49.3

Uniplaces - Taxa cobrada sem cumprir com o prometido

Em tratamento
Sandra Lessa apresentou a reclamação
6 de abril 2024
Realizei uma compra nos serviços da Uniplaces e (ID 963399), como de praxe, cobram o valor de 600,00 Euros para os serviços da empresa que incluem. A taxa de serviço cobre, entre outras coisas, uma verificação do local e um certificado oficial de acomodação, bem como a segurança de 24 horas se o local não for como aparece nas fotografias do site. Concordei com a taxa de serviço uma vez que incluía essas garantias.

Após o pagamento da taxa do serviço e também o valor do primeiro aluguel (1050 Euros), a imobiliária que tomava conta da casa do senhorio me enviou o contrato onde constava que eu seria a responsável por questões estruturais como o quadro elétrico, encanamentos, conservação da limpeza e ainda, que se o senhorio necessitasse do local por qualquer imprevisto pessoal eu teria 15 dias para desocupar o apartamento durante minha estadia (documentos em anexo). Respondi que não poderia assinar tal contrato sem antes conhecer o local e, diante disto, a imobiliária me permitiu conhecer a residência 3 dias antes da mudança. Ao chegar no local, encontrei-o ser inabitável. Entulhos pelo quintal, sujeiras incrustadas no chão, coisas estruturais como fogão de indução rachado ao meio, mofo por todas as janelas e frigorífico, portão enferrujado e quebrado, cortinas penduradas com fita adesiva e um odor pelo ar (fotografias em anexo). Ao sair da casa, avisei a Uniplaces da situação e que seria impossível realizar a mudança e a resposta da empresa foi que eu teria que retornar ao local e comprovar o que eu estava afirmando ou não me devolveriam o valor do primeiro aluguel (1050 euros). Neste momento, questionei a empresa se conheciam o local, não me responderam, ao que percebi que a verificação da morada, como prometido no site, não havia acontecido, pois seria no mínimo inadequado oferecer uma morada em tais condições que colocam em risco a permanência numa casa. Neste momento, a empresa me expôs a três situações:

- A insegurança financeira ao reterem o meu dinheiro de maneira inadequada;
- A vulnerabilidade de ficar sem casa com uma mudança nas mãos;
- O constrangimento de retornar à casa do senhorio para fotografar o ambiente, mesmo este sabendo que eu não ficaria no local.

Me comuniquei com o senhorio para marcar a segunda visita no local e este somente pôde me atender dois dias depois, ao que a Uniplaces me enviou um e-mail avisando que, na minha ausência de resposta, estavam depositando o valor do aluguel ao senhorio. Retornei dizendo que isso era ilegal, pois meu arrendamento em contrato iniciaria exatamente naquele dia (pois pude visitar o local antecipadamente). Perceberam o erro e me deram 24 horas ou teria que pagar por um aluguel sem habitar o local nem um dia. Enviei as fotografias avisando mais uma vez que não ficaria no local e a resposta foi que primeiro entrariam em contato com o senhorio para ver se ele apresentava uma solução, ou seja, em nenhum momento a empresa tentou acolher a minha situação e o prejuízo que me deram ao me deixar na rua, tudo isso pelo fato de prometerem uma vistoria no local que não foi realizada. Após enviar as fotografias e vídeos, a empresa me devolveu o valor de 1050 Euros me pedindo desculpas, mas não me devolveram a Taxa de Serviço de 600,00. Estou em busca da devolução desta taxa, a qual eu não me importaria de pagar desde que a Uniplaces cumprisse com a vendido que era apenas o básico: realizar uma inspeção e vistoria nas moradas disponibilizadas em seus serviços. Ou seja, desconfiem das casas oferecidas no site e do acolhimento e diálogo com os inquilinos.
Data de ocorrência: 6 de abril 2024
Uniplaces
9 de abril 2024
Olá Sandra,

De acordo com os nossos registos, a tarifa de serviço foi descontada do seu pagamento desde o inicio, pelo que nunca chegamos a cobrar esse valor.

Por favor verifique no seu método de pagamento e se encontrar qualquer alteração, contacte connosco em: customercare@uniplaces.com

Agradecemos a sua colaboração.

A Equipa Uniplaces
9 de abril 2024
Prezados,

Durante minha primeira tentativa de reserva com vossa empresa ocorreu um depósito de 600 Euros para a reserva de uma unidade com datas incorretas. O processo demandou 30 minutos e, infelizmente, a única alternativa oferecida por vocês foi a de procurar outro local disponível. Não foi proporcionada nenhuma discussão ou opção viável caso não encontrasse um local adequado às minhas necessidades. Considero essa abordagem mais condizente com uma estratégia para reter clientes do que com um desconto. Apesar de minhas tentativas de encontrar uma solução para não perder o valor depositado, o desfecho foi ainda mais desfavorável, como já estão cientes.

É importante ressaltar que nenhum desconto foi aplicado, apesar de o serviço ter sido devidamente pago e não ter sido prestado conforme o acordado.

Atenciosamente
Sandra Lessa
Sandra Lessa está a aguardar resolução da marca

o querto que arrendei num apartamento completamento IMUNDO e com VARIAS avarias desde casa de banho sem agua quente e sem chuveiro as privadas soltas, mofo, infiltracao no teto, e, pasmem, sou A TERCEIRA pessoa esse ano a se recusar a ficar nesse quarto, tenho as msgs do grupo dos moradores da casa assim com as msgs de antigos inquilinos falando que sairam pelo MESMO PROBLEMA, fora que o senhorio GRITA com os estudantes e entra no quarto dos mesmos sem permissao. ENFIM, essa e a UNIPLACES