45.3

Thomann - Troca de produto após envio para garantia

João Luís
João Luís apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2024
Adquiri uma interface Universal Audio Apollo x6 B Stock que vinha com problemas de conexão thunderbolt. Enviei para activação da garantia pois a Thomann não me trocava por um equipamento novo por ser um b stock. Após duas semanas do envio para garantia, recebo a notificação de que me estavam a enviar um equipamento. Pergunto pelo relatório da reparação da garantia quando me informam que este era um outro b stock. Quando recebo este b stock, claramente com condições deficientes de packaging, com pedaço de um cabo ligado a entrada spdif, com componentes mal montados na caixa do power supply e um claro atraso no start up, faço imediata reclamação junto da Thomann e peço para devolver este modelo e consequente devolução do que enviei para garantia, mas já reparado. Nesse momento sou informado que já não me podem enviar o equipamento que enviei para a garantia e que apenas tenho a opção de ficar com este ou ser reembolsado.
Isto parece-me profundamente errado! comprei o b stock pelo preço reduzido, e consequente oportunidade de negocio, e daí ter pedido para activar a garantia do outro equipamento que vinha em geral melhor estado do que este, estando apenas com um problema na conexão thunderbolt.
No site consta que os direitos da garantia de b stocks são iguais aos de um equipamento novo e, nas "Condições Gerais de Venda", parte 6 "Garantia 3 anos da Thomann", ponto 3, consta que:

"a eliminação de deficiências aceites no âmbito da garantia concedida pela Musikhaus Thomann efectua-se sob a forma de reparação gratuita do produto deficiente, de acordo com o parecer da Thomann, ou de substituição por um produto em perfeito estado (eventualmente um modelo sucessor). ..."

No entanto, não é isso que se está a passar no meu caso.
A Thomann apenas tinha de me enviar o equipamento que enviei para a garantia já reparado, e não um equipamento que não solicitei e que não está em perfeito estado.
Se a garantia de um b stock é igual a de um novo, se pedi para activar a garantia e não me devolveram o equipamento mas sim um outro que não esta em perfeito estado, claramente não estão a cumprir os termos que constam na política de garantia.
Para além de que, o procedimento de enviarem um outro equipamento, sem explicação sobre o que se passou com o que enviei, ser profundamente errado. Especialmente quando este veio como veio. Isso apenas seria admissível se enviassem um novo e mesmo assim exigia-se um esclarecimento do porquê de não enviarem o que pedi para ser reparado na garantia.
Já apresentei varias reclamações por email, e continuo a espera que haja uma resolução justa para o meu caso, e eventual revisão destas praticas para que não se repita com mais ninguém.
Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2024