56.0

Staples - Retenção indevida de dinheiro do cliente

Guilherme Santos
Guilherme Santos apresentou a reclamação
29 de janeiro 2017

É com tristeza que após várias tentativas telefónicas para a resolução do problema em baixo relatado, venho manifestar a minha insatisfação apresentando uma reclamação, para que me seja devolvido o valor correspondente à encomenda que cancelei por verificar não ser possível a entrega do produto em conformidade, na morada de entrega.

FACTOS:
- No dia 12-jan-2017, quinta-feira às 10:29, efetuei no site www.staples.pt a encomenda de uma unidade do produto: Armário com Portas de Persiana 120x198x43 Alumínio/Faia (Produto # WW-715897);
- O pagamento foi realizado no momento da encomenda através do método de pagamento Visa/ MasterCard;
- No dia 13-Jan-2017, sexta-feira às 10:02h, recebi o SMS da Staples PT: "Estimado Cliente, a sua encomenda com o numero 1000057798 acabou de ser preparada e sera entregue no proximo dia util. Obrigado pela sua preferencia. Staples";
- No dia 16-Jan-2017, o dia útil seguinte ao SMS anterior, nenhuma encomenda da Staples foi entregue, ainda que tenha ficado uma pessoa em espera durante todo o dia na morada de receção;
- No dia 17-Jan-2017 contactei telefonicamente a StaplesPT, através do 707 200 656, a relatar a falta da entrega. Primeiro fui informado pelo colaborador da StaplesPT que a transportadora GLS tinha assinalado que a informação da morada era insuficiente, tendo depois sido confirmado que a morada estava completa e eu confirmado que a referida transportadora já tinha efetuado anteriormente várias entregas naquela morada. Posteriormente o colaborador da StaplesPT informou-me que afinal a transportadora tinha detetado que o produto para entrega estava danificado, e por isso não a tinha feito. Finalmente o colaborador da StaplesPT informou-me que um novo produto idêntico iria ser preparado para entrega, e que eu iria ser contactado pela StaplesPT sobre a nova entrega, o que entretanto nunca chegou a acontecer;
- No dia 18-jan-2017, às 09:31, recebi uma SMS da GLSPortugal: "A sua encomenda com o nr. 20686098374 da Staples esta hoje em distribuicao pela GLS Portugal. Obrigado";
- No dia 18-jan-2017, no período da tarde, recebi uma chamada do colaborador de entrega /motorista da GLS, a solicitar referências sobre a morada de entrega e a solicitar que me deslocasse à rua junto do seu veículo de transporte. Já junto ao veículo de transporte e antes da descarga: Em primeiro, fui informado pelo colaborador /motorista da GLS que o produto apenas seria descarregado e entregue na rua, à porta do edifício, sendo que a morada de entrega era no 2º andar na minha residência, e eu nunca fui previamente informado desta limitação, nomeadamente durante a encomenda e quando solicitei informações prévias na Vossa loja física. Seguidamente, ao inspecionar o produto antes da descarga, verifiquei que o produto estava danificado com um risco vincado na sua estrutura. Assim, recusei a entrega do produto previamente encomendado e pago;
- No dia 18-jan-2017, à seguir à tentativa de entrega do produto danificado pela GLS, contactei telefonicamente a StaplesPT, através do 707 200 656, a relatar o sucedido durante a tentativa de entrega, e solicitei o cancelamento da encomenda, considerando os dois relatos de produto danificado para entrega e que, ao contrário do anunciado, o produto não poderia ser entregue em conformidade na morada de entrega. O colaborador da StaplesPT informou-me que não conhecia as limitações da empresa transportadora GLS, que a encomenda ficava cancelada, e após ter verificado com o departamento financeiro, que a StaplesPT possuía todos os dados para proceder à devolução do valor pago, ainda naquela mesma semana, o que não aconteceu;
- No dia 23-jan-2017, semana seguinte à devolução prometida do valor pago, contactei telefonicamente a StaplesPT, através do 707 200 656, a questionar sobre a causa de o meu dinheiro não ter sido ainda devolvido, tendo como resposta do colaborador da StaplesPT que o produto ainda não tinha sido devolvido pela transportadora, e que só após a devolução do produto, o departamento financeiro poderia proceder à devolução do dinheiro. De qualquer forma, o colaborador informou-me que tinha indicações de que o produto seria devolvido pela transportadora ainda naquele dia e que de imediato seria processada a devolução do meu dinheiro, o que não aconteceu;
- No dia 27-jan-2017, contactei telefonicamente a StaplesPT, através do 707 200 656, a questionar, mais uma vez, sobre a causa de o meu dinheiro não ter sido ainda devolvido. Fui informado pelo colaborador da StaplesPT que não tinha indicações adicionais sobre a devolução do produto danificado pela transportadora GLS, que aparentemente não tinha sido devolvido a 23-jan-2017, mas que iria dar nota para que a devolução ocorresse ainda no mesmo dia, o que também não aconteceu.

Data de ocorrência: 29 de janeiro 2017
Staples
1 de fevereiro 2017
Estimado Cliente Sr. Guilherme Santos,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, permita-nos, desde já, apresentar as nossas desculpas pela situação descrita.

Asseguramos que todos os Colaboradores Staples são continuamente preparados com acções de formação e informação, para que a qualidade dos nossos serviços e as condições em que estes são prestados, sejam dos principais motivos de opção pela nossa insígnia, pelo que lamentamos igualmente todo o desagrado originado pelo atendimento prestado.

Justificamos que, de facto, pelos motivos já descritos, não tendo sido possível satisfazer a encomenda realizada, após solicitação por parte do Sr. Guilherme Santos para cancelamento da mesma e devolução do valor pago, de imediato iniciámos o processo de devolução e encaminhámos os seus dados ao nosso Departamento Financeiro para a restituição do montante.

No entanto, tendo sido necessário aguardar pela devolução do artigo encomendado por parte da transportadora, tal situação originou uma demora no decorrer deste processo, que provocou um atraso na finalização da devolução, a qual, tal como já transmitido pelo Contact Center da Staples, contamos que seja finalizada muito em breve, tendo a reposição sido já realizada em conformidade, sendo expectável que o valor esteja disponível no cartão até ao dia de amanhã, 02 de Fevereiro.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, reiteramos as nossas desculpas por todo o transtorno causado, na garantia de que se tratou de uma situação pontual e que não pode reflectir, de todo, a imagem de defendemos e procuramos diariamente transmitir aos nossos Clientes. Conscientes do desagrado causado ao Sr. Guilherme Santos pelo sucedido, informamos terem sido já tomadas as medidas necessárias para que uma situação do mesmo teor não se repita.

Na expectativa da sua total compreensão, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Staples Portugal S.A.
Customer Service