49.3
  • customercare@uniplaces.com

Uniplaces - Facilita ilegalidades nos arrendamentos

Nelson Ferreira apresentou a reclamação
4 de outubro 2016

Utilizei a plataforma da Uniplaces para encontrar quarto para morar em Lisboa. Foi-me garantido por um dos operadores da linha telefónica de apoio ao cliente que todos os senhorios dos quartos publicitados na plataforma faziam contrato de arrendamento e passavam o recibo legalmente exigido.

Assim, fiz reserva de um quarto até dia 31/12/16, tendo pago à cabeça 300€, dos quais 60€ corresponderam à taxa de serviço e 240€ ao valor mensal da renda do quarto.

No final do primeiro dia de estadia solicitei à senhoria da casa que me passasse um recibo, a qual me respondeu que não passava recibos. Em alternativa, pedi-lhe que assinássemos um contrato. Na altura concordou, mas dias mais tarde voltou com a palavra a trás, dizendo que não assinava nada.

Como se isto não bastasse, no final dessa semana recebo uma mensagem da mesma a informar-me de que queria que saísse lá de casa no final do mês.

Entretanto arranjei outro quarto, pelo que combinei com a senhoria que ia sair antes do mês acabar se ela me devolvesse metade do mês de renda que eu tinha pago, tendo ela concordado. Um dia antes do final dos primeiros 15 dias do mês, disse-me que me devolvia apenas 100€ dos 120€ correspondentes a metade da renda, uma vez que da Uniplaces tinha apenas recebido o valor de 206€.

Confrontado com esta situação, enviei um e-mail à Uniplaces a denunciar o sucedido e a exigir a restituição do valor pago como taxa de serviço e dos 20€ que a senhoria não me queria pagar. Quanto a esta exigência nada me foi respondido, tendo sido dito apenas que lamentavam que tivesse havido um mal entendido.

Em resultado, a minha reserva não ficou garantida, perdi 80€, fiquei sem recibo da taxa de serviço que paguei e deparei-me com um serviço que não protege os consumidores em caso de não cumprimento das reservas por parte dos senhorios.

Por outro lado, esta plataforma facilita a ilegalidade dos arrendamentos e aproveita aos cometedores de fraude fiscal.

Para além desta queixa que serve de aviso aos potenciais utilizadores desta plataforma, farei uma denúncia ao Ministério Público.

Data de ocorrência: 4 de outubro 2016
Uniplaces
9 de outubro 2016
Caro Nelson,

Lamentamos sinceramente que a sua experiência connosco não tenha sido positiva.

Conforme o email que lhe enviámos directamente esta manhã, aguardamos o seu contacto para - após apurar todos os detalhes do caso - conseguirmos assegurar que o Nelson será devidamente compensado pelas inconveniências passadas.

Podemos garantir que a situação descrita não é normal e é importante notar que a Uniplaces não facilita de forma alguma a evasão fiscal dos provedores de alojamento com os quais colabora.

Todos os pagamentos são necessariamente efectuados via transferência bancária e, o valor cobrado - tanto ao proprietário como ao inquilino - é automaticamente facturado (sendo a fatura enviada por email) no ato de aceitação da reserva.

Infelizmente, e apesar de estarmos a desenvolver mecanismos nessa direção - não conseguimos ainda assegurar a 100% que todos os nossos senhorios cumprem os comportamentos aos quais se comprometem. Nomeadamente, assumimos que os nossos proprietários conhecem e obedecem o seu dever de formalizar contratos de arrendamento directamente com os seus inquilinos.

Por esse motivo, nas raras incidências como a que o Nelson reportou, a Uniplaces age - naturalmente - em defesa do inquilino, atribuindo a responsabilidade do cancelamento à parte que entra em incumprimento, e, dessa forma, procede ao reembolso total dos valores pagos pelo mesmo à Uniplaces no ato de reserva.

Apesar de nos ter abordado após o período de garantia de 24 horas que reservamos para apresentação de qualquer tipo de queixa - período no qual ainda temos na nossa posse o dinheiro que normalmente será transferido ao proprietário - será sempre a nossa posição assegurar a devolução ao inquilino do valor pago como taxa de serviço (ainda que de forma manual), como reconhecimento de não termos conseguido prestar um serviço do nível de qualidade ao qual nos comprometemos.

Ficamos à espera da sua resposta ao nosso email para conseguirmos tentar levar esta situação a bom porto.

A Equipa Uniplaces
31 de outubro 2016
Informo que a minha situação foi resolvida pela Uniplaces.
Fui devidamente compensado pelos prejuízos que me foram causados pela ilegalidade praticada pela senhoria da casa.
Foi-me devolvida a taxa de serviço acrescida de uma compensação a fim de regularizar o valor por mim pago por cada noite que passei no quarto.

Agradeço a disponibilidade e prontidão da Equipa da Uniplaces em dialogar e resolver esta situação.

Nelson Ferreira avaliou a marca
1 de novembro 2016

Concordo com o Miguel Cabrita. Com a Uniplaces vai sempre por sua conta e risco pois os contratos com a Uniplaces estão definidos na internet desse modo. Não faço queixa em Portugal do que se passou com o meu filho em Barcelona (usarei outros recursos) porque é um pais estrangeiro. Mas no momento em que se escolhe um quarto e nos comunicam que está disponivel, não há modo de o visitar sem fazer o contarto com a Uniplaces de antemão . Isto quer dizer que o cliente está desde logo a aceitar todas as condições que são: pagar à Uniplaces o seu serviço+1 mês de renda. Mesmo que o quarto não seja o esperado ( como descrito no site), nunca há modo de receber esse mês de renda adiantado pois a Uniplaces, ao contrario do que afirma , é uma plataforma de negócios que protege os arrendatários. Os clientes são os "patos". Se depois há ou não contrato de arrendamento; ou se se cumprem outras questões legais, o inquilino fica na mão do arrendatario. E como este negócio é em mais de 90% sobre estudantes estrangeiros que estão fora do seu paíspor periodos limitados ( motivo pelo qual se criou o negócio), ficam estes estudantes fargilizados pois estão noutro país que desconhecem e onde accionar mecanismos legais de resolução vai além do período que ali permanecem. E assim a maioria fica calada e acarreta os prejuízos.