53.6

SMAS de Tomar - Faturação excessiva, por incorreta aplicação dos escalões

Luís Pedro da Mata
Luís Mata apresentou a reclamação
28 de novembro 2016

Assunto: Consumo. Água. Facturação.
Objecto: Facturação excessiva, por incorrecta aplicação dos escalões ao consumo efectuado pelo utente, ultrapassando o consumo habitual mensal deste inicio do contrato.

1. Em síntese, resulta os seguintes elementos que passo a apresentar:

a. Como reclamante sou titular de um contrato de fornecimento de água ao qual sou proprietário;

b. Por vários motivos, o contador ali instalado não foi lido entre 08 de Julho e 08 de Novembro de 2016, datas em que o utente também não comunicou a respectiva leitura à entidade gestora por até a data ter confiado sempre nos vossos acertos finais que me tem sido comunicados e facturados;
c. De acordo com a leitura comunicada o volume de água consumido no período em questão de leitura era de 105 m⊃3;;
d. Tendo sido tratado como se respeitasse a um só mês, a totalidade do referido consumo viria a ser facturada de acordo com vários escalões chegando até ao 4.º escalão (>= 25 m⊃3; em 30 dias), no valor unitário de 3,32 € por m⊃3;;
e. Este procedimento implicou um agravamento do montante pago ao Município, que, acaso tivesse repartido aquele volume de água pelo número de meses sem leitura, teria facturado a totalidade do consumo de acordo com o escalão (1.º ou 2.º) que tem vindo a ser facturado mensalmente, com um valor unitário por m⊃3; bem mais baixo do que foi aplicado.

2. Posto isto mesmo assim coloco as minhas dúvidas em relação a contagem marcada pelo respectivo contador dado aos anos em que foi instalado (a mais de 10 anos) e nunca até a data foi verificado e substituído pelos vossos serviços, dado que esse pode muito bem apresentar algum desgaste e falha na contagem. O qual só agora foi detectada essa falha visto o meu consumo mensal nunca ter sofrido valores de consumo tão exorbitantes. Inclusive realizei um teste durante um dia para ver se detectava alguma falha na minha habitação nomeadamente alguma fuga tendo constatado que não, o que leva a crer que possivelmente a falha resultava do contador.

3. Solicito com isto suspensão do débito da factura  até uma apreciação, rectificação e correcção nos montantes debitados na mesma. Bem como a substituição de um novo contador uma vez que este já tem mais de 10 anos e pode muito bem não estar a proceder a uma contagem correcta.

4. Saliento ainda de que o meu consumo mensal anda na ordem dos 11m⊃3; e 13m⊃3;, conforme consta tem vindo a ser emitido pelas vossas facturas anteriores mesmo com as devidas rectificações e deparo que nesta ultima fatura o gasto dos m⊃3; supera entre as datas compreendidas acima referidas acusando em excesso cerca de 105m⊃3; o que é impossível e não pode ter sido de origem no consumo domestico mas sim uma possível falha no registo contador o qual no meu entender não me devem ser imputados.

5. Estarei ao dispor para qualquer esclarecimento adicional, aguardando também uma confirmação da recepção da minha reclamação.
Atenciosamente,

Data de ocorrência: 28 de novembro 2016
15 de janeiro 2018
Resposta enviada ao cliente via ofício nº 2515 de 04.12.2016, em anexo.
Esta resposta tem um anexo privado
Luís Mata
15 de janeiro 2018
Pois abrigaram a proceder ao pagamento da factura em causa com ameaça de vir a suspender o fornecimento de agua para a minha habitação, isto só mesmo no nosso país é que acontece.
Efectuei o respectivo pagamento no entanto continuo a discordar com a conclusão do processo, tendo eles procedido a substituição do contador de agua por um novo e nunca mais até a data voltou tal a acontecer, logo deduzo de que a falha estava sim no contador. Posto isto a SMAS de Tomar deveria de proceder a amortização do valor pago em excesso.