Traventia
Excelente
Excelente
A Pie de Pista S.L.U.
  • 911 23 69 69
    Chamada para rede móvel nacional
  • C. de López de Hoyos
    135, 4ª planta
    28002 Madrid
  • ola@traventia.pt

Traventia - Reclamação de fatura

SARA SIMOES
SARA SIMOES apresentou a reclamação
5 de outubro 2023
Fiz uma reserva neste operador num hotel em Portugal, na qual aparecia o valor correspondente á reserva e ao lado dizia com iva incluído, e no ato da reserva questionavam se pretendia fatura e pedia o nº de contribuinte, preenchi corretamente o que solicitavam, e posteriormente aguardei que a fatura aparecesse no portal das finanças sendo que como não estava a aparecer fui novamente ao site e imprimi a fatura para verificar se me tinha enganado nos dados que forneci, e verifiquei que na fatura aparece 0% iva ao abrigo de um regime especial da lei espanhola. Uma vez que quando fiz a reserva não dizia isento de Iva, não me parece uma atitude legal passarem a fatura sob uma morada fiscal em Espanha.
Data de ocorrência: 13 de agosto 2023
Traventia
16 de outubro 2023
Bom dia Sara,

Obrigado pelo seu contacto.

Verificamos que no dia 4 de Outubro, contactou-nos através do nosso Departamento de Reservas solicitando um esclarecimento sobre a dedução do IVA do serviço contratado, neste caso a reserva de um Hotel em Portugal. Relativamente a este caso, foi indicado o seguinte:

As Agência de Viagens Online como a Traventia (com sede fiscal em Espanha) estão sujeitas ao regime especial do IVA de agências de viagens.
Ao abrigo deste regime especial, o IVA não é indicado nas faturas porque este IVA não é dedutível pelo destinatário da fatura. Esta é a principal diferença em relação ao regime geral do IVA, em que o IVA é dedutível e discriminado na fatura.

No entanto, excepcionalmente, para que possa recuperar este valor, foi efetuado um reembolso que corresponde ao valor da quota de IVA. Este desconto comercial foi reembolsado através do mesmo método de pagamento utilizado na sua reserva.

Muito obrigado pela sua compreensão,

Com os melhores cumprimentos
SARA SIMOES
SARA SIMOES avaliou a marca
17 de outubro 2023

Apesar de terem arranjado uma solução para a situação, não acho que sejam claros no que diz respeito a faturação para quem está a fazer reservas