7.4
TNT Express Worldwide Portugal

TNT Express - Faturação individa e possível burla

Márcia Pontes apresentou a reclamação
8 de agosto 2023
Recebi recentemente uma "fatura" sem qualquer indicação referente à encomenda de que se trata ou remetente, com um valor de €26. Esta "fatura" não tinha qualquer indicação sobre como proceder ao pagamento, além de conter um n.º de contribuinte aleatório (PT999999999). Ignorei, por considerar que se tratava de burla.

Não tenho qualquer conta com esta empresa, nem tenho conhecimento de alguma vez ter recorrido aos seus serviços. Em todas as encomendas que faço, todas as taxas são pagas no momento de compra, de desalfandegamento ou de entrega. Nunca recebi qualquer fatura para pagar mais tarde, e duvido que tal seja legal.

Na semana passada, recebi um nova carta, desta feita em inglês, sem o meu nome ou n.º de contribuinte, a requisitar o pagamento para uma conta de IBAN alegadamente associada ao Millennium BCP. Novamente, não havia qualquer informação referente à encomenda correspondente. Ameaçam aplicar penalizações "ao fundos na conta" – conta essa que, relembro, não existe. Dizem que para dúvidas, devo contactar o n.º de telefone indicado, mas não há nenhum n.º de telefone na carta, e o email indicado é bastante suspeito.

Dirigi-me ao site da TNT e preenchi o formulário de apoio, para expor a situação e pedir esclarecimento sobre a encomenda associada a esta “fatura”. Sem qualquer resposta até hoje.

Ontem recebo mais uma "fatura", noutra morada e com um valor diferente. Mais uma vez, não há qualquer descrição da encomenda ou referência ao remetente. Apresenta outro n.º de contribuinte aleatório (PT999999991).

De salientar que os email indicados para o apoio ao cliente nestas cartas não correspondem ao que é apresentado no site da TNT.

Hoje, tentei telefonar, mas a assistente AI apenas indica para fazer o preenchimento do formulário, sem qualquer opção de falar com um assistente humano. Tentei preencher novamente o formulário, mas deu erro. Enviei um email para os dois endereços indicados nas cartas que recebi, bem como para o email indicado no site da TNT. Recebo em resposta três emails com formatação muito estranha (supostamente da FedEx) todos com um “case number” diferente. Recebo também resposta automática do endereço indicado no site da TNT que me mandava, novamente, preencher o formulário.

Voltei então ao site e preenchi o formulário conforme indicado no email acima mencionado, desta vez com sucesso, e aguardo resposta.
Data de ocorrência: 8 de agosto 2023
11 de agosto 2023
Recebi no dia 09/08 a seguinte resposta do endereço pt_customer_queries@tnt.com (de destacar que não é o e-mail apresentado no site e não foi em resposta ao formulário preenchido no mesmo):

"Exmo(a) Srs.
Acusamos vosso email.
Informamos que a fatura nº 300/230703, 300/172743 refere-se às despesas alfandegárias relativamente ao envio com a carta de porte nº [XXXXXX] efetuado através da Fedex.
Trata-se de um envio fora da Comunidade Europeia e tem um custo de alfândega associado. Nesta fatura estão incluídos apenas os honorários pagos pela TNT pelo tratamento e processamento dos documentos da alfândega e o IVA alfandegário.
Se você tiver alguma dúvida, não hesite em nos contatar.
Melhores cumprimentos,
Customer Financial Services | FedEx Express Europe | tnt.com"

O português de fraca qualidade e a ausência de branding no email e de qualquer assinatura leva-me a concluir que se trata de facto de uma burla altamente elaborada. Não voltarei a contactar.
Márcia Pontes avaliou a marca
11 de agosto 2023

Trata-se sem dúvida de uma burla e não compreendo como é que a TNT ou a FedEx não fazem um comunicado ao público sobre a situação.