Solzaima, S.A.

apoio.cliente@solzaima.pt

Solzaima respondeu à reclamação de Carlos Lopes

Solzaima - Pagamento de deslocação

Exmo. Sr. Carlos Lopes,
No âmbito do pedido de serviço PSR-1712-020, foram desenvolvidas duas acções distintas:
1. Verificamos o problema da placa - não emitia som de alarme - buzzer com anomalia.
Na presente situação e atendendo que o equipamento se encontrava dentro de garantia e mesmo havendo a possibilidade de a causa para o problema informado não estar directamente associada à qualidade do componente, mas sim, a problemas de tensão (como de resto foi verificado no pedido de serviço PSR-1702-163), optou-se por desenolver a mesma sem custos.

2. Erro A05
Na presente situação foi verificada a Chaminé obstruida. O presente facto é da responsabilidade do utilizador e pelo qual exclui-se das condições de garantia. Devido a este ponto foi solicitado o pagamento da respectiva deslocação.

Solzaima respondeu à reclamação de Sónia Silva
Nova resposta
Solzaima - Correcção de instalação de sistema de exaustão de fumos de chaminé de salamandra a péletes

Exma. Sr.ª Sónia Silva,
Tal como, já respondido distintas vezes por e-mail e telefone, o problema reportado tem como causa uma instalação não conforme com o manual de instruções e respectiva legislação em vigor.
No caso, o problema deve ser resolvido junto da entidade pela qual desenvolveu a aquisição do serviço de fornecimento e instalação do equipamento.
Igualmente e como referência explicitar que a Solzaima não dispõe de instaladores certificados. A sua rede de clientes tem por base um conjunto de distribuidores que desenvolvem a distribuição e comercialização dos produtos por nós produzidos.
Caso pretenda obter novo contacto de um instalador da sua área de residência poderá contactar qualquer um dos nossos distribuidores.
Tecnicamente e sempre que disponha de um problema relacionado com o seu equipamento, dentro da óptica de actuação do serviço pós venda Solzaima queira o favor de enviar a sua solicitação para apoio.cliente@solzaima.pt

Solzaima respondeu à reclamação de Julio Lourenco

Solzaima - Recuperador de calor

Exmo. Sr. Julio Jorge,
Queira o favor de enviar a sua exposição com fotografias anexas para o nosso e-mail apoio.cliente@solzaima.pt
Pelas informações facultadas não dispomos de qualquer reclamação,
Na mesma, queira o favor de informar:
- Modelo;
- Marca;
- nº de série;
- Dados da instalação (morada);
- Dados para agendamento;
- Factura do equipamento em questão.

Solzaima respondeu à reclamação de Albertino Santos

Solzaima - Falta de factura/recibo e relatório da avaria

Exmo. Sr. Albertino Santos,
Como de resto é do seu conhecimento já respondemos via e-mail.

Para conhecimento colocamos respectivamente a referida resposta:
Questão Factura:
Exmo. Sr. Albertino Santos,

Na sequência das suas exposições as quais mereceram a nossa melhor atenção vimos pelo presente:

1. Enviar por e-mail 2ª via da factura de serviço. A original seguirá por correio ordinário junto com o recibo;

2. Pedir as nossas desculpas pela ausência da capacidade de resposta na emissão do documento solicitado. De facto, e atendendo a um erro no nosso sistema de gestão de pedidos de serviço, que teve o seu inicio no passado mês de Dezembro de 2018 e obteve conclusão apenas no passado dia 05-02-2019. Tendo a sua intervenção sido disponibilizada foi possível a respectiva emissão da factura.
Assim que possível faremos a resposta ao seu e-mail
Se necessitar de qualquer esclarecimento adicional queira o favor de informar,

Desde já gratos pela sua atenção,

Questão Técnica:

Respondendo às suas questões:

1. Pela análise efectuada a potencial causa para a avaria reportada poderá estar relacionada com uma sobre intensidade tipo curto circuito causado por um fenómeno externo à placa, pelo que, não trata um defeito de fabrico do equipamento, ou da placa electrónica, ou, de qualquer componente.

Como exemplo, a chaminé que serve o equipamento é um elemento externo que pode agir como Captor. A mesma deveria estar aterrada ao potencial terra (a exemplo do que é exigível na instalação de equipamentos do tipo fotovoltaico, PRM de gás, entre outros), tal como, de resto as boas práticas assim o recomendam, sobretudo atendendo ao nível cerâunico elevado da zona onde o mesmo se encontra instalado;

Por outro lado e no sentido despistar qualquer potencial problema ao nível do equipamento foram:
1. Testados todos os componentes de forma individual;
2. Revista toda a cablagem do equipamento, com desconecção, medição de continuidades e reconexão;
3. Revistas as conexões disponíveis ao equipamento;
4. Efectuadas medições eléctricas e electrónicas à instalação;
5. Substituição dos componentes danificados;
6. Teste de queima e funcionamento do equipamento em análise.

2. O equipamento é provido de um filtro de entrada com fusível, bem como, um varistor de protecção. Ambos funcionam como protecção contra sobreintensidades. Não obstante, os mesmos, por vezes, e dado à intensidade do fornecimento não são suficiente para suster o referido fenómeno (dizer a extensão dos mesmos), sobretudo, por exemplo, se o mesmo for desenvolvido por um fenómeno externo do tipo descarga atmosférica. No caso e pelo que foi explicito pelo técnico, pois não tivemos acesso às peças (se quiser enviar as mesmas poderei analisa-las novamente e emitir novo parecer), o incidente danificou igualmente o filtro de entrada L1 e respectivo circuito de tensão reduzida, com especial incidência para o conta rotações do extractor (o sensor Hall) - componente em contacto directo com o extractor e chaminé.

