Smartwings
Smartwings
6.1

Smartwings - Cancelamento de voo sem aviso prévio

lucia coelho
lucia coelho apresentou a reclamação
16 de setembro 2022 (editada a 10 de outubro 2022)
Venho pelo presente fazer pedido de indemnização decorrente da situação que descrevo de seguida, que originou a perda de um dia de trabalho, conforme posso fazer prova.

Relativamente ao voo de Espargos (Sal, Cabo Verde) com destino ao Porto (Portugal) - partida a 12 de Setembro 2022 (02:10) chegada a 12 de Setembro de 2022(08:30), QS-2089 da Smartwings.

No decorrer do voo, fomos informados pelo comandante que teríamos de aterrar no aeroporto de Valladolid (Espanha) em virtude do mau tempo que se abatia sobre o aeroporto do Porto. Aterramos no aeroporto de Valladolid por volta das 9h30 da manhã. Fomos de seguida informados que teríamos de abandonar o avião com a bagagem de mão e fomos encaminhados para o terminal onde aguardamos e recolhemos a bagagem de porão. Cerca de meia hora mais tarde, vieram recolher-nos de autocarro com destino ao aeroporto do Porto, sem qualquer justificação ou explicação do que se estava a suceder. Chegamos ao destino, Porto Francisco Sá Carneiro (OPO) por volta das 18h30 do mesmo dia.

Relativamente à situação de mau tempo invocada pelo comandante, tal não corresponde de todo à verdade, pois o trajeto do nosso avião foi direto de Cabo Verde para Valladolid, e nunca chegou sequer a sobrevoar território nacional.

Curiosamente, a mesma companhia aérea Smartwings e ao que julgo saber, o mesmo avião, tinha agendado voo desde Valladolid para Praga, no mesmo dia, dia 12, voo esse que foi efetuado.

Consultei também em tempo real o site do aeroporto do Porto e não verifiquei qualquer cancelamento generalizado de voos em consequência de mau tempo.

Contudo, acreditando que as condições não eram favoráveis, nestas situações o mais normal não seria tentar a aproximação ou aterrar num aeroporto mais próximo e aguardar melhores condições de aterragem? Situação já experienciada noutros voos.

O embarque foi alvo de reclamações desde do inicio por todos os passageiros, quando embarcamos posso afirmar que o ar do avião estava muito abafado e quente, perguntei se não existia a possibilidade de ligarem o AC, pelo que me responderam que só após iniciar o voo, acredito que tivemos mais de 30min a mais de 30ºC dentro do avião. No início da viagem foi nos oferecida uma sandes mista e uma bebida, algo que no voo de ida para Cabo Verde era pago. Achei curioso, até porque o voo era noturno e tivemos cerca de mais de 1 hora com as luzes do avião ligadas, o que me impossibilitou de dormir na viagem durante este período.

Gostava também de salientar que as condições da viagem de autocarro estiveram longe do aceitável, fizemos uma primeira paragem numa estação de serviço ainda em Espanha para almoçar. A estação de serviço não apresentava as condições necessárias para realizar o almoço, ainda para mais porque estavam em viagem crianças e pessoas idosas, mas o mais relevante foi o facto de colocarem os sacos de comida que trouxeram do avião no chão a frente do autocarro.

Não nos informaram de quanto em quanto tempo seriam as paragens e em que locais.

A tripulação viajou num dos autocarros, ficando o avião no aeroporto de Valladolid.

Durante a viagem de autocarro foi efectuada uma compra na estação de serviço para que não estivessemos o dia todo sem qualquer refeição. O transporte do aeroporto do Porto para casa teve um custo de 35,00€.

No meu entendimento, sem melhores explicações até à data, revela má-fé da companhia aérea e um claro incumprimento contratual.

A factualidade acima descrita configura, no mínimo, uma situação suscetível de indemnização por voo com atraso superior a 4 horas.
Smartwings - QS2089 - voo desviado com atraso superior a 4h, mais um dia de trabalho.
Data de ocorrência: 16 de setembro 2022
24 de outubro 2022
Mantenho toda a queixa inicial.
lucia coelho
lucia coelho avaliou a marca
14 de janeiro 2023

Péssima