Automóveis - Marcas
Siva - Sociedade De Importação De Veículos Automóveis, S.A

ŠKODA Portugal - Garantia e intervenção efetuada numa revisão

Nuno Figueiredo apresentou a reclamação
10 de novembro 2022
Em Setembro de 2017 adquiri uma carrinha Skoda Octavia 1.0 TSi no concessionário Carlar nas Laranjeiras.
A manutenção anual foi efectuada sempre na Soauto (Skoda, VW, Audi) também nas Laranjeiras.
Nos 4 primeiros anos os valores da manutenção alternaram entre os 2xx/3xx € .
Na revisão do 4º ano, mencionei a existência de um barulho na frente direita do carro.
O carro foi testado e não foi detectada qualquer anomalia.
Na revisão do 5º ano, efectuada em Fevereiro deste ano, voltei a frisar a existência de um ruído, no mesmo local anteriormente descrito (suspensão/direcção).
Ao mesmo tempo indiquei que os frisos cromados das condutas de ventilação, apareceram picados/levantados em 2 sítios.
É um carro com 60mil kms em 5 anos e que está na maior parte do tempo em garagem.
Foi-me indicado que não é coberto pela garantia e que se quisesse a substituição tinha que adquirir módulos completos, porque os frisos não dão para substituir.
Nestes casos não se aplicaria a garantia de 5 anos, mas sim a modalidade 2 + 3, sendo que nos últimos 3 anos as coberturas são distintas das dos 2 primeiros anos.
Lamento que no momento da venda não façam este distinção.
Voltando ao ruído, fui contactado pela oficina com a indicação de que efectivamente detectaram um barulho e que seria necessário proceder à lubrificação de casquilhos (sem especificar do quê). Solicitaram a minha autorização, mas não me foram indicados valores nem que a manutenção seria efectuada fora de garantia. O carro só estaria disponível no dia seguinte.
No dia seguinte ao levantar o carro fui brindado com uma factura com um valor superior a 1000€ .
Ainda assim acharam por bem fazer um desconto adicional no óleo de motor e o valor ficou em 942€ .
Tentei obter esclarecimentos para estes valores, por estarem completamente desenquadrados de uma realidade passada e questionei a intervenção adicional que foi efectuada (por causa do ruído) e o porquê da mesma não estar ao abrigo da garantia. Após n contactos ao longo de vários meses com a oficina, Soauto e SIVA, as únicas pessoas a dar a cara foram o recepcionista e chefe de oficina.
Foi-me expressamente mencionado, em reunião presencial na oficina, com o sr ** (chefe de oficina) que a intervenção efectuada é relativa a uma anomalia que carece de intervenção e é do conhecimento da marca. Contudo cobram a mesma ao cliente, estando a viatura dentro do período de garantia.
Ao longo destes meses, verifico que o ruído não foi resolvido, permanece, tendo inclusivé piorado.
Após 3 visitas à oficina (e não se negaram a rever o carro), não voltaram a detectar qualquer barulho que tão prontamente foi detectado aquando da revisão em Fevereiro.
O carro já voltou a estar na oficina por um período de 2 dias, onde se limitaram a rever apertos.
Quando deixo o carro na oficina e quando menciono que não devem mexer no carro se não assumirem total responsabilidade e que não pagarei qualquer intervenção adicional, não demonstram ao cliente qualquer vontade na resolução.
Eu não identifiquei qualquer origem específica do barulho, a oficina é que o apurou.
Se o problema é ou não dos casquilhos ou se é de alguma outra coisa, é algo que a oficina tem que ser responsabilizada, porque já foi (e muito bem) paga uma intervenção, cuja origem foi identificada por eles.
No seguimento dos pedidos de esclarecimento feitos às respectivas entidades, não houve qualquer resposta, tendo inclusivé já sido envolvido o director de vendas SIVA, *, sem que tenha surtido qualquer efeito.
Na factura apresentada na revisão, surgem items como:
- 20€ para remover as rodas traseiras para subsituição de pastilhas de travão
- a este valor há a juntar o valor de mão de obra (27€ + IVA) associado à troca das pastilhas e obviamente ao valor das pastilhas
- o valor do litro de óleo (37,70€ + IVA) ao triplo do valor que é comercializado em qualquer loja da especialidade
(após 6 meses da revisão e 7000 kms, o computador de bordo assinalou nível de óleo baixo, mais uma vez reportei a situação sem qualquer resposta)
- alinhamento de direcção ao dobro do valor praticado (54€ + IVA) em oficinas específicas
- teste combinado no ripómetro (54€ + IVA)
- o valor relativo à manutenção do barulho rondou os 300€, apenas para lubrificação de casquilhos, sem que tivesse sido substituído qualquer material.
Nesta intervenção a cobertura da bagageira foi lavada e ficou totalmente manchada.
Foi o único ponto onde assumiram responsabilidade e teve que ser substituída.
Continuo a aguardar respostas e responsabilidades sobre o problema.
Não pretendo que me devolvam quaisquer valores, mas exijo resposta (telefónica ou presencial) por parte de um responsável (que não da oficina) a todas as questões apresentadas ao longo do tempo, que foram devidamente comunicadas por email, bem como responsabilização e resolução do problema que permanece, sem que me seja imputado qualquer custo, para além dos valores monetários e de tempo que já dispendi ao longo destes meses.
Data de ocorrência: 10 de novembro 2022
14 de novembro 2022
Exmo. Senhor Nuno Figueiredo,

