7.4
TNT Express Worldwide Portugal

TNT Express - Encomenda destruída

M.H.C. apresentou a reclamação
28 de junho 2021
No dia 7 junho 2021, a TNT recolheu um conjunto de 2 pinturas no meu estúdio em Oeiras, a serem transportadas para um cliente particular em Londres.

Estas obras encontravam-se devidamente acondicionadas dentro de uma caixa de madeira selada com parafusos e marcada como FRÁGIL de forma visível em todas as faces. Esta caixa, tal como centenas de outras iguais que já despachei noutros envios internacionais no contexto da minha profissão, é fabricada em exclusivo para este conteúdo por um fornecedor certificado, e consequentemente, é um material altamente resistente e duradouro.

Poucos dias depois da recolha, o envio ficaria retido na Alfândega Inglesa, onde permaneceu durante 8 dias. A plataforma de seguimento online da TNT indicava, como motivo deste atraso, a falta de documentação. Após ter contactado imediatamente o Suporte TNT em Portugal, tal como o Destinatário também o fez no Reino Unido, verificámos que isto não era verdade - não existiam quaisquer documentos em falta e desconheciam-se as razões por detrás deste atraso no despacho por parte da Alfândega Inglesa.

Quando finalmente foi liberto, sem que nunca me tenha sido elucidado o motivo da retenção inicial, o envio partiu de Dartford para Londres e acabou assinalado como danificado, no website da TNT. Segundo a TNT, a caixa original sofreu danos que se estendiam ao conteúdo, optando a TNT por remover os itens e encaixotá-los de acordo com o seu entender (de acordo com a plataforma de seguimento online TNT).

A partir deste momento, tanto eu como o Destinatário, realizámos ao longo de vários dias inúmeros telefonemas e enviámos vários emails e contactos via chat online, tanto para o Suporte TNT Portugal como para o do Reino Unido, no sentido de apurar a extensão dos danos e procurar que a mercadoria fosse entregue no destino final, por oposição a ser transferida de volta para Portugal (como era intenção da TNT) e assim correr o risco de sofrer ainda mais danos.

Após imensa insistência, a TNT finalmente cedeu e entregou a mercadoria em casa do Destinatário no dia 25 de Junho.

O estado em que a mercadoria foi entregue é quase indescritível: uma amálgama de material amassado, roto, batido e destruído por completo - tudo embrulhado em plástico sujo e com marcas de pegadas por toda a parte.

Ao longo de todo este processo, o Suporte TNT mostrou-se pior que inútil:

• Sem nenhuma proatividade, mesmo quando a mercadoria foi assinalada com danos. As dezenas de contactos realizados partiram sempre da minha parte ou da parte do Destinatário;

• Totalmente incapaz de fornecer esclarecimentos reais, concretos e fidedignos, na medida em que todas as vezes que disseram que o envio seria desalfandegado ou até mesmo entregue, isso nunca aconteceu;

• Procurando sempre transferir a responsabilidade e culpa dos atrasos e danos de um país para o outro - o Suporte de Portugal indicava o Reino Unido como autor dos problemas, e este sempre disse que os assuntos deveriam ser resolvidos com o Suporte de Portugal.

O resultado final consiste na total destruição da minha mercadoria, um conjunto de pinturas originais com o valor declarado de 3000 mil Euros, ao qual acrescem as despesas com o transporte (301,50€), e que à data de produção deste documento ainda não me foram ressarcidos - apesar de, comprovadamente, o estado dos bens ser há muito conhecido pela TNT.
Data de ocorrência: 28 de junho 2021
12 de julho 2021

16 de julho 2021
Exmos senhores,

A resposta que enviaram é vaga e inconclusiva.

Limitaram-se a constatar o evidente, que foi o facto de eu ter preenchido uma reclamação online. Continuo sem receber qualquer compensação pela minha mercadoria danificada ou pelo valor do transporte (que acabou por não servir de nada, pois a dita mercadoria acabou destruída).

Deste modo, mantenho a presente queixa em aberto.
2 de agosto 2021
Continuo a aguardar por uma resolução.

Os emails que enviaram não resultaram em nenhuma consequência prática até ao momento.
9 de agosto 2021
A reclamação continua em aberto uma vez que persistem a total ausência de contacto e qualquer tipo de resolução prática. É totalmente vergonhosa, a desconsideração que esta empresa manifesta pelos clientes.
13 de agosto 2021
Estimado cliente

Foi realizada insistência junto da área financeira.

Lamentamos desde já a demora na resolução deste assunto.

