50.1

Em tratamento
Susana Pereira apresentou a reclamação
8 de abril 2024
Exmos. Senhores.
No passado dia 18 de Março realizei uma reserva pela aplicação The Fork, aproveitando o desconto de comemoração do The Fork Fest de 50%.
A informação indica que o desconto não se aplica a Menus.
No restaurante “Pecado da Carne” pedi a opção Rodízio de picanha, e quando me apresentaram a conta, foi-me cobrado o prato principal do rodízio, sem os 50%.
Quando reclamei, o dono do restaurante justificou com o facto de tratar-se de um “Menu”.
Em nenhuma parte do cardápio entregue no restaurante, surge a palavra "Menu" referindo-se ao Rodízio. Em nenhum local do prato do rodízio de picanha vem indicado tratar-se de um menu.
Questionei o dono do restaurante, tendo este aberto de imediato a carta On-line na plataforma do The Fork onde, aí sim, estava efetivamente indicado "Menu/Rodízio" no prato em questão, e por esse motivo, se tratava sim de um menu.
Eu disse de imediato que não pretendia pagar. Só o fiz, pois me foram transmitidas informações falsas. Além de isto ter ocorrido durante o horário de jantar num dia de semana, se não o tivesse feito teriam sido chamadas as autoridades.
Paguei na altura pela garantia dada por parte do dono do restaurante que poderia solicitar reembolso ao The Fork. Esteve o tempo todo a repetir “terá de solicitar reembolso ao The Fork”, “o restaurante não tem possibilidade de proceder ao reembolso apenas o The Fork”, “o seu contrato é com eles, apenas eles lhe podem resolver a questão eu não tenho como anular no recibo”, entre outras...
Perguntei se sabia o que era um menu, a resposta foi que vinha arroz e batata, e ainda me questionou se “tinha a noção do valor gasto em carne”, não me respondendo, portanto, à questão manipulando a conversa, como se o preço de algo tivesse a ver com este ser ou não um Menu.
Sempre a desresponsabilizar-se pela falta de informação prestada, culpabilizando e colocando o problema sempre do lado do The Fork, sempre a atacar a aplicação com o facto de ter menu no nome, de ser da responsabilidade do The Fork, quando o próprio não tem a indicação do rodízio como "menu" no próprio restaurante, nem alertam tão pouco as pessoas desse facto.
O que acontece é que o The Fork faz exatamente o mesmo. Dizem ambos que não tem como resolver porque é a outra parte que tem a capacidade para efetuar o reembolso nunca os próprios. Empurram o problema para o outro, e neste momento fui burlada e a responsabilidade é sempre do outro.
O meu contrato foi com a aplicação The Fork que me reencaminhou para um sítio onde está a ser realizada claramente uma burla. O meu contrato não é com o restaurante.
Fui burlada e furtada num sítio indicado pelo The Fork e a única coisa que a empresa faz é enviar cláusulas em que se afasta e descarta de responsabilidades. Vendo perfeitamente a injustiça e o desrespeito pelo cliente que está a haver, o dolo com que lidam com a situação é inconcebível. Mesmo sabendo que não me foi transmitida essa informação por parte de um parceiro vosso.
Eu utilizo a plataforma para reservar, não tendo, como podem calcular, de verificar todas as versões do cardápio dos sítios que frequento com medo de alguma informação não se encontrar no documento por eles facultado no próprio restaurante.
De seguida, em qualquer parte do mundo, um menu implica prato e complemento, sendo a justificação do dono que a picanha vem com arroz e batata (acompanhamentos). Se pretendem denominar dessa forma, tem no mínimo de informar as pessoas e ser claros, não colocar coisas on-line e usar isso como desculpa que informaram para tudo, pois não o fizeram, especialmente quando eu tenho a uma carta em formato físico em mão no próprio restaurante e nela nada consta.
Não são transparentes no negócio.
Convenientemente tata-se do prato mais caro da carta.
Senão qual seria a lógica de optar pelo único prato não abarcado na promoção? Atrevo-me a dizer que toda a gente que aproveitou a promoção optou pelo prato indicado, pensado sempre estar incluindo na promoção, pois, como já foi indicado, não só não está indicado como menu, como não é indicado por nenhum dos funcionários tratar-se de um menu, e porque na realidade, não se trata de um menu. As pessoas só o fazem por desconhecimento que o dono ilegalmente faz questão de concretizar desculpando-se com a informação surgir na internet!
