84.5
SEB Portugal Electrodomésticos, Lda

Tefal Electrodomésticos - Incumprimento de garantia de peças para 10 anos

Vasco Silva Fernandes
Vasco Fernandes apresentou a reclamação
14 de novembro 2023 (editada a 15 de novembro 2023)
Não recomendo a aquisição de produtos da marca Tefal visto não cumprirem com o compromisso de haverem peças substituiveis durante dez anos, conformam anunciavam na data da aquisição do equipamento que tenho. A Airfryer foi adquirida em 2017, e parti do principio que valeria a pena pagar o quanto a mais a marca vale, pelo descanso de haverem componentes à venda e substituíveis. É mentira. Não volto a comprar. Há muitas marcas no mercado, e concerteza com vontade de prestar um melhor suporte aos seus produtos.

Deixo a pergunta no ar: Imaginem que se não cumpriram quando começaram a publicitar nos seus artigos de que dispunham de 10 anos de garantia de existência de peças de substituição, conseguem imaginar que agora estão a pagar por 15 anos de uma suposta existência e assistência nas peças??

No meu caso, só vejo publicidade enganosa. Transcrevo e-mails:

""""""""""
De: Centro de Contacto do Consumidor Tefal
Enviado: 13 de novembro de 2023 11:47
Para: ***************@hotmail.com
Assunto: Número de incidencia: 04990550

Estimado Sr. Vasco Fernandes,

Acusamos a receção do seu contacto que mereceu a nossa melhor atenção.

Face ao exposto, somos a informar o seguinte:

Desde 1 de Janeiro de 2022 que a Tefal reforça o compromisso de reparabilidade dos seu produtos passando a dispor de peças de 10 a 15 anos por um preço justo tanto nos novos produtos lançados em 2022 mas também nos que estão em produção. Desses produtos, 96% das referências vendidas em 2021 incluem o logotipo de 10 anos de reparabilidade.

Esta informação está disponível no site oficial da marca:

Lamentavelmente a peça pretendida com a Refª SS-995455 já se encontra descontinuada.

No entanto existem alguns Serviços de Assistência Técnica que costumam dispor de algumas peças mais antigas em stock. São eles:

Electromáquinas - Rua da República, nº103 - Alagoas. 3810-161 Aveiro. Telefone: 234 302 200/ 234 302 205

Espaço do Acessório - Rua Trabalhador Corticeiro, nº27 - Afonsoeiro, 2870-430 Montijo. Telefone: 212 313 128

Henrique Salvador - Beco do Jogo, Lote 4. 2755-053 Alcabideche. Telefone: 214 837 145

Sajitécnica - Rua Galileu Saúde Correia, nº 19B, 1ª C/V Esq. - Pragal. 2800-691 Almada. Telefone: 212 746 153

Pedimos desculpa pelo transtorno.

Relativamente à peça com a Refª SS-995469, poderá adquirir a mesma igualmente num dos nossos Serviços de Assistência Técnica:

Ficamos desde já à disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional que entenda por bem nos colocar.

Precisa uma reparação fora da garantia? Não hesite em consultar as nossas Tarifas planas de reparação https://www.Tefal.pt/tarifas-planas-de-reparacao

808 284 735

Poderá também contactar-nos via telefone para o 808 284 735 (de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 18h00, custo de uma chamada local)”

Os dados pessoais recebidos de V/ Exa. serão tratados pelo Groupe Seb Ibérica, representada em Portugal pelo Groupe Seb Portugal, com domicílio social em Urbanização da Matinha, Rua Projectada à Rua 3, Bloco 1, 3º B e D, 1950-327 Lisboa, com a finalidade de gerir a nossa relação negocial, comercial e/ou contratual, estando o tratamento dos seus dados legitimado pela existência da referida relação. De referir que, se não nos facultar os seus dados, não poderemos prestar-lhe os nossos serviços nem gerir a relação entre as partes. Informamos ainda que os seus dados pessoais serão tratados por fornecedores de serviços informáticos e de software, os quais tratarão os dados com a finalidade de prestar serviços de suporte informático e/ou alojamento de dados, como Salesforce. Em todo o caso, os nossos fornecedores não transferirão os seus dados a países fora da UE. Pode exercer os direitos de acesso, retificação, supressão, limitação do tratamento, oposição e/ou portabilidade, dirigindo-se ao Departamento de Recursos Humanos do Groupe Seb Portugal, com domicílio em Urbanização da Matinha, Rua Projectada à Rua 3, Bloco 1, 3º B e D, 1950-327 Lisboa. Contudo, e supondo que o Groupe Seb Portugal não cumpre com as suas obrigações legais em matéria de proteção de dados, tem o direito de apresentar uma reclamação perante a Comissão Nacional de Proteção de Dados

-------------- Mensagem original --------------
De: [***************@hotmail.com]
Enviado: 12-11-2023 20:48
Para: contact-pt@tefal.com
Assunto: Comprar peças ou acessórios

Comprei uma Fritadeira Actifry Express refa FZ751020. Comprei Tefal a pensar na qualidade e no facto de haver assistência. Preciso de 2 peças para que se mantenha como nova. E nao consigo. Comprei pelo compromisso de 10 anos de peças. Se nao houverem as peças, nao volto a comprar Tefal, e publicamente terei que expor a falta de compromisso da marca. Preciso da Tampa refa SS-995455, e preciso do vedante em silicone conforme foto em anexo. Espero que agora que avançaram para os 15 anos de garantia de peças de reposiçao, tenham em consideraçao, que existem pessoas que nao se importam de pagar por isso. Agora... se nem os 10 anos cumprirem, nao vai dar muita credibilidade à empresa com os actuais 15. Com os melhores cumprimentos.
Vasco Daniel da Silva Fernandes

A nao resoluçao da situaçao e nao havendo a garantia prometida de reposiçao de peças, implicará nunca mais comprar Tefal. Sou fã, gostava de continuar a ser.

