Smile.Up Marca Recomendada
Smile Up, S.A.
  • A Smile.up Clínicas Dentárias tem como principal objectivo sensibilizar a população portuguesa para a necessidade da manutenção de uma boa saúde oral, promovendo a prática de hábitos para uma vida saudável.
    Apresentamos uma oferta direccionada para todas as idades, com planos de tratamento adaptados a cada membro da família. Temos facilidades de pagamento, clínicas em todo o país e horário alargado em todas as nossas clínicas.

• 220448110
  • Avenida Sidónio Pais, nº379, 2º Piso
    4100-468 Porto
  • info@smileup.pt

Smile.Up - Retirada de aparelho indevidamente

ana claudia nunes
ana nunes apresentou a reclamação
15 de novembro 2023
Chamo-me Cláudia e sou mãe da menor Stella Barbosa. Gostaria, por meio desta, externar meu mais descontentamento, falta de respeito e sobretudo falta de conduta/profissionalismo no que diz respeito a retirada de aparelho ortodôntico de uma menor sem a presença/autorização do pai/mãe ou responsável legal.
Vamos aos fatos: Stella chegou do Brasil cá em Portugal com aparelho e precisava fazer manutenção. Em meados de 2021 procurei a clínica dentária Smile Up de Vila Franca de Xira em busca de um profissional para que pudesse dar seguimento ao tratamento iniciado no Brasil, o que de pronto fui atendida pela Dra Mariana (não sei o sobrenome).
O tratamento foi começado, sem qualquer anormalidade. Até que dias antes do 15/09/2023 (não lembro a data da chamada), fui contactada pela clínica a informar que no dia 15/09/2023, a Dra Mariana iria atender Stella para a manutenção mensal e a referida Dra avaliaria a possibilidade da retirada dos mesmos para então passar para a segunda fase (retirada dos aparelhos - inferior/superior e colocação do aparelho de contenção).
Mas não foi isso que ocorreu, a Dra Mariana na consulta do dia 15/09/2023, que diga-se por ora, seria apenas para a manutenção mensal, procedeu à retirada do aparelho da menor sem a presença ou o consentimento por escrito do responsável legal pela criança e sem sequer, conversar com os mesmo para explicar o final do dito tratamento, que visivelmente (por meio das fotos que vos envio) estava longe de ser concluído.
Acredito que por ser menor e por forma, essa retirada teria que ser de comum acordo e com autorização do responsável legal.
Procuramos opinião de outros médicos dentistas e todos foram unânimes em afirmar que ainda não seria hora de retirar os aparelhos (inferior/superior). Procurei a clínica Smile Up para conversar e fui atendida pelo gestor Pedro, que se mostrou pronto a ajudar-me a resolver a situação. Após longas e desgastantes conversas e, inclusive, uma avaliação de uma outra médica (sara), fui informada de que a Dra Sara não estava mais em atendimento na unidade da clínica Smile Up em Vila Franca de Xira e que teríamos que nos deslocar à uma outra unidade da clínica Smile Up e fazer uma nova avaliação para saber quem suportará os custos da colocação dos aparelhos (inferior e superior).
Bem, é visível que o tratamento não foi concluído como deveria, foi retirado os aparelhos indevidamente e agora eu terei que arcar com os custos dos aparelhos, bem como, os custos de deslocação?
Onde estamos???? o que se passa????
Isso é uma agressão aos meus direitos e aos da minha filha menor. Eu não estou pedindo um favor, eu paguei pelos aparelhos, eu paguei pelo tratamento e ainda vou ter que arcar pelos erros dos ditos profissionais qualificados?
Tive que pagar pela retirada dos aparelhos e não querem me reembolsar????
Data de ocorrência: 15 de setembro 2023
Exma Senhora,

Informamos que estamos já a tratar a sua reclamação através dos meios internos para o efeito. Todo o processo será devidamente abordado e será contactada formalmente pelos nossos serviços.
15 de novembro 2023

Fico no aguardo de um retorno o mais breve possível. Salientando para o facto de que o ocorrido se deu em 15/09/2023 e não percamos o tratamento de tanto tempo.
Obrigada
Ex.ma Senhora,

uma vez que efetuou reclamação no Livro de reclamações eletrónico damos este processo ( neste Portal) como encerrado.
Receberá a sua resposta através do LRE.
27 de novembro 2023
O pedido foi reaberto, pois espero solução para o caso por aqui. Acrescento ao que foi descrito na reclamação anterior que a solução a mim dada foi a de uma consulta para avaliação e suposto atendimento na unidade smile up do Lumiar. Entendo que foi a melhor solução que a clínica pode oferecer mas, que para mim moradora de vila franca de xira, não, pois além do tempo e dinheiro para o trajeto temos (eu e minha filha) que nos afastar de nossas atividades escola/trabalho para o atendimento.
Vamos aos factos: dia 20/11 minha filha menor foi submetida a uma avaliação para a recolocação dos aparelhos na unidade Lumiar pela Dra Helena, diante a avaliação fui informada de que o tratamento efetuado pela Dra Mariana na unidade Vila franca de xira, não teria sido o mais correto para a resolução do problema da aracada dentária dela e que teria que ser colocado um "parafuso" na gengiva, colocar os aparelhos e recomeçar o tratamento do zero (com os fios finos) para que no período de uns 6 meses +/-, colocar elásticos entre os aparelhos superior e inferior e liga-los a este dito "parafuso".
Não nego de que ouve uma melhoria significante na arcada dentária da Stella, mas o tratamento não era o adequado, questiono que solução será dada para todo esse tempo perdido e dinheiro gasto? Saliento que a retirada incorreta do aparelho se deu a 15/09 e hoje já são 27/11 e ainda não vejo desfecho desse assunto.
Além de pagar pela retirada incorreta do aparelho ( o que espero o reembolso do valor pago), vou ter que pagar também pela colocação desse dito "parafuso"?
Aguardo um breve retorno
28 de novembro 2023
Não consigo perceber por que concluem uma reclamação não resolvida.
Alerto para o facto de que 8 dias já se passaram da dita avaliação ortodôntica e nenhum contacto foi-me feito. Saliento que desde o dia 15/09 tento resolver esse tema da melhor forma possível.

Aguardo retorno em breve
15 de dezembro 2023
Ex.ma Senhora,

sabemos que já tem consulta agendada e como tal esperamos que dê como resolvida a reclamação no Portal da Queixa.
ana claudia nunes
ana nunes avaliou a marca
22 de novembro 2023

Reclamação supostamente resolvida em de acordo com a conveniência da empresa. Aguardo resolução no livro de reclamações.