Na aplicação do The Fork, está a indicação do rodízio como "menu". A questão é que não sou obrigada a ver o cardápio do restaurante pela aplicação, mas sim pelo que me facultam no estabelecimento. E o que acontece aqui é que me é ocultada informação propositadamente, mesmo para não informarem as pessoas, e estas só tomarem conhecimento no momento do pagamento.
A informação que consta no cardápio do The Fork não está igual ao do restaurante, não avisando o cliente de algo posteriormente cobrado, o que é ilegal.
Ocultam a denominação de ”Menu”, estando os clientes a usufruir de algo com a convicção de um desconto que no final não se concretiza. Inclusive já li vários testemunhos on-line sobre esta falta de transparência e conduta enganosa.
Durante todo o processo abro a minha reserva no The Fork e surge a mensagem de 50% de desconto em todo o cardápio. O cliente usufrui de uma reserva com 50% em todos os pratos e escolhe o único que não abrange o desconto. Aliás basta ver o histórico apenas aqui no site do restaurante em causa (Pecado da Carne) para ver que não é uma situação pontual. As pessoas que não são devidamente informadas, optando por algo não tendo o conhecimento que não se aplica à promoção, só tendo consciência do preço à posteriori.
É vergonhoso mesmo, caso tivesse dinheiro certo teria de se chamar as autoridades e eu como cliente passar por uma situação desta por causa do The Fork.
Como se não bastasse esta burla descarada e a falta de noção e profissionalismo desta casa, ainda solicitei contribuinte, facultei o mesmo a um colaborador, e não me foi colocado, tendo ainda eu posteriormente de me deslocar novamente ao local depois desta situação toda.
O The Fork ainda desrespeita o cliente dizendo que não podiam proceder ao reembolso por falta de fatura. Quando finalmente enviei a fatura voltaram a indicar o mesmo, que não era possível, apesar de desta ver facultar a fatura.
E ainda bem que consegui a fatura, porque senão além de tudo ainda me era negada ajuda num processo pelo restaurante me ter indicado que colocou fatura quando não o fez. Isto é incrível mesmo.
Vou à aplicação para retirar o comprovativo de pagamento e surge a uma Engomadoria, nem podendo inserir a fatura em causa na categoria de restauração, tendo pago a outra entidade. São perto de 70€, penso ser clara a forma dolosa com que dão uma denominação enganosa, não colocando no cardápio entregue em mão no restaurante de forma propositada, sendo esse o facto preponderante para a dedução do desconto.
Exijo o reembolso do valor, sendo o desconto de 50% aplicado. A informação das condições do The Fork não está de acordo com o cardápio levando as pessoas em erro. Um rodízio não é um menu e em nenhuma parte do cardápio dos senhores se encontra denominado dessa forma.
O dono é um miúdo mal educado e sem responsabilidade que me prestou várias declarações falsas, falou alto, mandou bocas com amigos enquanto eu ainda estava na sala, e quando o responsável do The Fork o contactou, no momento em que tinha pago, teve a lata de dizer que o problema já estava resolvido e que não havia mais nenhuma questão, apenas pelo facto de eu já ter pago, comigo ainda na sala…
Quando finalmente me respondeu, após uma vinte vezes, a o porquê de ocultar a palavra Menu do Rodízio a resposta dele foi “se eu agora cada vez que faço uma promoção tivesse de alterar a carta não ganhava para cardápios novos”. Assumindo, portanto, que é mais fácil ocultar informação ao cliente, informação essa que lhe permite ter um lucro monumental pela sua falta de disponibilização da informação ao mesmo…. Que conveniente.
O dono do restaurante sabe perfeitamente o que está a fazer tanto que admite já ter existido mais situações destas e continuou sem colocar a palavra menu, sabendo ser essa a causa. Mas para o próprio é conveniente financeiramente, por que motivo iria mudar?
Isto além de uma falta de respeito é um crime. Trata-se de um esquema claro.
Tudo isto num local onde fui por indicação do The Fork. Estando neste momento a aplicação a compactuar com esta situação.
Aguardo resposta dos senhores, senão irei apresentar uma queixa à polícia porque uma refeição para duas pessoas com 50% de desconto, pagar 70€ num restaurante medíocre de picanha e bifes, acho que não é preciso dizer mais nada…
O vosso serviço neste momento não está a saber gerir o litígio, nem a dar a devida importância à gravidade da situação.