""""""""
O Cliente neste caso, ainda foi solicitado para que procurasse ele as peças necessárias nos representantes.
Data de ocorrência: 14 de novembro 2023

Acusamos receção da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.

Após analise interna e internacional somos a informar que, poderá adquirir a peça SS-1530000818 (tampa) que é compatível com o seu equipamento Tefal, a outra peça em questão já era do seu conhecimento que estava activa e poderá também adquirir.

Caso pretenda que lhe seja recomendado um serviço técnico, solicitamos que nos remeta imagem para contact-pt@tefal.com com a sua localidade.

21 de novembro 2023
Agradeço que me seja apresentada a possibilidade de adquirir a peça em questão, neste caso a tampa equivalente que referem. Façam o vosso trabalho.
Quero adquirir a peça tampa SS-1530000818, visto que, como deve ser do vosso conhecimento, a pega ja a mandei vir. Falta portanto agora apresentarem a soluçao para que possa adquirir essa mesma tampa.

Acusamos receção da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.

Na nossa anterior resposta foi dada a informação, caso pretenda adquirir deverá nos indicar a sua localidade para que lhe seja indicado um serviço técnico, a peça não está disponível para compra online.

21 de novembro 2023
A minha localidade é Coimbra, aonde posso ir buscar a peça?
22 de novembro 2023
Estimado Vasco Fernandes,

Deverá contatar o serviço técnico:

DUOFRIO, Ldª
Beco do Fanado Beco do Fanado nº6 (ao Terreiro da Erva /rua da Sofia)
3000-153 Coimbra
Endereço eletrónico : duofrio.sat@gmail.com
Telefone : 09 69 92 49 65

22 de novembro 2023
Boa Tarde

contactei e dirigi.me à empresa supracitada afim de encomendar a tampa, o que foi possivel, aproveitei tambem para mandar vir outras peças, não me permitiram efetuar pagamento até que as mesmas sejam rececionadas. Lamento ter sido necessário recorrer à exposiçao pública na procura de uma solução, que na realidade, a marca por principio descartou. Que sirva de exemplo para um maior cuidado e cumprimento das vossas responsabilidades, tal como anunciado nad caixas dos equipamentos que comercializam. Considerarei a situaçao resolvida assim que tenhas as peças em mão. Agradeço ao Portal da queixa, sem o qual posssivelmente nao teria havido soluçao, conforme constatado pelo primeiro email de resposta da Tefal. Obrigado
23 de novembro 2023

Acusamos receção da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.

Muito agradecemos o seu alerta.

29 de novembro 2023
Bom... uma semana... nada de peças. Alguma previsão?
29 de novembro 2023
Boa Tarde a todo o auditório visto que esta reclamação atraiu tanta atenção. Antes demais, tenho as peças, chegaram hoje. Sugiro à Tefal que de futuro tenha mais atenção, para que não seja necessária este tipo de exposição. O serviço pós venda pode por termo a uma boa imagem de marca.

Aproveito para dizer que enquanto cliente estou consciente da importância do "usar e deitar fora" sendo que acredito que por vossa vontade fosse melhor a aquisição de um novo equipamento. Devo esclarecer que tenciono manter esta máquina bem para lá dos 10 anos em funcionamento.

No sentido de dizer que não tenciono mudar de Air Fryer nos próximos 30 anos, preparem-se para me aturar. Visto que comprei outra similar no Outlet da Worten na semana passada. Vigorando 10 anos de substituiveis a partir da semana passada.

Chamo a atenção às respostas padrão, visto que só me comecei a sentir "estimado" a partir do momento que tive que vir para aqui. Mais uma vez, a brilhante ideia do Portal da Queixa ao serviço, das marcas e do consumidor, onde as coisas ficam por escrito e não há volta a dar.

Reclamação resolvida a ferro e fogo. Recomendo que atualizem o vosso site e os vossos representantes.
Mantenho Tefal, mas não foi fácil.

Obrigado

Acusamos receção da sua reclamação que mereceu a nossa melhor atenção.

Muito agradecemos a sua confiança na marca.

A sua exposição será levada em bastante consideração.

Apresentamos o mais sincero pedido de desculpas por todo o transtorno causado.

Vasco Silva Fernandes
Vasco Fernandes avaliou a marca
29 de novembro 2023

A marca acabou por cumprir o seu compromisso. Não obstante, inicialmente não se mostrou disponível para o fazer. É a marca com que contínuo, mas infelizmente se recomendar tenho que dizer também que tive problemas. Serviu a presente reclamação para uma aprendizagem para todas as marcas acerca dos compromissos que assumem perante o público.