81.9
Stand Tinocar Comércio de Automóveis Lda
    Chamada para rede móvel nacional
  • Rua do Areal nº 300
    Estrada Nacional 1
    4520-605 São João de Ver
  • americo.coelho@tinocar.pt

Stand Tinocar - Incumprimento de acordo de revisão do carro e cobrança de serviço não previsto

Sandra Silva
Sandra Silva apresentou a reclamação
17 de novembro 2023
Aquando a aquisição da minha viatura ficou acordado que a revisão poderia ser feita no stand da oficina, onde pagaria a mão de obra (30 e poucos euros, palavras do vendedor) e os materiais ficariam ao cargo da oficina.

No dia da revisão, após entrega do carro fui contactada para informar que eram necessários calços e questionaram-me se queria realizar o serviço, ao qual respondi que sim.

No final, o sr mecânico disse-me que o carro estava pronto (tinham passado 40minutos). Estranhei a rapidez e perguntei se tinha trocado os filtros. A resposta do sr foi: Os filtros não estão sujos. Foram trocados o ano passado. Num carro a gasolina não é necessário trocar todos os anos, num carro a diesel, sim.
O sr mecânico(???) trocou o óleo do carro e, não trocou os filtros, conforme consta na fatura.
O sr não cumpriu o programa de manutenção para o meu veículo de acordo com as recomendações da marca (DACIA). A oficina (sr Hélio) afirmou que seguem um programa de manutenção interno, que não têm que seguir as orientações das marcas dos carros.
Sendo tudo isto muito grave, pois está em causa o motor do carro, tiveram a coragem de me cobrar um valor de um serviço não recomendado nas revisões de carros (diagnostico-ver níveis-luzes-check up) de 19,57€.

Depois de vários telefonemas com o sr. Hélio e com o vendedor Sr. Fernando, não me apresentaram soluções, nem me deram razão.

Neste momento, vou levar o meu carro a um mecânico (que sabe o que tem de fazer numa revisão) e, vou ter o dobro das despesas que uma revisão normal acarreta.

O acordo de oferta de materiais na revisão é uma farsa, os trabalhadores das oficinas não são profissionais de mecânica automóvel e, cobram valores de serviços não recomendados nas revisões.
Data de ocorrência: 17 de novembro 2023
Stand Tinocar
4 de dezembro 2023
Em resposta à reclamação da nossa cliente, vimos esclarecer o seguinte:

O Stand Tinocar acordou com a cliente a oferta da revisão da viatura, excluindo mão de obra, ou seja, oferta de óleo e filtros. Esse valor foi debitado ao cliente, bem como o valor do diagnóstico que abrange a sua programação se for o caso, ao material de limpeza, ás taxas de óleo e de filtros que temos de pagar, assim como o colocar alguns valores ao nível correto, como liquido dos travões, agua dos limpa vidros, anticongelante etc....

Foi durante esse diagnóstico que detetamos que as pastilhas de travão estavam perto do fim, e avisamos o cliente que optou pela substituição. O tempo que foi necessário para o serviço foi o normal.

Quanto à mudança do filtro do óleo o mesmo de facto não foi substituido. Pelo que a marca recomenda tal devia ter sido feito, mas no entendimento do nosso mecánico não havia necessidade pois tinha sido substituido muito pouco tempo antes e feito poucos kms. Foi uma falha que assumimos.

Tentamos que a cliente passasse nas nossas instalações, e estavamos dispostos a subsituir o filtro, mas esta nem nos deu tempo de explicar ou resolver, optando por de imediato preencher a reclamação, e não querer qualquer outro tipo de resolução ou esclarecimento.

Os filtros que substituímos mencionamos sempre na fatura, mesmo não sendo cobrados; se existisse qualquer má fé de nossa parte podiamos ter dito que tinha sido subsituido sem o ser. Fomos transparentes e claros ao afirmar que o não tinha sido. Por vezes também temos erros, e aqui de facto a cliente tinha razão mas não nos deixou remediar o erro.
Sandra Silva
4 de dezembro 2023
Infelizmente agora é o diz que disse. Eu digo uma coisa, vocês dizem outra. Como não existem mensagens, foram sempre telefonemas, não tenho como provar. Aprendo com isto que, irei gravar as chamadas sempre que tiver a fazer uma reclamação.
Isto porque, em nenhum momento mostraram vontade em resolver, nem assumiram a existência de erro. Defenderam-se dizendo que seguiam um plano de manutenção inerna e que segundo essas orientações, não precisavam de trocar o filtro.
Continuo a dizer que cobraram um valor de 19,57€ por um diagnóstico de ver luzes-check up sem haver comunicação prévia, tal como o fizeram com os calços, deviam me questionar. O acordado era fazerem a manutenção aos filtros e óleo, por 30 e poucos euros de mão de obra.

Tive uma despesa de quase 100eur neste stand e outra de 80eur noutro local por vocês não terem cumprido o estabelecido que era apenas fazerem a revisão de óleo e filtros.

É lamentável a vossa postura, desde o início e agora com esta resposta manipulada e com mentiras.

Eu podia ter ficado vossa cliente mesmo após o fim do contrato da revisão, mas quebraram a minha confiança. Acham que ganham dinheiro a não trocarem o filtro e a cobrarm serviços não estabelecidos? Enganam-se. . Ficaram com o meu dinheiro uma única vez, e espero que esta reclamação sirva para alertar outros a não cairem no mesmo erro.