Aguardo resposta e resolução da questão.

Data de ocorrência: 8 de abril 2024
12 de abril 2024
Cara Susana,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Quanto à sua reserva, no restaurante Pecado da Carne, que o restaurante não lhe aplicou o desconto dos 50%, por ter consumido um rodizio de picanha, infelizmente, como é considerado um menu, por esse motivo o restaurante não aplicou o desconto.
O restaurante é que tem que manter os menus atualizados tanto do lado do TheFork, como no restaurante, e como já foi respondido pelo nosso departamento de legal, não podemos efetuar nenhum tipo de reembolso, por não lhe terem aplicado o desconto no prato consumido, pois é da responsabilidade do restaurante aplicar o mesmo.

15 de abril 2024
Como podem comprovar é esta a conduta do The Fork.

Depois de tudo o que indiquei em cima, mais uma vez, não responde, pelo contrário ainda fazem pouco do cliente e ignoram o real motivo da minha queixa.
Depois de tudo que enviei a resposta é “trata-se de um menu”. Como se fosse esse o problema e não a ocultação da informação ao cliente!!
A minha queixa é que isso não vinha discriminado no cardápio, e não me informaram
Continuam a facultar resposta modelo que não respondem a nada, não perdendo tempo nem se dignando a verificar a situação devidamente.
Já apresentei queixa à Deco e vou apresentar às autoridades competentes e o The Fork vai acabar por ter consequências mais graves por serem uns oportunistas que descartam e desrespeitam o cliente de uma forma que eu nunca vi.

É claro que se trata de uma injustiça tremenda que um cliente fosso foi furtado num restaurante. Além de não resolverem nada ainda fazem troça e gozam com a cara do cliente!
Espero que a próxima resposta não mensagens automáticas que não respondem a nada e faltam ainda mais ao respeito ao cliente.
ocultação de informação, burla e furto contra vocês.

E depois não resolvem nada e a ainda respondem a questões que não são colocadas, que não tratam do problema em assunto, manipulam, distorcem a realidade, e ainda se fazem de parvos como se isso não os beneficiasse diretamente.
Enquanto não me forem respondidas às questões ficarei a aguardar respostas que não seja um modelo que nem corresponde ao real problema.
O restaurante que vocês recomendaram, além de me ter cobrado algo que não me informou, prestou declarações falsas para concretizar um furto e vocês estão a compactuar.
Caso contrário terei de recorrer aos meios legais e apresentar queixa nas autoridades porque isto trata-se de ocultação de informação, burla e furto contra vocês. Vocês sabem que não pode ser cobrado ao cliente algo que não está no cardápio da casa por isso, só estão a adiar o inevitável.
O restaurante que vocês recomendaram prestou declarações falsas para concretizar um roubo e vocês estão a compactuar.
Continuo a aguardar resposta.
Cara Susana,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Como já foi informada, do nosso lado, aparece a informação na nossa página, que o prato de rodízio é um menu, o que já aparece no cardápio do restaurante, e mesmo na página do TheFork, do restaurante é da responsabilidade do restaurante, tal como de aplicar o desconto, na conta, se fosse o caso.

Lamentamos que a resolução do problema não seja do seu agrado, mas já teve todas as respostas do nosso lado e a explicação do mesmo, e como se procede nestes casos.

15 de abril 2024
Vamos lá ver se a gente se entende e se os senhores deixam de tentar tapar o sol com a peneira e começam a ter outro tipo de postura.

Esta situação que ocorreu comigo não é nova para vocês, existem inúmeros clientes a queixar-se deste restaurante, inclusive aqui no Portal da Queixa, e desta precisa situação, da falta de informação do que se trata ou não de menu.
Não são uma nem duas pessoas, por isso escusam de se fazer despercebidos como se não soubessem que isto ocorre há muito, e como se a situação fosse novidade para os senhores e não a estivessem a ignorar juntamente com o restaurante, a vosso próprio favor.

