Decoração Casa e Jardim
  • geral@tiger-stores.pt

Flying Tiger - Artigo devolvido à loja, cujo valor não foi devolvido

Marta Peres apresentou a reclamação
20 de novembro 2023
Adquiri um fio de luzes com leds em estrela. O artigo que não se encontrava exposto, mas sim enrolado dentro de uma caixa fechada. Na frente da caixa a informação visível era de que o comprimento do fio era de 2,85cm. Quando abri a caixa em casa verifiquei que o fio tinha luzes apenas em cerca de 60% do comprimento total do fio. O que não correspondia aos 2,85cm indicados e pretendidos quando as adquiri. Procedi no dia seguinte ao pedido de devolução uma vez que o artigo não servia o pretendido, pois contava com os 2,85cm de luzes. A indicação da loja é que não fazem devolução do valor, uma vez que o artigo não tinha defeito. Ora a razão da devolução foi outra, foi que o artigo com base na informação, não servia o propósito. Alegaram que por detrás da caixa existia um desenho com a indicação da extensão das luzes, mas o mesmo não corresponde à verdade e é enganoso, uma vez que a escala das medidas encontra-se inversa, induzindo a uma avaliação errada, como foi o caso, razão pela qual afirmei a legitimidade de receber a devolução da verba gasta. Mas não, por apenas 9€, perderam um cliente, uma vez que fui obrigada a gastar o meu dinheiro em artigos de substituição que não me interessavam. Assim sendo, considero que fui enganada pela loja, pois a indicação para induzir à venda é deliberada e com base na mentira. Financeiramente ficaram com uma verba que não lhes pertencia por direito. Por isso sim afirmo que fui deliberadamente prejudicada face a atitude enganosa da marca.
Data de ocorrência: 20 de novembro 2023
Boa tarde Marta,

Na embalagem do artigo estava especificado com um desenho todas as medidas da grinalda de luzes.

Lamento que não tenha correspondido para o que pretendia utilizar mas toda a informação estava disponível na embalagem.

Tal como lhe foi indicado não aceitamos devoluções, só trocas no prazo especificado na sua fatura de compra.

Boa noite.
De facto não esperava outra resposta. Simplesmente o facto de não conseguirem sequer assumir que o desenho (que muito bem foi mostrado na vossa resposta), está completamente errado.
Não é preciso ser muito entendido na matéria (mas eu, até sou) que o desenho está deliberadamente errado e por conseguinte desproporcionado, levando conforme já referi na minha reclamação a uma leitura da informação errada, caso não seja vista com a devida atenção.
Ora vejamos, quem desenhou o tal “desenho” não poderia nunca ser aceite nem na primeira classe, pois de facto não tem qualquer habilitação (nem a mínima admissível) de desenho, quanto mais fazer parte de uma loja com artigos para o público em geral… deve certamente pertencer aquela classe de “artistas” que tanto se tem visto diáriamente.
Ainda bem que não teremos esse personagem iluminado, a fazer projetos neste país. Se calhar só no dele, talvez no terceiro mundo, seria aceite.
Possivelmente, se enviar o pseudo desenho a uma entidade correspondente, entendida neste tipo de “informação clara e transparente”, tipo Deco, talvez assim, vos consigam explicar a lei da proporcionalidade.
É de lamentar que uma entidade necessite de 9€ para sobreviver. Mas de facto, à boa maneira portuguesa e já diz o ditado: grão a grão, enche a galinha o papo… anda meio mundo, a enganar o outro meio.
20 de novembro 2023
Ainda e apenas para terminar.
É um dever e obrigação de qualquer marca honesta, de fornecer toda a informação, de forma clara, transparente e sem qualquer dúvida.
Quem fornece informação intencional com o intuito de enganar,, não pode ser considerada como uma marca honesta.
21 de novembro 2023
Bom dia Marta,

A sua reclamação escrita no livro de reclamações já foi enviada para a ASAE.

Se houver alguma inconformidade, a ASAE entra em contacto consigo.

21 de novembro 2023
Não se esqueça de anexar a foto que me enviou, ao livro, para que a avaliação pela entidade em questão, possa igualmente ter acesso e para que a honestidade possa assim, ser correctamente avaliada.
30 de novembro 2023
Bom dia Marta,

Toda a embalagem foi enviada, pois existem regras da comunidade europeia sobre a informação constante nas embalagens as quais a nossa marca cumpre na integra.

28 de dezembro 2023
Informação enganosa. A escala do desenho, tal como demostrado pela própria loja, não corresponde as medidas indicadas.
Não recomendo, acima de tudo, pelo facto de não reconhecerem o próprio erro.
Marta Peres avaliou a marca
22 de fevereiro 2024

A embalagem induz o cliente propositadamente em erro. Mesmo para os mais habilitados a interpretar um desenho informativo (posso assegurar que das dezenas de desenhos de arquitetura que passaram pelas minhas mãos, distingo o correcto, do errado). O desenho está incorrecto e informa que o comprimento das luzes é superior ao comprimento da extremidade sem luzes. O que na realidade não é, sendo o comprimento sem luzes, praticamente igual ao das luzes. Deverá ser tido em conta, uma atenção redobrada à informação da caixa quando o artigo não se encontra exposto, caso contrário o cliente é literalmente enganado, uma vez que a respectiva informação não é de confiança. Julgo que não há necessidade. A faturação já deve ser tão elevada, que não justifica este tipo de abordagem por parte da marca, o que só lhe fica mal. Inclusive o representante da marca em Portugal, que considera um desenho errado, como correto e nada fez para resolver o assunto, ou seja, o da respetiva devolução do dinheiro, tal como solicitado, o que comprova a falta de ética perante os clientes.