esposa tão minuciosamente como o outro colega, pois estou certo que iria encontrar.

Dado o caso acima descrito, tenho um pedido: que este caso seja revisto. Não me sinto responsável pelo dano. Não o fiz, não tenho que pagar.
De qualquer das formas, este é mais um abrir de olhos e uma reflexão para a próxima altura em que necessite de uma empresa de rent-a-car. Que muito provavelmente não passará mais pela SIXT.

Considero que me sinto de certa forma enganado, pois existe uma busca desenfreada por danos aquando da entrega, mas o carro é entregue com base na confiança do "está tudo bem", "o carro está impecável".

Depois de muito pesquisar, vejo que este é um caso muito recorrente, parecendo propositado, e já com casos na mesma agência no Aeroporto do Porto.

Incrivel o rating desta empresa num site como este:
PS: efectuei reclamação através da página de contacto da Sixt.
Data de ocorrência: 1 de março 2019
6 de agosto 2019

Resposta devidamente enviada ao cliente.

Atentamente,
SIXT
Rui Lages
6 de agosto 2019
Resolvida?? Resolvida ficou! Para vocês! Paguei e até fica a parecer que chegámos a acordo!!

Não chegámos! Paguei porque fui tolinho em confiar que o carro estava bem e não fui inspeccionar tão minuciosamente como o funcionário do CSI da sixt aquando da devolução da carrinha.

Encarregar-me-ei de dar o meu exemplo a todos quanto possa, a todos os meus colegas que comigo trabalham no estrangeiro e só falam em querer visitar Portugal.

A mim a sixt não me apanha mais. Nem a mim nem a qualquer das pessoas que me são mais chegadas.
26 de agosto 2019
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Lamentamos desde já todo o tempo decorrido, no entanto, informamos que estamos a utilizar o canal de comunicação - Portal da Queixa, desde o dia 12-08-2019.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente

Nao foi o unico que vivenciou a pior experiencia por esta Rent A Car. Era cliente assiduo deles, até a pouco tempo, e agora nem um centimo deixo la, principalmente na sixt do aeroporto do Porto.
So o facto de ser a unica rent a car, que conheço ate hoje, que no momento da entregada viatura , nao é efectuado com o cliente, uma vistoria do estado do mesmo, ja demonstra o tipo de indiferença que esta empresa tem com os clientes. No entando, na devoluçao, andam quase com o microscopio, a procura de defeitos. Felizmente ah outras verdadeiras companhias ao lado da sixt como a Avis ou a Europcar por exemplo, que tem serviço excelente.