7.3

TNT Express - Fatura de taxas de aduana/desalfandegamento

Elisabete Maria Matos
Elisabete Matos apresentou a reclamação
3 de agosto 2023
No passado dia de julho 2023 recebi uma encomenda da empresa Topps, expedida dos EUA. Esta encomenda, sem qualquer custo para mim no que concerne à sua aquisição (foi enviada gratuitamente pela empresa).
Ora, é natural que haja taxas de alfândega a pagar quando uma empresa envia dos EUA para a Europa, o que não é natural é que antes de se tentar uma entrega nestas condições não se avise o destinatário que há uma encomenda a ser desalfandegada e que vai ter um custo de X euros e se o destinatário pretende o desalfandegamento ou se pelo contrário pretende a devolução à origem.

Quer dizer, então qualquer empresa manda, por iniciativa própria e sem informar um seu cliente (por vezes estas empresas enviam ofertas sem ter ocorrido uma intenção de compra por parte do consumidor) , uma oferta e a "carrier" de destino não informa o destinatário que tem algo a chegar e desalfandega e faz-se cobrar de serviços sem informar o destinatário, entrega a encomenda e depois diz : "agora é X de desalfandegamento". É assim que se trabalha??

Ninguém me disse, na entrega, que ao aceitar a encomenda teria de pagar qualquer quantia.
Mais, a fatura nem sequer tem o meu nº de contribuinte, o que para se desalfandegar é necessário pois há que informar que contribuinte é notificado para pagar.

Para se desalfandegar ou para se tentar entregar uma encomenda no destino é necessário informar antes da entrega se o destinatário pretende receber a encomenda e quais os encargos que resultam dela, ou então adiantaram-se à vontade do destinatário assim sem mais nem menos?? Nem o meu contribuinte sabiam dado que na fatura aparece o meu contribuinte como PT999999999!!! Que raio de desalfandegamento foi? Mas queria cobrar-me 28.37 EUR!!! Ao contribuinte PT999999999!!! Assim é fácil trabalhar-se! Não é assim que se procede ao desalfandegamento. Há que notificar o destinatário! Nunca fui notificada. Recebi a encomenda sem qualquer contrapartida , pela Fedex.

É favor cancelar a fatura que me enviaram.

Eu por ser um destinatário de uma encomenda internacional não aceito tacitamente um serviço de desalfandegamento nem aceito pagar custos que não me deram a conhecer.

Façam como os CTT , DPD, etc: "está a chegar uma encomenda de fora. Vem na fatura o valor X (ou forneça-nos o valor). Então é Y euros para o sr. poder receber. Quer desalfandegar? Quer? Pague Y, não quer , vai para trás.

Não é agora substituir-se ao destinatário não lhe perguntando se pretende incorrer em custos (e quais são) para poder receber algo que lhe endereçaram e que poderá sequer nem ter sido resultado de uma compra. Neste caso até era uma oferta.
Data de ocorrência: 3 de agosto 2023