Depois questiono se é assim tão obvia a resolução através da vossa desresponsabilização, porque é que me foi solicitada fatura, no primeiro reporte do problema, a fim de confirmar a efetividade do pagamento em causa?
Tanto que foi essa foi a primeira justificação, o que impedia a resolução do litígio e a reposição do valor em causa era falta de fatura, disseram que não era possível devido a esse facto, não existir um comprovativo efetivo do pagamento. Quando finalmente arranjei a fatura, e enviei a mesma, o discurso alterou, e aí começou o envio da mensagem modelo que não era possível, sendo a responsabilidade do restaurante.

Ignoraram mais uma vez todos os argumentos, que vou voltar a citar:
- O restaurante ocultou informações determinantes para o preço final, acrescendo ao facto de me prestar declarações falsas com o intuito de se desresponsabilizar, mentindo e enganando o cliente;
- Apenas paguei porque me foi dado a garantia por parte do restaurante (vosso parceiro) de que o The Fork resolveria a questão, estando do vosso lado a resolução do litígio ( e que não resta margem para dúvidas qual a solução justa) ;
- Tanto o The Fork como o restaurante passam a responsabilidade um para o outro, a fim de deixar o cliente com o ônus da culpa, ainda acrescendo ao facto de ter sido enganado;
- Caso não tivesse forma de pagamento, e fosse a contar com o vosso prometido desconto, teriam sido chamadas as autoridades e estaria sujeita a uma situação daquelas por vossa causa, já depois das 22h da noite num dia de semana;
- Isto tudo num sítio onde já tinha ocorrido esta mesma situação variadas vezes com outros clientes, (aliás basta ficar aqui no próprio site para verificar esta situação dos 50% no restaurante "Pecado da Carne").
- Ou seja , recomendaram-me um local sabendo da injustiça praticada, e da ilegalidade em que o mesmo incorria, já desde o início do The Fork Fest;

Por isso escusam de tentar manipular a conversa do "lamentamos" e do "no nosso site aparece como menu" porque vocês já sabiam. O restaurante isso fez questão de indicar inúmeras vezes e nem era preciso porque é visível on-line.
Há muito que tinham conhecimento deste dolo propositado, e tomam sempre a mesma posição do estabelecimento…o restaurante não pode fazer nada, o The Fork nada pode fazer, e pronto é o fim da questão para vocês. Pena que é conveniente porque quem teve despesa não autorizada foi o cliente, independentemente de ter sido completamente prejudicado sem ter noção do que estaria a ser levado em engano, vocês ainda metem a culpa em mim... vocês não podem, ele diz que a responsabilidade é vossa e eu tenho de aceitar quando fui enganada..

Quem teve prejuízo não foi o restaurante nem o The Fork, porque é que iriam agora incorrer eles próprios numa despesa, fazer o correto e se responsabilizar, se praticam este tipo de negócio sem transparência há algum tempo, estando perfeitamente cientes no que estavam a incorrer?

Até agora aproveitaram-se da situação mesmo informados do que se passava nunca fizeram nada, o próprio dono do restaurante falou com um responsável do The Fork à minha frente, denominando como “ a mesma situação de sempre dos 50%”.

E mais, partir do momento em que o restaurante em causa, me diz inúmeras vezes que são VOCÊS os responsáveis, quando não são, eu estou, além da situação indicada supra, a ser enganada com falsas declarações.

Vocês não querem resolver… não é uma questão de poder. Única coisa que fazem fazer é fugir às vossas responsabilidades, tendo esta conduta perante quem confia nos vossos serviços, de desrespeito, desprezo e completa falta de profissionalismo e noção de justiça.

Os senhores ainda são hipócritas ao ponto de dar a entender que pretendem solucionar a questão, quando nunca tiveram sequer a decência de ir verificar se efetivamente os vossos clientes estariam a ser levados ao engano (o que é claro!). Apesar de estarem fartos de saber, e ser informados por pessoas queixosas como eu, de que o mesmo não prestava um serviço legal, e que estaria a incorrer numa burla.

