SKECHERS USA IBERIA

Skechers - Recusa na devolução de produto com problema após compra

Em tratamento
Vanessa Marques apresentou a reclamação
2 de maio 2024
Foram-me compradas umas sapatinhas no dia 12 de abril, no Forum Coimbra, do modelo Ultra Flex 3.0 com o sistema slip-ins.
Ao as calçar em casa para lhes dar o primeiro uso, onde parada, parecem e sao muito confortáveis, começo a notar ao subir escadas e descer, onde a amplitude do movimento do pé é maior, que a zona do calcanhar que tem um plastico bem duro para o sistema slip-ins, começa a aleijar e até a limitar o movimento principalmente a subir escadas ou descer alguma superficie inclinada. Em menos de 1h conseguiu deixar-me os tornezelos arranhados. (estava a usar meias recomendadas e compradas na Skechers inclusivé). Naturalmente, deixei de as usar, voltei a por na embalagem para ir a loja reportar a situação.

Na minha apreciação, ou as sapatilhas não sao adequadas a quem tenha uma menor curvatura na zona do tornezelo e calcanhar, dado que o formato das mesmas nessa zona tem essa tal zona plastica dura bem para dentro do perimetro da sapatilha e portanto quem tenha tornezelos mais inchados não conseguirá usar com segurança e qualidade a sapatilha (e assim sendo deveria ser dada essa nota) ou efetivamente há algum defeito nesta sapatilha em particular onde essa zona ou tem pouca forra esponjosa, ou ficou demasiado para dentro, ou ainda o material usado pode causar abrasão na pele.

Assim sendo e como é normal numa situação onde um produto que é suposto ser seguro e confortavel, causa danos fisicos mas em termos de tamanho para o pé, estava o indicado, no dia 16 foi ao Forum Coimbra para proceder ou à troca por outras e verificar se o problema era da sapatilha especifica que tinha, ou trocar por um modelo sem esse sistema porque esse sistema poderia não ser apto para toda a gente.
Estranhamente, e ao contrario do que neste caso diz a Lei da Garantia onde existe o Direito de Rejeição (É o direito de o consumidor poder solicitar a imediata substituição do bem ou a resolução do contrato quando o defeito se manifesta no prazo de 30 dias após a entrega do bem), obrigaram-me a fazer uma reclamação (nem foi um pedido para garantia).
Em termos da entrega da sapatilha estava como nova, apenas foi calçada por menos de 1h, portanto o mesmo uso que provavelmente teriam sapatilhas de expositor na loja que depois sao vendidas novas.

Neste processo de ''reclamação'', dizem que terei de esperar 10 dias uteis para ter uma resposta de avaliação técnica. Dão-me um papel com poucos dados e nem me dão uma cópia do que escreveram na reclamação. Portanto nem sei o que reportaram.

Ao longo desses 10 dias fui passando na loja onde arrogantemente diziam que teria de esperar mesmo 10 dias uteis, não ia ter resposta nem antes nem depois (o que é estranho), mas as sapatilhas estavam em loja. O produto foi entregue literalmente como novo, com as etiquetas todas, a caixa, dado que o seu uso foi quase tanto como meia duzia de pessoas experimentaram o produto em loja.

Após 10 dias uteis rigorosos, recebo um sms a dizer que a minha reclamação foi recusada (reclamação da qual nao sei o que foi dito).
Desloquei-me a loja e disseram que os tecnicos nao viram nenhum problema.
Questionei pelo relatório ténico, não o tinham para me dar, tinham de pedir à central porque a análise ténica não era da loja era da Skechers Portugal e não tinha sido feita ali.
No entanto confirmaram-me que as sapatilhas nunca sairam da loja, e portanto nunca foram à fábrica ou para as maos de um técnico presencial, (ou seja foram avaliadas ou por chamada ou fotos, o que é um procedimento estranho para avaliar a funcionalidade, tecnicidade e dimensoes corretas ou incorretas de um produto). Ou seja o produto não foi analisado técnicamente com rigor e não sei o que viram, o que concluiram so de olhar.

Recusaram portanto substituir o mesmo ou permitir trocar por outro. Voltei a apelar ao Direito de Rejeição, disseram que por ordens superiores não o podiam fazer, ou seja nao podiam fazer cumprir a lei.

Mais estranho ainda (se bem que este nem é o meu ponto central do problema), a loja tem afixada uma politica de 100% satisfação ou troca/reembolso. Mas esta politica 100% satisfação nos primeiros 45 dias apos a compra, dada pela Skechers tanto em loja fisica como online, tem um senão, é que é só se não se usar o produto. Portanto garagem 100% de satisfação se ficar satisfeito apenas pelo olhar, a partir do momento que experimenta ou usa o produto para perceber se realmente está satisfeito, deixa de poder usar a politica de 100% satisfação. É estranha, é uma não politica, é uma parvoice.

O que pretendo é que sejam sérios, cumpram a lei, não brinquem com a saude e o dinheiro das pessoas e resolvam o problema como a lei manda, tenham rigor no trabalho efetuado, e que me deixem trocar o produto por outro ou a devolução.
Data de ocorrência: 16 de abril 2024
Skechers
3 de maio 2024
Estimad@ Cliente,

Antes de mais, agradecemos a sua preferência pelos produtos Skechers.

Lamentamos que a sua experiência com os nossos produtos não tenha correspondido às suas expetativas. Na Skechers queremos e podemos assegurar que todos os nossos produtos são elaborados com as melhores matérias-primas e estamos orgulhosos desse facto.

O seu caso vai ser analizado directamente através do nosso portal interno portugal@eu.skechers.com.

Em breve vai receber um email da nossa parte, por favor esteja atento ao email.

Obrigado,

Atenciosamente,

Skechers.com - Apoio ao Cliente
portugal@eu.skechers.com
800 21 03 72
Skechers USA Iberia S.L.U.
6 de maio 2024
Continuo a aguardar resposta. Enquanto isso os dias passam...
Não sei o que há para analisar. é o não cumprimento de uma lei que está em causa. Ou aceitam cumprir a lei ou recusam cumprir a lei.

Entretanto enviaram a resposta da tal 'reclamação' dizendo sem analisarem o produto fisicamente, sem ele nunca ter saído da loja para nenhum técnico ou fábrica que o problema ''pode ser'' derivado a desgaste, mau uso, sobrepeso. Estamos a falar de um produto que foi usado 1h. A do sobrepeso nem percebi dado que o produto não é acompanhado por nenhum manual com requisitos e portanto, mais uma não conformidade da marca.

Vão aplicar a lei do Direito de Rejeição nos primeiros 30 dias conforme a Lei, já que a vossa politica do 100% satisfação é só aplicável a satisfação de olhar e não de usar?

O produto tem claramente ou um defeito porque causa danos físicos e isto não é a olhar para fotos que se analisa, ou então não é apropriado para toda a gente e carece de informação técnica que é obrigatória e não existe e portanto a falta de informação é uma não conformidade passível de devolução imediata.
Vanessa Marques
Vanessa Marques está a aguardar resolução da marca