50.8
  • contacto@thefork.pt

TheFork - Péssimo atendimento e não aplicação de desconto

Madalena Catarino apresentou a reclamação
26 de março 2023
Escrevo esta reclamação em relação à minha recente experiência com um restaurante para o qual utilizei a plataforma TheFork para fazer a reserva, uma vez que se encontrava com o desconto de 50% do TheFork Fest. O restaurante em questão é chamado Stuppendo Beach e eu desloquei-me de propósito a este espaço unicamente devido ao desconto.

Quando cheguei ao restaurante e informei o funcionário que tínhamos uma reserva através do The Fork, nomeadamente com o TheFork Fest, fomos encaminhados para a mesa reservada. No entanto, quando recebemos o menu, fomos informados que algumas opções não estavam no desconto, como por exemplo duas das entradas, dois dos lombos, o bacalhau e todos os risottos. Como resultado, as nossas opções foram limitadas apenas às pastas e pizzas, o que não foi um problema para nós.

No final da refeição, quando pedimos a conta, descobrimos que não recebemos o desconto prometido uma vez que o restaurante verificou que não estava registado no seu sistema o desconto dos 50%. Além disso, a gerente foi extremamente prepotente e irresponsável, recusando-se a arranjar uma solução para o problema e alegando que não era culpa do restaurante mas sim do TheFork. Como resultado, escrevi também uma reclamação no livro de reclamações do espaço.

Foi uma péssima experiência, extremamente decepcionante e frustrante, e espero que o The Fork possa intervir para garantir que o restaurante cumpra as promoções e ofertas anunciadas.

Gostaria de solicitar uma compensação pelo inconveniente causado e pela péssima experiência que tive no Stuppendo Beach. Como mencionei anteriormente, desloquei-me a este restaurante de propósito apenas pelo facto de estar incluido no TheFork Fest. Tenho prints de quando fiz a reserva e de como a promoção aparecia disponível, apesar de aparentemente não ter sido feita com a promoção em causa. Além disso, fomos informados de que não poderíamos escolher certos pratos que não estavam incluídos na promoção, o que limitou severamente as nossas opções. Como se não bastasse todo o incoveniente, a gerente do restaurante foi extremamente rude e não forneceu (nem tentou sequer encontrar) nenhuma solução para o problema.

Sendo assim, espero que o The Fork me possa oferecer uma compensação adequada pelos transtornos que passei. Acredito que uma compensação justa seria o reembolso total do valor que paguei pelo jantar, juntamente com um voucher de desconto para uma futura reserva.

Espero que o The Fork leve esta situação a sério e tome as medidas necessárias para garantir que outras pessoas não passem pelo mesmo problema no futuro, em especial com este restaurante. Agradeço antecipadamente a atenção dispensada ao assunto e espero uma pronta resposta.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 26 de março 2023
27 de março 2023
Cara Madalena,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Após análise, confirmamos que efetivamente a promoção não foi aplicada na sua reserva no Stuppendo Beach.

Informamos que analisámos os detalhes da sua reserva, e lamentamos informar que efetivamente não foi aplicada a promoção, uma vez que não estava disponível no momento que efetuou a mesma, por esta razão, não foi possível tirar partido dela.

Informamos também que todos os restaurantes têm um limite diário por eles impostos de reservas com promoção, sendo um stock diário limitado.

Convidamo-la a verificar o seu e-mail de confirmação de reserva e verificar os detalhes da sua reserva.
Para usufruir desta promoção deverá confirmar o ícone de -50% está disponível no dia, hora e número de pessoas que deseja reservar, caso contrário, a reserva não será concluída com promoção.

Para ocasiões futuras, se desejar, pode contactar o serviço ao cliente através do nosso chat para podermos ajudar e confirmar que tudo está correto.

Saudações gastronómicas,
Equipa TheFork
27 de março 2023
Cara equipa TheFork,

Infelizmente toda a informação que me passaram nesta resposta, eu já tinha extraído pelas conclusões da situação ocorrida, e verifico que se trata de uma "resposta standard" às V/ reclamações.
Efetivamente não foi aplicada a promoção, não estava disponível no momento que efetuei a reserva e por isso não foi possível tirar partido dela.

No entanto, há que salientar o seguinte: apesar de "não estar disponível" (segundo a V/ informação), a promoção aparecia visível e pronta para reservar e usufruir da mesma na vossa aplicação, conforme o printscreen que anexei à reclamação. O cliente não tem como, nem tem de saber, quais as condições e limites da V/ parceria com o restaurante. Como tal, a aplicação deveria ter um limite de reservas a partir do qual deixa de publicitar a promoção (ficando a sugestão - que me parece lógica - para resolução do problema de um ponto vista técnico, da vossa parte).
Se isso não é possível e efetivamente não se concretiza, informo algo que V. Exas. e a vossa equipa legal certamente deverão saber: estão a publicitar uma fraude, porque certamente que não serei a única cliente a marcar e a deslocar-me a um estabelecimento de propósito devido à promoção em causa.
Se atinge um certo limite e torna-se impossível de aplicar a promoção: (1) não deve ser publicitada pelo TheFork, nem aparecer como disponível; (2) os vossos parceiros restaurantes devem confirmar a informação e informar o cliente ANTES da refeição.

