11.4

Tesla - Veículo em deficientes condições

Joaquim Mendes
Joaquim Mendes apresentou a reclamação
10 de dezembro 2023
Venho reclamar de uma situação que me está a acontecer com a compra de um veículo Tesla que considero inadmissível.

Esta reclamação tem que ver com :
1 - a venda como novo novo e a estrear de um veículo que se encontra na situação de acidentado . Ainda que admito ( não me foram explicados ) tratarem-se apenas de danos na pintura.
2 - com os sucessivos adiamentos da sua entrega e a impossibilidade em prever o prazo de reparação .

A Tesla vendeu-me uma viatura modelo Y à qual foi atribuída a matrícula BF27JA mas ainda não me a entregou.

O contrato de venda foi celebrado em 30.10.23, a factura pró forma indicava o dia 17.11.23 como data de entrega foi liquidada na totalidade dois dias antes , em 15.11.23 .

Após o pagamento unilateralmente e sem nenhuma explicação , verifiquei na App Tesla que a entrega tinha sido diferida para 23.11.23.

Na véspera deste dia , em 22.11.23 , recebi um telefonema de Guilherme , funcionário Tesla  , confirmando a entrega da veículo para o dia seguinte e eu preparei a minha logística pessoal para o ir levantar  , providenciando o meu transporte para o local de entrega, reorganizando a minha agenda profissional desse dia e activando o seguro .

Na própria manhã do dia da entrega , 23.11.23 , recebi novo telefonema de Guilherme lamentando que o veículo se encontrava na situação de acidentado e necessitava de reparação ,  dando-me uma de duas soluções : ou aguardava pela reparação e adiava a entrega  ou recebia-o no estado em que estava e mais tarde seria reparado .

Claro que me recusei receber na situação de danificado um veículo pago como novo e a estrear e a entrega ficou adiada para 06.12.23 .

Neste dia Guilherme volta-me a ligar informando-me que a reparação ainda não tinha sido realizada e não tinha junto da oficina reparadora qualquer capacidade de previsão do prazo para tal acontecer .

Esta é a descrição factual de uma situação que me deixa atónito e que eu pensava nunca poder acontecer na Tesla .

Aceitar vender , isto é , emitir uma factura proforma e possibilitar o pagamento de um bem supostamente novo e a estrear que deveria estar num estado irrepreensível mas se encontra danificado , acho inqualificável .

Os meus prejuízos estão a ser múltiplos  ,  pela necessidade da viatura , pela  gestão de expectativas , pelos encargos financeiros , pelas despesas com seguro , pela desvalorização pois mais uns dias , novo Ano e a viatura que ainda não saiu do concessionário já terá um ano de registo .

Da Tesla  gostaria de um comentário e de uma proposta de solução sensata e célere.

Os meus cumprimentos
Data de ocorrência: 10 de dezembro 2023
Joaquim Mendes
Joaquim Mendes avaliou a marca
29 de janeiro 2024

A Tesla vendeu um veículo novo que necessitava de uma reparação. Acho que era um dano na pintura ocorrido durante o transporte. Não o devia ter feito. Primeiro reparava e depois vendia. Esta situação atrasou quase um mês a entrega da viatura que entretanto já se encontrava totalmente paga. Tratou com sobranceria o cliente não o esclarecendo e ignorando as suas reclamações.