57.5

Staples - Smartphone reparado que não funciona

Ricardo Silva
Ricardo Silva apresentou a reclamação
11 de janeiro 2016

No dia 14.12.2015, desloquei-me à loja Staples de Guimarães para verificarem um problema no meu telemóvel visto o mesmo estar constantemente a avisar sobreaquecimento, reiniciar sem aviso e o GPS não trabalhar. Uma vez que se encontra na garantia (comprado no dia 07-07-2014) foi-me feita uma guia de reparação com o n.º 13-2015121402 e fui informado que o aparelho iria ser enviado para o colaborador para reparação e que me iria ser enviada uma mensagem quando o telemóvel ficasse pronto para ser novamente recolhido por mim.
No dia 07.01.2016 recebi a dita mensagem e desloquei-me à Staples Guimarães onde fui recebido por um vosso funcionário que me informou que trocaram a mainboard e placa gps do aparelho e ainda fizeram uma actualização do firmware (ou seja, foi-me dada razão nas queixas que tinha).
Mal o recebi o telemóvel percebi que ele não ligava mas presumi que fosse por falta de bateria pelo que o trouxe para casa e qual não é o meu espanto que quando o ponho a carregar este não liga, não dá sinal de bateria, ou qualquer outro sinal de funcionamento. Contactei de imediato com a Staples Guimarães a informar do acontecido e disseram-me que deveriam ter experimentado o telemóvel antes de mo entregar e que deveria deslocar-me novamente àquele estabelecimento a fim de o entregar novamente.
Desloquei-me assim no final da tarde do dia 08-01-2016 à vossa loja onde fui recebido por um vosso funcionário que verificou que realmente o telemóvel nem sequer ligava/arrancava, e me disse ainda que, realmente aquando da recepção do aparelho após conserto o telemóvel custava a arrancar mas que como após várias tentativas conseguiram pô-lo a trabalhar, mo entregaram na mesma, naquilo que para mim é um incompreensível detrimento do cliente em função da marca, tanto mais que tanto quanto julgo as expensas do conserto nem são da responsabilidade da Staples.
Foi assim novamente recolhido por vós o equipamento e sido efectuada nova ficha de reparação com o n. 13-2016010802 (2ª reparação, quando nem a primeira me fizeram???).
No dia 09-01-2016 no inicio da tarde recebi uma chamada de um funcionário vosso a informar que afinal o aparelho já funcionava, pois tinham deixado o telemóvel a carregar durante a noite, e este já trabalhava, que afinal, seria a bateria que teria "zerado"???, e que sendo assim, precisava de mais tempo para iniciar (ao que parece, uma noite inteira???) mas que agora já se encontrava em perfeitas condições para ser recolhido pois foi testado e funcionava perfeitamente. Por motivos profissionais não me pude deslocar nesse dia (09-01-2016) à loja de Guimarães pelo que só a 10-01-2016, cerca das 18 horas, fui ao vosso estabelecimento onde após mostrar a ficha de reparação foram buscar o meu telemóvel. Desta vez tentaram ligar o aparelho à minha frente e adivinhem...o mesmo não trabalhava!!! Após várias tentativas à minha frente sem sucesso um vosso funcionário deslocou-se para junto da banca da assistência técnica para tentar liga-lo com carregador tendo para minha incredibilidade, após alguns minutos voltado, e me informado que o aparelho não ligava pelo que teria que ser enviado para reparação como estava inicialmente previsto.
Ou seja, da primeira vez entregaram-me um telemóvel reparado que não funcionava, pediram-me que o retornasse à loja para nova reparação e voltaram a convocar-me para levantar um aparelho que, para além de continuar a não trabalhar e estar fácil de ver veio com mais problema do que os que tinha inicialmente (não dá sinal de ligar à corrente, não dá sinal de bateria, não inicia…), tentaram ainda assim pô-lo em funcionamento e entregar-mo.
Estou sem telemóvel à 28 dias e sem previsão de entrega.
A minha residência é a cerca de 25 km da vossa loja, para entregar e recolher o meu telemóvel deveria ter feito cerca de 100 km (2 viagens) e já vou 200 km (4 viagens) e ainda não terminou pois tenho pelo menos mais uma viagem pela frente com combustível pago do meu bolso, que gostaria de saber quem vai ressarcir?
Staples nunca mais!!!

Data de ocorrência: 11 de janeiro 2016
Staples
15 de janeiro 2016
Estimado Cliente Sr. Agostinho Silva,

É com grande respeito que acusamos a recepção da sua reclamação, cujo teor mereceu toda a nossa atenção.

No seguimento da mesma, asseguramos que todos os Colaboradores Staples são continuamente preparados com acções de formação e informação, para que a qualidade dos nossos serviços e as condições em que estes são prestados, sejam dos principais motivos de opção pelas nossas lojas, pelo que muito lamentamos o desagrado originado pelo atendimento em loja.

Esclarecemos assim que todos os produtos comercializados pela Staples estão sujeitos às condições de garantia dos fabricantes. Cabe ao nosso Serviço Pós-venda, em caso de opção do Cliente, encaminhar os processos de forma a agilizar os tempos de resposta. Todos os diagnósticos e intervenções são realizados pelo Centro de Assistência Técnica (C.A.T.) da marca.

Neste sentido, lamentamos o histórico de intervenções verificado para o seu equipamento, contudo, qualquer decisão sobre a sua reparação ou substituição só poderia ser tomada pela própria marca após o diagnóstico elaborado pelo C.A.T..

Desta forma, iniciado o processo de reparação na loja, o seu equipamento foi encaminhado ao reparador, tendo a Staples igualmente exposto esta situação junto do mesmo, no sentido de obter um parecer por parte da marca. Nesse sentido, tal como já devidamente transmitido ao Sr. Agostinho Silva, recebemos indicação de que foi autorizada pela marca a nota de crédito do equipamento, tendo nesse âmbito sido já efectuada deslocação à loja para finalização deste processo e aquisição de um novo equipamento.

Por todo o respeito que nos merecem os nossos Clientes, apresentamos as nossas desculpas pelo transtorno causado pela situação exposta, na certeza que, da parte da Staples, foram reunidos todos os esforços com vista à resolução desta situação.

Staples Portugal S.A.
Customer Service