Estaremos disponiveis para qualquer esclarecimento adicional.
23 de agosto 2021
Passaram-se meses desde que a minha carga valorizada em +3000€ foi destruída pela TNT e apesar das várias queixas que e insistências que fiz, não recebi qualquer compensação.

Aliás, todas as semanas envio um email para vários colaboradores dessa empresa - Telma Santos, Vera Cabral, Marco Figueira, Patrícia Brites e Sónia Valente - relembrado-os do pagamento devido. Já deixaram de me responder. A desconsideração e irresponsabilidade é para lá de descarada, ninguém quer saber e já nem se preocupam em acusar as mensagens.

Enfim, estes colaboradores - a par daquele que estiver encarregue de gerir a conta do Porta da Queixa, estão na empresa certa, definitivamente. Em qualquer outro lado, esta atitude para com os clientes lesados daria lugar a consequências internas. Mas não na TNT.
24 de agosto 2021
Estimado Cliente

Mais uma vez lamentamos a demora na resolução deste tema.

Queremos no entanto garantir-vos de que este assunto tem sido devidamente acompanhado pelo Serviço a Clientes.

Foi realizada insistência junto da nossa área financeira para que vos seja seja enviada resposta, tão breve quanto possível.

24 de agosto 2021
Se este é o tratamento de um cliente "devidamente acompanhado", isso só comprova e solidifica a minha opinião sobre a V/ empresa no geral e sobre os colaboradores que identifiquei em particular.
7 de setembro 2021
De semana em semana, o Portal da Queixa envia-me uma notificação automática relembrando-me da inatividade associada a esta reclamação - naturalmente alheio ao facto de que, neste intervalo de tempo, a única coisa que a TNT assegura é a destruição das encomendas dos seus clientes. E portanto, semanalmente, sou forçado a reabrir mais um comentário na vã expectativa de que um colaborador desta empresa inqualificável se digne a fazer o que lhe compete e dê seguimento ao meu processo.

Afinal de contas, depois de apresentar queixas neste Portal, na DECO, no Livro de Reclamações Online e em inúmeros emails e telefonemas, a única coisa que tenho para mostrar são mensagens ocas e de copy/paste, como estas que aqui são públicas, assegurando-me de que este é o tratamento normal de um cliente devidamente acompanhado.

Seria cómico se não fosse trágico, a incompetência desta horda.
21 de setembro 2021
Decorreram agora 3 meses desde que a TNT destruiu a minha carga, sem que absolutamente nada tenha sido feito sobre este tema.

Uma autêntica VERGONHA, o “serviço” desta empresa, e a desconsideração que manifestam pelas pessoas lesadas.
22 de setembro 2021

22 de setembro 2021
A resposta que enviaram para o meu email é a mesma que repetem há meses, sem qualquer resultado prático.

"Lamentamos o atraso, voltámos a insistir", etc. etc.

Das duas uma - ou não insistiram nada e daí que permaneça esta conversa vã - ou as vossas insistências junto da dita "área financeira" caem no mesmo saco roto que os meus apelos.

27 de setembro 2021
Estimado Cliente

Queremos garantir-vos de que este tema permanece sob a nossa análise.
São realizadas insistências constantes junto das áreas intervenientes, no entanto, ainda não foi obtida resposta.

Logo que possível faremos ponto de situação.
Mais uma vez lamentamos todos os transtornos causados.
28 de setembro 2021
Não há mais nada para analisar. É cumprirem para com as V/ responsabilidades e compensarem prontamente os clientes cujas encomendas arruinaram. Essas "insistências" nitidamente que nada produzem. Vamos andar assim até quando? Mais 3 meses?

Eu sou empresário e se algum dia tratasse os meus clientes com metade da V/ incompetência e desconsideração, já tinha fechado portas.

12 de outubro 2021
Passou só mais meio mês desde a V/ última "insistência" junto da "área interveniente".

Está claramente a funcionar, continuem assim.

28 de outubro 2021
4 meses desde que a TNT destruiu a minha carga e ficou com o meu dinheiro.

Tornou-se evidente que não passa pelas intenções desta gente compensar ninguém e que pretendem deixar o tempo correr, na esperança de que os clientes lesados desistam das suas reclamações.

Informo desde já os envolvidos: Telma Santos, Vera Cabral, Marco Figueira, Patrícia Brites e Sónia Valente e demais colaboradores que neste tempo só têm procurado ofuscar o meu problema que já comecei a explorar as vias legais para resolver a minha questão.
4 de novembro 2021
Estimado Cliente

Lamentamos profundamente a demora na resolução deste tema.
Foram realizados contatos junto dos responsáveis da área financeira, todavia, não obtivemos ainda desfecho para este tema.