Ainda são dissimulados ao ponto de responder “está on-line”, ainda a gozarem com a cara das pessoas, como se isso informasse alguém que tem um cardápio físico na frente da mão!
Mas se vocês não compreendem eu volto a repetir: NÃO SOU OBRIGADA A CONSULTAR UM CARDÁRPIO ON-LINE, E VOCÊS NÃO PODEM USAR ISSO COMO DESCULPA PARA NÃO INFORMAR AS PESSOAS.

É uma burla descarada e caso nada seja feito irá ser apresentada uma queixa ao Ministério Público.

Cara Susana,

Quando um desconto efetivamente não é aplicado na fatura do cliente, pedimos sempre a cópia da mesma, para verificar, e se caso corresponder, nós compensamos com Yums, o valor que não foi descontado. Quando mandou a fatura, verificamos que o consumido, foi o rodízio de picanha, que é considerado menu, e onde os descontos não se aplicam, como nas bebidas. A informação está no site, na página do restaurante, e já cabe ao cliente se verifica toda a informação ou não.

Do lado do cardápio no restaurante, e de única e exclusiva responsabilidade do restaurante e também não podemos saber a informação que o mesmo tem, apenas pedimos ao restaurante que mantenha sempre a ementa atualizada na página do TheFork.

Como já explicado por nós e o departamento legal, nunca fazemos reembolso monetários, logo nunca a podíamos compensar pelo restaurante aplicar o desconto se fosse o caso.

16 de abril 2024
Não vou responder mais com que continua deliberadamente a ignorar factos, a distorcer a realidade e a deturpar a conversa, mais uma vez a tentar passar a mensagem que o tema é eu ter consumido algo e agora não pagar. Quão tristes vocês são na vossa vida para o vossa trabalho ser isto?

Continuam a ignorar que não fui informada, continuam a fazer-se de malucos com a conversa "então mas se a senhora comeu um menu", como se o que estivesse a ser discutido não fosse eu não ter tido conhecimento disso.... continuam a responder a um tema quando da real questão fogem e andam a volta.

Em nenhum momento do discurso falaram da falta de informação, do vosso parceiro me facultar informações falasa, só falam do facto de estar on-line...
Vou voltar a repetir para aí pela quinta vez: NÃO É POR ESTAR ON-LINE QUE EU ESTOU INFORMADA
E já que falam no on-line, essa parte confirmam e conhecem, pena não acontecer o mesmo com as mais de 10 reclamações que eu já vi de pessoas às quais foram feitas cobranças e esturquido dinheiro por um parceiro vosso, sob vossa recomendação.

O menu escrito on-line e que vos salvaguarda de ressarcir as pessoas vocês sabem da existência. Já as queixas de que os clientes não são informados de tudo e por isso pagam coisas que não sabiam, desconhecem... tenham vergonha

E mais engraçado é que repetiram 30 vezes que não podiam fazer nada, mas pelos visto poderiam ter-me atribuído os Yums.

Vocês não são honestos, dignos, profissionais, mas deixem que se é para ser compensada com a obrigatoriedade de ir a um restaurante por vocês recomendado e ter que utilizar a vossa aplicação também não vale a pena.

Mas não continuam a tentar lucrar e render através de burlas e da desgraça dos clientes.
Informações falsas, distorcem a realidade, manipulam a conversa, só respondem a questões que convém aos próprios, são insolentes e dissimulados.
Vai ser apresentada uma queixa ao Ministério Público.

Vocês deviam ter vergonha por trabalhar para um empresa que finge ajudar as pessoas quando depois furta-as descaradamente e ainda debate. Primeiro não tem meio de compensação, agora afinal já tem Yums...
Para vosso azar eu também sou advogada e vai ser apresentada uma queixa por extorsão e burla contra vocês e o restaurante.
22 de abril 2024
Foi apresentada uma queixa ao Ministério Público
29 de abril 2024
Cara Susana

Lamentamos imenso esta situação.

Já passamos toda a informação a gestora de conta do restaurante de modo a retificar toda a informação de menus e ementa e assim evitar que futuras situações semelhantes se repitam.

Agradecemos desde já a sua compreensão e lamentamos uma vez mais esta situação.

TheFork
TheFork está a aguardar resposta do utilizador