41.6
  • sales.pt@tp-link.com

TP-LINK - Sem assistência técnica e falta de resposta

André Filipe
André Filipe apresentou a reclamação
31 de janeiro 2024 (editada a 31 de janeiro 2024)
Ex.mos Senhores,

Em meados de junho de 2022 adquiri através do vosso representante, Worten - Equipamentos Para O Lar S.A, o produto TP-LINK Deco M5 (3 Unidades - AC1300 - Dual Band) no valor de 169,99€.

Este produto foi adquirido em seguimento de aconselhamento do “operador especialista” que estava disponível na loja, o objetivo principal era colmatar algumas falhas de sinal que o router da minha operadora não garantia nas melhores condições e ter uma rede que garantisse não só estabilidade como velocidade em toda a casa.

A minha pretensão inicial era adquirir um de 2 modelos teoricamente superiores da vossa marca, que pelo menos tivessem tecnologia WiFi igual ou superior à do meu router atual (WIFI 6) e cobertura superior, estando a equacionar optar pelo TP-LINK Deco X20 (3 Unidades - AX1800 - Dual Band) ou TP-LINK Deco x55 (2 unidades AX3000), no entanto, o dito operador aconselhou antes a adquirir o produto que na realidade foi adquirido, reforçando que era o best-seller da TP-Link e que iria também ser alvo de upgrade da tecnologia WiFi 5 para 6 entre outras funcionalidades que estavam a ser atualizadas nos sistemas Deco, para além de que o preço era inferior e ainda teria um reembolso pela vossa campanha de aniversário.

Acreditando que os colaboradores que estão em loja e nomeadamente nesta área em específico sejam efetivamente especialistas ou pelo menos tenham maior conhecimento do que eu para comercializar este tipo de produtos, avancei com a compra.

Não me querendo muito alongar, sobre o processo de configuração e o qual até achei extremamente intuitivo, em cerca de 30 minutos conseguiu colocar os 3 Deco M5 em pleno funcionamento com estabilidade e velocidades idênticas às obtidas pelo router do operador, o contratado é 1Gb/200mb e a velocidade média obtida era 980/210 (cabo/wifi), enquanto que o router do operador por norma era ligeiramente acima 1002/230(Wifi/Cabo), o único senão era a tecnologia Wifi 6 que utilizo em praticamente todos os equipamentos não estar ainda implementada e certamente ajudaria na redução de latência e velocidade.

Após o lançamento de atualizações disponibilizadas pela TP-Link, tudo mudou e passou a ser um problema até aos dias de hoje. Neste momento ter o equipamento ou não ter é a mesma coisa, sem mais nada ligado na rede esta fica instável, a própria transição entre os Deco mais parece que funcionam como “repetidor”, consigo ver que estou ligado a um dos “pratos" e só desconectam quando perde o sinal a 100%, muitas vezes ficam indisponíveis(luz a piscar a vermelho) sem razão aparente e as velocidades quer por cabo direto (principal) ficaram reduzidas em quase 85%
Fazendo um reset e reconfigurando, tudo volta ao normal durante muito pouco tempo, por vezes 10 minutos está com o mesmo problema…

Inicialmente comecei a pensar que era problema da minha operadora, foi trocado router, toda a fibra interior e exterior, troquei de cabos para CAT6A porque os que eram fornecidos no equipamento eram 5e e continuei sempre com o mesmo problema, testado numa outra localização e com outra operadora o problema manteve-se e de facto percebi que o problema estava nos Deco e então tentei ligar várias vezes para os números que se encontram no site da TP-Link sem sucesso.

Dirigi-me com o equipamento à loja onde foi adquirido e explicada toda a situação deram-me vários contactos da TP-Link, informando-me que o melhor seria tentar inicialmente abordar o suporte direto da marca, ao qual eu indiquei que já tinham sido efetuadas várias tentativas por via telefónica sem sucesso e então sugeriram por e-mail.

Enviei e-mail para a TP-Link a 17/8/2023 e após várias tentativas de falar com alguém, finalmente a 24/8/2023 é que consegui estabelecer contacto, após quase 1 hora de conversa com o vosso colaborador, este indiciou-me que infelizmente fui “enganado” com a tecnologia Wifi 6 porque isso é implementado no chip de hardware e não apenas software e que apesar de darem formação aos retalhistas, não tem como controlar, mas que iriam resolver os problemas reportados e que tinham conhecimento dos mesmos por parte de outros utilizadores…

Ficou então combinado enviarem-me um e-mail a solicitar algumas informações relativas ao equipamento (conta, número de série, versão hardware, software) para ser avaliada a situação, este e-mail foi recebido e respondido no mesmo dia do contacto.

Hoje dia 31-01-2024 e após 178 tentativas de contacto para os vários números disponíveis no site, 351 961 650 117 / 213 470 492 (SOHO) & +351 969 285 896 / 213 470 492 (SMB) e envio de vários de e-mails, não obtive mais nenhuma resposta por parte da TP-Link por nenhuma via, os números atualmente estão desligados ou não estão disponíveis para contacto.

Por último, procurei resolver este problema através dos vossos canais e sem apresentar nenhuma reclamação externa, mas sem sucesso, caso assim continue terei que forçosamente agir por outras vias.

Aguardo resolução célere.

Cumprimentos.

André Dias.
Data de ocorrência: 24 de agosto 2023
TP-LINK
1 de fevereiro 2024
Muito bom dia Sr. Simon Ferreira,

Quero desde já agradecer pelo seu contacto.

Apresentamos deste já as nossas desculpas pelo transtorno causado com o compromisso de o ajudar com o pedido de suporte pós-venda. Verificámos de que o seu e-mail foi filtrado por o nosso sistema de e-mail, classificando-o como SPAM.

Conseguimos fazer um rastreio e identificámos um segundo e-mail no qual será respondido com a maior brevidade.

Suporte Técnico TP-LINK Portugal
Horário de Funcionamento:
2ª a 5ª Feira - 9:00-13:00 e 14:00-18:00 / 6ª Feiras: 9:00-13:00 e 14:00-17:00
E-mail: suporte.pt@tp-link.com
Website: www.tp-link.pt
André Filipe
6 de fevereiro 2024

Aconselho a relerem novamente a reclamação, para além de não resolverem o problema, identificaram o cliente errado e referente a outra reclamação.

Quanto ao segundo e-mail "rastreado", lamento discordar, pois não enviei apenas 1 ou 2 e-mails e se analisarem a reclamação e documentação anexada, poderão verificar que existiu resposta da vossa parte para pedido de informações do equipamento, ou seja, o e-mail nunca poderia ter ido parar a SPAM, caso contrário nunca teriam respondido.

Aguardo uma resolução célere.

André Dias.