Serão realizadas demais insistências; a nossa direção possui conhecimento de todas as diligências realizadas.

Logo que possível ser-vos-á enviada atualização.

Pedimos desculpa por todos os transtornos causados.
18 de novembro 2021
Estimado Cliente

Foi enviada resposta para o seu endereço de e-mail.

Esta reclamação apenas poderá ser resolvida ocorrendo intervenção da vossa parte e enviando os documentos solicitados.

18 de novembro 2021
Absolutamente inacreditável...

Os "documentos solicitados" - i.e. a fatura com o montante devido - já vos foi enviada no dia 20 de Julho!

Voltei a remetê-la como resposta ao email que me enviaram.

Vejamos agora se daqui a 4 meses a pedem novamente, já nada me surpreende.
24 de novembro 2021

24 de novembro 2021
Transcrevo aqui a mensagem que me enviaram para o email, pois pretendo que este inacreditável ping-pong seja pública e devidamente registado, acautelando aqueles que, no futuro, ponderem usar os vossos serviços.

Eis o que me enviaram agora para o email:

“De acordo com informação prestada pelo departamento financeiro a documentação não terá sido recepcionada. Excepcionalmente, e devido à antiguidade deste processo, foi obtida autorização para a emissão do respectivo crédito.”

Da minha parte, adianto:

A documentação - i.e. a fatura pela destruição da minha encomenda - foi prontamente enviada no dia 20 de Julho, conforme V/ solicitação. Possuo o comprovativo desse envio.

Passaram-se 4 meses de telefonemas e trocas de emails verdadeiramente insólitos, período durante o qual ninguém me avisou do possível “extravio” da fatura.

Mais recentemente, enviei uma nova uma cópia da fatura por carta registada com aviso de receção, para o endereço que forneceram. Possuo o comprovativo de envio e também de entrega dessa missiva.

Adicionalmente, enviei uma terceira cópia da fatura por email, anexando-a à mensagem de resposta à comunicação da colaboradora Telma Santos.

Assim sendo, e embora registe o tom condescendente da V/ mensagem, não preciso nem quero que me façam “exceções” nenhumas. Basta-me que peguem numa das várias cópias da fatura que obviamente possuem e cumpram as vossas obrigações.
29 de novembro 2021
From: Laura Madalina Udrea (OSV) <laura.madalina.udrea.osv@fedex.com>
Sent: 26 de novembro de 2021 07:46
To: Mario Henrique <info@mario-henrique.com>
Cc: Telma Santos <telma.santos@fedex.com>
Subject: RE: [EXTERNAL] Re: Portal da Queixa #61559421 - Carta de porte 573345382

Exmo.(s), Sr.(s),

Informamos que o pedido de reembolso foi enviado para aprovação e posterior processão. O processo pode demorar até 5 dias úteis.

Melhores cumprimentos / Best Regards,

Notas de liquidação: Tesouraria.lis@tnt.com
TNT Contribuinte 503629391
TNT will become FedEx Express
7 de dezembro 2021
Os 5 dias úteis já lá vão, e tal como seria de esperar, não registei qualquer reembolso.

Esta será então a parte em que me dizem que vão analisar, verificar, insistir junto do departamento "competente" (que é um oxímoro na V/ empresa), etc. etc. e assim perpetuar uma novela que seria absolutamente indescritível se não estivesse aqui registada para a posteridade.
21 de dezembro 2021
Se eu estivesse a lidar com uma empresa decente e pagadora das suas dívidas, estaria capaz de apostar convosco em como transitamos de ano sem que este assunto fique resolvido.
31 de dezembro 2021

M.H.C. avaliou a marca
6 de janeiro 2022

Esta empresa reúne a maior casta de incompetência que alguma vez vi em toda a minha vida profissional. De ponta a ponta, todos os departamentos e colaboradores com que me deparei ao longo de meio ano (tempo que levaram a concluir a reclamação), são autênticos personagens de uma comédia-trágica. A irresponsabilidade, desrespeito e ausência de todo e qualquer zelo no tratamento dos clientes - e em particular dos clientes lesados, é um case-study de consistência acéfala. A isto, acrescentam-se as inverdades que pelo meio também surgem à tona, como faturas e ordens de pagamento que são constantemente "extraviadas" - tudo para atrasar as compensações devidas ou extenuar quem apresenta queixa. A vida é demasiado curta para incluir gente e preocupações deste calibre, mais vale entregar as encomendas a pé do que ponderar sequer em usar os serviços desta empresa. Fica o aviso para os mais incautos: usem outra empresa, seja ela qual for.