Mais que isso, fico chocada tanto com a incompetência da TheFork como do restaurante ao lidar com este assunto. É absolutamente inaceitável que prestem um péssimo serviço ao cliente e esperar que seja o próprio cliente a suportar os custos e consequências dos vossos erros.

Se por um lado a plataforma disponibilizou informação que não correspondia à realidade e apelou a ida a um restaurante sob um falso pressuposto de uma promoção inexistente, por outro lado o restaurante também tem responsabilidade ao não ter previamente verificado e informado a condição da reserva e por ter, inclusive, limitado a escolha dos pratos devido à promoção - o que aparentemente não tinha qualquer razão de ser.

Neste sentido, reitero a minha reclamação e peço que a mesma seja gerida com seriedade, atendendo aos factos concretos, não apenas para despachar e fazer "copy paste" das respostas às reclamações que vos chegam.

Solicito que apurem as responsabilidades na má gestão desta situação e que me ofereçam uma solução que efetivamente resolva o problema e compense os transtornos causados, como já mencionei anteriormente.

28 de março 2023
Cara Madalena,

Como mencionado na resposta anterior, verificamos que o a sua reserva foi feita sem o desconto. Poderá sempre confirmar sempre os detalhes da sua reserva no seu email de confirmação.

A informação do desconto, está disponível na página, pois o desconto é aplicado durante um período específico, no caso do The Fork Fest, e poderá haver sempre datas onde tem o desconto aplicado. O desconto quando está disponível aparece o símbolo do -50% debaixo da data, hora e número de pessoas, se essa informação não estiver em algum destes itens ou em nenhum, o desconto não é aplicado na sua reserva, porque o restaurante já atingiu o número de reservas com a promoção, e mesmo antes de finalizar a sua reserva, tem que selecionar a opção que diz que o reserva com desconto ou reserva sem desconto, quando o desconto já não está disponível, aparece a opção "reserva sem desconto".

Aconselhamos mais uma vez confirmar os detalhes da sua reserva no email de confirmação ou nas suas reservas na sua APP, ou website.

28 de março 2023
Caros senhores,

Conforme já informei e podem verificar no anexo da primeira comunicação, a TheFork apresenta o desconto como disponível, tendo aparecido o símbolo do -50% debaixo da data e da hora. Diz inclusive "DISPONÍVEL nos seguintes horários", tendo sido escolhido um dos horários sugeridos.

Mais uma vez fico chocada em como a TheFork está focada em desresponsabilizar-se da situação e do inconveniente causado, em vez de estarem focados na resolução do problema.

Volto a reiterar os pontos-chave desta situação:
- se a promoção atinge um certo limite e torna-se impossível de aplicar a promoção: (1) não deve ser publicitada pelo TheFork, nem aparecer como "DISPONÍVEL"; (2) os vossos parceiros restaurantes devem confirmar a informação e informar o cliente ANTES da refeição;
- o restaurante não verificou previamente nem informou a condição da reserva tendo, inclusive, limitado a escolha dos pratos devido à promoção;
- a gerência do restaurante foi extremamente rude e prepotente, não tendo oferecido qualquer assistência na resolução do problema.

Caso tenham alguma dúvida, aconselho que voltem a ler as minhas últimas comunicações nesta reclamação. Como tal, informo que não vou continuar a repetir o sucedido, sendo que se não me derem uma resposta séria e uma solução e compensação para este problema (que já me está a causar ainda mais transtorno do que o causado inicialmente!), vou recorrer a outros meios para resolver a situação.

Aguardo.
29 de março 2023
Cara Madalena,

Como já foi explicado anteriormente, na imagem que enviou, na parte onde aparece a hora, terá que aparecer a informação do desconto debaixo da hora. Envio foto em anexo, para verificar como aparece. (Caso não fique bem anexada, será enviada a mesma por email).

Respondendo à sua questão número 1 e 2, o limite de pessoas é o restaurante que define, sendo essa informação interna entre o TheFork e o restaurante, e a maneira de o cliente ver que a promoção não se encontra ativa nesse momento, é não ter a informação da mesma, na data, hora e número de pessoa.
O cliente é que tem que confirmar as condições da sua reserva, no email de confirmação ou detalhes da sua reserva, no apartado das reservas na APP. No restaurante aparece a informação de como foi efetuada a reserva, se com desconto ou sem desconto.
Quanto à limitação de pratos, que o restaurante colocou, entramos em contacto com eles, para resolver essa questão, pois a promoção, quando aplicada, é para todos os pratos da ementa, desde entradas, pratos principais e sobremesas, ficando excluídos menus e bebidas.

Fico a aguardar.
Esta resposta tem um anexo privado
Madalena Catarino avaliou a marca
2 de agosto 2023

O restaurante mudou de gerência e de facto era a única solução.