45.3

Thomann - Guitarra com defeito e falta de apoio

Nuno Ladeiro
Nuno Ladeiro apresentou a reclamação
21 de dezembro 2022
No dia 4 de Dezembro 2022 encomendei uma guitarra electrica na Thomann.
Quando a recebi percebi que se encontrava defeituosa tendo um problema causador de ruído anormal no uso da guitarra.
Pedi apoio para substituição da guitarra explicando a situação o melhor possível.
Foi-me pedido que gravasse um video para demonstrar o problema com a guitarra, ao que decidi gravar. Para efeitos desse video, fiz uma pesquisa sobre que tipo de problema seria e executei uma demonstração onde o probléma é evidente. Este problema seria reconhecível por qualquer técnico com facilidade.
A guitarra quando utilizada produz um ruído anormal que deveria ser minimizado quando tenho a mão sobre as cordas. Um problema de conexões electricas da guitarra, onde todos os metais devem ter ligação à terra para dissipar o ruído, nomeadamente na ponte da guitarra (e talvez no selector de pickups).
Recebi a resposta de que não foi perceptível o problema e se não me poderia deslocar a um tecnico que me fizesse o diagnóstico da guitarra e um orçamento. Isto para evitar o transporte da guitarra e que a thomann cobriria os custos da reparação da guitarra, que seria nova.
Não quero reparar a guitarra, pois é suposto ser nova. Uma exigencia simples, uma guitarra nova que funcione como é suposto, sendo nova.
Adquiri um multimetro para demonstrar o problema pois vi no video do proprio canal do youtube da Thomann a demonstrarem este problema.
Voltei a gravar mais 3 videos, agora com o multimetro e a repetir o teste nas mesmas condições com uma guitarra minha que funciona como esperado (apesar de ter 20 anos). A guitarra antiga passa no teste mas a nova não. Enviei os videos com todas estas demonstrações e novamente a demonstrar o problema na prática, assim como criando a mesma situação de teste com a minha outra guitarra funcional. A diferença é evidente, e a guitarra antiga é uma que custou metade do valor, tem 20 anos e pickups singlecoil conhecidos por captarem mais ruído quando utilizadas com distorção na sua amplificação.
Aguardo neste momento resposta, mas fiquei muito desagradado com o serviço e a resistência a resolverem o que deveria ser um problema simples: Adquiri uma guitarra com defeito, pedi a substituição desta por uma nova nas devidas condições.
Gastei tempo e dinheiro nas demonstrações para fazer ver um direito simples do cliente de qualquer superficie comercial.
Irei actualizar esta mensagem consoante o desenvolvimento da situação.
Senti-me forçado a divulgar esta situação pois já me foi demonstrado uma grande resistencia a resolver o problema em condições pela Thomann.
É de notar que este problema está a demorar bastante tempo a ser resolvido, tendo em conta a simplicidade da situação.
Este é o video (do proprio canal da Thomann) de base onde me apoiei para explicar o problema da guitarra:
Data de ocorrência: 20 de dezembro 2022