O técnico e como diz na sua análise apesar de monitorizar o consumo dos componentes não verificou à priori o sensor hall (tensão reduzida) tendo quase implicado a ruptura electrica de outra placa electrónica (preventivamente não colocou a mesma). Efectivamente, há data não são fornecidos os sensores em questão de forma individualizada sendo, para tal, necessário a substituição integral do extractor (embora electricamente se encontrasse a funcionar).
3. Como qualquer fusível, a sua função é proteger o equipamento e rede contra fenómenos de sobre-intensidade. No caso, o mesmo está tarado para o consumo máximo do equipamento em pico, sendo que os mesmos são de atraso ao corte. Qualquer consumo superior ao reportado é interrompido pelo romper do elemento metálico dimensionado para o efeito. O fusível e pelo que foi explicito entrou em ruptura evitando o prolongamento do dano;

4. Pelos elementos que disponho não estou certo, nem posso afirmar, que o problema seja devido, ou, tenho como causa um problema de fornecimento. Nestas situações, leia-se análogas, o que temos efectuado é um relatório técnico para apresentação ao seguro. Se assim pretender e dentro dos pontos técnicos descritos no decorrer do presente email, poderei, à semelhança do reportado elaborar dito relatório para apresentação ao seguro. Caso se aplique por favor informar;

5. Com relação aos pontos descriminados como estranhos, apenas fazer referência que o envio do pedido de serviço foi acompanhado de o envio de fotografias, ao qual, respondemos: "Sim à partida, atendendo que afectou o filtro de harmónicos, o relé de entrada e o varistor, deverá tratar um problema externo ao equipamento, do tipo defeito de sobreintensidade, ou, tensão.

Obrigado,"
Isto é, e para conhecimento prévio e após despiste, caso aplicável, é sempre comunicado ao cliente as condições de serviço. Embora, tenhamos sempre as condições de garantia bem explicitas no nosso manual de instruções, bem como, no nosso site e tabela de venda, está estabelecido em instrução de trabalho que nas distintas comunicações deve ser previsto o alerta ao cliente. Este alerta é efectuado sempre em modo preventivo e hipotético não determinando um fim em si mesmo. A análise do técnico na casa do cliente é sim conclusiva.

Com relação, ao contexto que enquadra, bem como, face aos pontos que inúmera como factos o que lhe podemos transmitir é que mantendo todo o respeito pelos mesmos, enquanto técnicos do equipamento em questão, pelos distintos testes e medições desenvolvidas, e pela análise dos componentes danificados, a causa para avaria não se enquadra como um defeito de fabrico pois presume-se como inexistente à data de colocação do bem em circulação, bem como, fora do controlo do produtor.

Por fim e com relação à nossa postura (não percebendo em concreto o que pretende sublinhar, mas, que terei todo o gosto em analisar e à semelhança do e-mail anterior existindo uma falta do nosso trabalho assumir a mesma, tentado, de alguma forma, corrigir a mesma), tentamos diariamente dar a melhor resposta possível aos problemas que nos são apresentados, sejam da nossa responsabilidade, ou, de outrem. A Solzaima que existe à 40 anos e que emprega à data mais de 200 trabalhadores tem certamente ainda muito que melhorar e optimizar na busca do produto e muito mais do serviço desejado pelo cliente, no entanto, para nós uma coisa é clara e transparente, existindo um problema comprovadamente da nossa responsabilidade respondemos em conformidade assumindo o ónus da mesma.

Sem outro assunto,
Obrigado pela atenção
Melhores Cumprimentos,

Solzaima respondeu à reclamação de RUI MONTEIRO

Solzaima - Queimador danificado após pouca utilização

Exmo. Sr. Rui Monteiro
Antes de mais por favor e sempre que disponha de uma questão remeta igualmente para apoio.cliente@solzaima.pt para que possamos ser mais céleres na resposta.

Com relação à questão que coloca, sobre os queimadores é importante explicitar:
1. como de resto está explicito no nosso manual de instruções e condições de garantia o queimador não se encontra ao abrigo da garantia;
2. as razões para tal condição centram-se no facto do produtor não controlar nem mensurar uma série de variáveis que influem no tempo médio de vida deste ou qualquer outro componente em contacto directo com o fogo, mais especificamente, Temperatura de queima, temperatura e humidade de ar ambiente, método de limpeza utilizado, tipo de pellet PCI e análise elementar do mesmo, entre outros, sendo desta forma considerada uma peça de desgaste;
3. Caso disponha de fotos que nos possa remeter teremos a posibilidade de ponderar quais os elementos químicos, ou, outra variável que esteja manifestamente a causar o problema.
Por norma, denota-se:
3.1 Tonalidade esverdeada na superficie do mesmo - este facto indicia presença de enxofre e cloro nas cinzas em quantidades consideráveis, ou, tempo elevado de contacto com estes compostos. Por norma a presença destes compostos está associado a pellets, ou, combustíveis mais herbáceos, ou presença excessiva de casca (no limite presença perto do mar - zona de entrada de ar);
3.2 A ruptura do queimador é denotada em diversos pontos, sendo que, em alguns e não em todos a fractura é tendencialmente associada aos fenómenos de contracção após solidificação das cinzas, sobretudo do composto sílica - este facto está associado sobretudo à propriedade física da fusibilidade das cinzas.

Posto isto, não podemos enviar ou trocar qualquer destas peças em garantia, no entanto caso pretenda podemos enviar as mesmas para a sua morada, bem como, deslocar um técnico para que presencialmente possa verificar qual a fonte para o problema em descrição. confirmando-se o problema e respectiva causa serão apresentados custos com base na tabela de preços da assistência técnica.

Disponível para esclarecimentos adicionais,
Sem outro assunto,