Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
64,4%
Média das Avaliações
32,4%
Taxa de Retenção de Clientes
32,6%
Ranking na categoria
Trofa Saúde Hospital
  • 252 090 600
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Rua Fernão de Magalhães, nº 2, Fração E
    4400-629 Vila Nova de Gaia
  • geral@trofasaude.com

Trofa Saúde - Cobrança indevida

Resolvida
Ana Rita Guimarães
Ana Guimarães apresentou a reclamação
29 de fevereiro 2024
Boa tarde,
Venho por este meio expor uma situação que sucedeu no dia 19/12 no hospital da trofa em alfena. Dia 19/12 fui pela primeira vez ao hospital da trofa para ter uma consulta de imunoalergologia com o Dr Jorge, na minha chegada dirigi-me ao balcão da qual fizeram a admissão da consulta e a ficha médica , uma vez que teria sido a primeira vez que tinha consulta no hospital.
Aquando a hora da consulta fui chamada pelo médico, respondi às suas questões e a dada altura o mesmo decide realizar testes alérgicos sem qualquer aviso ou qualquer informação dos mesmos, eu acompanhada pela minha progenitora não consideramos nada acerca do mesmo pois achamos um procedimento natural uma vez que já mo foi feito inúmeras vezes anteriormente num outro estabelecimento médico.
Findo a consulta já passava da hora de fecho do hospital e não havia ninguém na receção para marcar uma próxima consulta e assim esta seria marcada telefonicamente.
Uns dias depois a minha progenitora recebe mensagens do hospital com avisos de pagamentos na qual fomos surpreendidas uma vez que o pagamento da consulta já tinha sido realizado antes sequer da consulta.Assim, foi feito um telefonema para vossas excelências da qual nos dão a notícia de que os testes realizados em meio da consulta tinham um custo adicional, informação que nunca chegou a nós nem pelo médico nem pela rececionista que tinha o dever e obrigação de informar os novos frequentadores do hospital da política do mesmo, inclusive tabela de preços.
Neste sentido, aconselho vivamente a leitura do Decreto-Lei número 138/90, de 26 de Abril e o respetivo artigo décimo que prevê que os preços de toda a prestação de serviços, seja qual for a sua natureza, devem constar de listas ou cartazes afixados no lugar onde os serviços são propostos ou prestados ao consumidor.
Mais,
"Ao abrigo do n.º 4 do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 138/90, de 26 de Abril:
Manda o Governo, pelos Ministros da Economia e Adjunto do Primeiro-Ministro, o seguinte:
1.º Ficam sujeitos à obrigatoriedade de indicação de preços a que se refere o artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 138/90, de 26 de Abril, os serviços prestados pelos médicos.
2.º Os preços das consultas e demais atos médicos, atualizados de acordo com o Código de Nomenclatura e Valor Relativo de atos Médicos da Ordem dos Médicos, devem ser expostos nos consultórios, hospitais, clínicas ou outras unidades de saúde não integradas no Sistema Nacional de Saúde, de forma clara, visível e em local acessível aos utentes."
Este foi o e-mail enviado a dia 29/12/2023 do qual nada foi resolvido pois recebi uma carta do hospital a dia 20/02/2024 a ameaçar situações judiciais como é o normal da sua parte. Feita uma pequena pesquisa no portal da queixa verifiquei que é um hábito por parte do hospital da trofa fazer cobranças indevidas, assim se o assunto não for solucionado de forma breve este irá ser resolvido com o contacto à provedora da justiça pois é vergonhoso tantas reclamações do mesmo assunto.
Deixo em anexo um exemplo de entre muitos das suas cobranças indevidas de dinheiro relativamente ao mesmo assunto, anexos esses que serão igualmente expostos no portal da queixa assim como à provedora de justiça.
Atentamente,
Ana Guimarães.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 29 de fevereiro 2024
Trofa Saúde
29 de fevereiro 2024
Exma. Sra. Ana Rita Guimarães,

Agradecemos desde já o facto de ter registado esta ocorrência, que mereceu a nossa melhor atenção e que é também útil para monitorizar a qualidade dos nossos serviços.

Tendo em conta que o Portal da Queixa não é um canal oficial para apresentação de reclamações, e para salvaguarda da privacidade da informação prestada, consideramos mais conveniente dar tratamento à mesma através do contacto direto entre a Unidade Hospitalar e o cliente. Informamos assim que a situação que nos reporta foi reencaminhada para a Unidade Hospitalar do Grupo Trofa Saúde responsável pela prestação dos serviços médicos.

Solicitamos, por isso, que aguarde um contacto da nossa parte, o qual será enviado para o endereço de email que nos indicou.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Grupo Trofa Saúde
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.