Sociedad de Prevision Bancaria Iberica Correduria de Seguros y Reaseguros SA

SPB Ibérica - Reparação iphone 14 pro max

Utilizador apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2024 (editada a 12 de fevereiro 2024)

No passado dia 22.01.2024, procedi á declaração de sinistro á referida entidade SPB, online, em que por minha escolha fui entregar o equipamento supra referido a FNAC COLOMBO., no dia 29.01.2024.
Inicialmente fui contactada por parte da entidade seguradora porque não compreendiam o descritivo da declaração de sinistro, no qual reitero o que foi escrito "Telemóvel caiu no passeio danificando o aro, parte traseira partida e com componentes a vista, parte frontal com derrame - equipamento liga e desliga ou não liga - aquece - entrou em contacto com uma poça de água".
Perante esta descrição, análise do equipamento, fotos anexas e pagamento de franquia, não sei qual é a razão que colocam no estado do processo "equipamento em reparação", sem nunca mais dar feedback do estado do processo a não ser "finalizado".
Hoje, dia 07.02.2024, dirigi-me a FNAC COLOMBO pelas 12h15 e ao receber o equipamento questionei o colaborador o que tinha sido reparado ao que me informou que o equipamento era novo, enviado pela seguradora. Voltei a questionar o porque de não ter vir em caixa e informou que era mesmo assim, além de informar que o meu plafond (da seguradora) estava reduzido a cerca de 600€ e que apenas tinha garantia do respetivo equipamento limitada apple de 1 ano, fazendo provado com o respetivo relatório...
Eu adquiri em Outubro 2023 UM PHONE 14 PRO MAX PURPLE NOVO, NO VALOR DE 1369.99€ e SEGURO DE 28.99€ (pago bimensal) porque aquando a compra dos equipamentos somos instigados a adquirir um seguro tudo em caso de sinistro, ou seja, cobre roubo, danos ou derrame e que nos devolvem em vale, o valor total do equipamento no caso de acontecer alguma das situações e com o valor do equipamento podemos adquirir outro, omitindo, que existe devolução de equipamentos recondicionados, quando o equipamento original é dado como perda total!

No relatório que me foi entregue indica que não existia prazo estimado de reparação, que o mesmo seria substituído em garantia apple e que se confirma as anomalias, presume-me a perda total do equipamento seguro, logo, terá que haver reembolso do mesmo, ou devolução de equipamento igual nas mesmas condições (novo em caixa) e não recondicionado, sendo que se admite a perda de valor comercial, além da garantia limitada, conforme confirmei no site https://checkcoverage.apple.com, através do número de série que consta no relatório supra referido.

Conclusão, Irá continuar a ser cobrado na minha conta bancária bimensalmente 28.99€, valor de seguro referenciado para equipamento NOVO, não recondicionado, além de perder quase 2 anos de garantia dado que o equipamento original tinha garantia até Outubro 2025, sendo que também fui informada que tinha uma garantia limitada a menos de 1 (um) ano, que prescreve em Setembro 2024.

Estou a ser enganada por duas entidades, a SPB Seguros na inspeção do equipamento devolvido/ recondicionado que está avariado, não consigo fazer chamadas e aquece. E, pela FNAC, que vende um produto sem o devido esclarecimento e com omissão de informação ao cliente final - consumidor.
Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2024
9 de fevereiro 2024
Estimada Sra. Ana Vale,

Informamos que a situação exposta está a ser analisada pelo Departamento correspondente.

Tentaremos ser os mais breves possíveis em responder-lhe.

Estimada Sra. Ana Vale,

Agradecemos a sua comunicação. Como foi previamente comunicado na resposta enviada para o seu e-mail, somos a informar que a seguradora agiu em estrita conformidade com as cláusulas da apólice contratada à data da compra do seu equipamento. Garantimos a reposição do equipamento por um modelo equivalente ao original, procedente diretamente da Apple.

Expressamos a nossa confiança de que todas as suas dúvidas foram devidamente esclarecidas e que o processo foi concluído com êxito. No entanto, permanecemos à disposição para qualquer necessidade adicional ou esclarecimento que possa surgir. Não hesite em entrar em contacto connosco, pois estamos empenhados em prestar toda a assistência necessária.

Agradecemos a confiança depositada em nós e reafirmamos o nosso compromisso em proporcionar o melhor serviço possível.

Atenciosamente,
19 de fevereiro 2024

Face ao exposto, e no enquadramento da lei portuguesa, todos os equipamentos novos, substituição ou recondicionados tem a garantia de 2 anos. Nesta senda, o equipamento de substituição enviado tem garantia limitada até Setembro 2024, não enquadra nas qualidade ou características do equipamento antigo, ou seja, o equipamento segurado (original).

Sucede que o equipamento de original foi adquirido em 30/09/2023, o que presume a garantia legal até 30/09/2025, logo estou a ser diretamente lesada num direito ao consumidor.

Outro direito ao que fui privada foi ao direito de escolha sobre a substituição do equipamento ou resolução do contrato.

Aguardo a resolução do contrato com a maior brevidade possível, sendo que o equipamento enviado está ao V/ dispor para levantamento

22 de fevereiro 2024
Estimada Sra. Ana Vale,

Tentaremos ser os mais breves possíveis em responder-lhe.

26 de fevereiro 2024
Estimada Sra. Ana Vale,

Conforme esclarecido no contato previo enviado por e-mail, confirmamos-lhe que o processo de reparação ao abrigo da apólice mantém a garantia original do fabricante, mediante a apresentação da fatura de compra inicial do equipamento.

Em relação a escolha do tipo de indemnização atribuido, copiamos excerto da definição de indemnização da apólice subscrita, conforme consta no ponto nº 1 das Condições Especiais:
- Indemnização: Reparação do Objeto Segurado ou fornecimento de um Equipamento de Substituição, à escolha do Segurador.

Na expectativa de termos logrado esclarecer V. Exa., subscrevemo-nos atenciosamente.

5 de março 2024
Boa tarde

Sem resolução por falta de cumprimento da lei portuguesa que transita diretamente dos diretivas da Comunidade Europeia.
Por lei o consumidor tem o direito de escolha sobre a indemnização alem do direito de informação do processo em tempo real, o qual nao foi cumprido pela entidade seguradora ou como dizem “apenas mediadores de seguros”, sendo que a real entidade seguradora é espanhola e não tem aplicabilidade em terreno nacional, a ausência de livro de reclamações também é outra ilegalidade praticada por estas entidades, sendo que o mesmo é obrigatório no enquadramento legal português tendo em consideração que operam e cobram pagamentos em Portugal
6 de março 2024
Estimada Sra. Ana Vale,

Cumpre-nos esclarecer que a nossa empresa e a companhia seguradora exerce atividade no mercado Português mediante autorização da Dirección General de Seguros y Fondos de Pensiones (Espanha) e da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (Portugal), através do regime de Livre Prestação de Serviços, no contexto da Diretiva 2009/138/CE, de 25 de novembro (Solvência II), e em conformidade com a legislação portuguesa (Condições LPS PT/EN).

Entendemos que a resposta/resolução pode não estar de acordo com as suas expectativas. No entanto, gostaríamos de reiterar que a seguradora tomou uma decisão e atribuiu a correspondente indemnização de acordo com as condições estipuladas na apólice contratada.

SPB Ibérica

Como ficou resolvido? Tenho um processo a decorrer, faz esta semana 30 dias que o telefone lá está e não tenho feedback nenhum. Testou o IP65/IP68?