Acusamos a receção do e-mail que V.Exa. nos enviou e cujo conteúdo mereceu a nossa maior atenção.

Sobre a questão que V.Exa. teve a amabilidade de nos colocar, informamos que a mesma foi encaminhada para o respetivo departamento, pelo que brevemente será V.Exa. contactado com os esclarecimentos devidos.

Apoio a Clientes

SIVA, SA
Apartado 9
2054-909 Azambuja
Tel.: 263 407 001/2
E-mail: apoio.clientes@siva.pt
29 de novembro 2022
Bom dia

Solicito data de previsão para uma resposta.

Obrigado
13 de dezembro 2022
Bom dia

O estado desta reclamação reflete exactamente aquilo a que me refiro: há um total desprezo pelo cliente, que é pura e simplesmente ignorado.

Continuo a aguardar resposta.
Obrigado
6 de março 2023
Boa tarde

No seguimento desta reclamação...
Em Dezembro fui contactado pela oficina: foi-me comunicado telefonicamente que iam substituir os frisos das grelhas de ventilação e iam voltar a rever o tema do barulho.
Assim que foi possível agendar uma data, voltei a deixar a viatura 2 dias na oficina Soauto das Laranjeiras.
Desta vez conseguiram identificar a origem do barulho (casquilhos), mas entretanto já se tinham esquecido da questão dos frisos.
Iam enviar o orçamento para a SIVA para aprovação e posteriormente contactaram-me. O orçamento afinal foi-me apresentado a mim. 700€ que eu teria que dispender.
Continuo a aguardar uma resposta.

Se não andam a gozar com os clientes, parece.

18 de abril 2023
Continuo a aguardar um agendamento do concessionário para uma reunião, tal como solicitado por diversas vezes, contudo e tal como expectável, sem resposta até ao momento.
16 de maio 2023
Após n contactos onde já foi envolvido o director de vendas, continuo sem resposta.
Lamentável é dizer pouco.
21 de dezembro 2023
Fui roubado na marca e ninguém se responsabiliza.
Incompetentes.
Lamentável.
Vergonhoso.
Marca e grupo VAG nunca mais!
Nuno Figueiredo avaliou a marca
21 de dezembro 2023

Não voltarei a ter qualquer tipo de relação com a marca.