49.3
  • customercare@uniplaces.com

Uniplaces - Fotos pouco claras

Vera Martins apresentou a reclamação
5 de julho 2019
No dia 4/7, como uma das minhas funções na Empresa, procedi a uma tentativa de reserva de um apartamento descrito como apartamento com 2 quartos, pela Uniplaces, e quando aceite pela senhoria entrei em contato com esta e percebi que um dos quartos está "dentro" do outro, ou seja, temos uma porta para entrar num quarto e dentro deste tem outra para entrar no 2º quarto. Eu até percebo que para alojamento familiar não seja inconveniente, mas para o alojamento de dois colaboradores que são apenas colegas de trabalho há uma grande falta de privacidade. Em conversa com a senhoria, esta mostrou-se inteiramente compreensiva com a situação, até porque as fotos não claras neste aspeto, apenas se vê que o quarto tem uma porta, mas não a que divisão da casa vai dar essa porta.(ver anexo)
Pedi à senhoria que pedisse o cancelamento, visto que na plataforma como inquilino essa opção leva diretamente à perda da 1ªrenda e da taxa cobrada pela Uniplaces, e a mesma prontificou-se a faze-lo. Hoje fui contatada pela Uniplaces, que mesmo sendo a senhoria a cancelar(tendo percebido que a foto induz em erro) me iriam cobrar o valor da renda e da taxa. Ora, o valor da taxa até compreendo, mas a renda não pois a senhoria disse que poderia cancelar sem os custos associados à renda.
Acho que a Uniplaces, neste caso só teve em consideração beneficiar a senhoria (mesmo não sendo a sua vontade) e por isso, venho desta forma reclamar e solicitar a alguém superior que reveja o caso e que tente solicionar este problema de uma melhor forma para todos. Pretendo usar novamente a plataforma, pois preciso de encontrar uma solução aos colaboradores, mas se esta não for revista nunca mais irei utilizar esta plataforma.
Data de ocorrência: 5 de julho 2019
Uniplaces
9 de julho 2019
Estimada Vera,

Obrigado por nos informar sobre este tema e lamentamos saber que a sua experiência nos foi de todo agradável.

Identificámos o seu caso e pudemos verificar que o mesmo foi mediado da melhor forma, de acordo com os nossos procedimentos e Termos & Condições.

Por favor, note que a Uniplaces se esforça para garantir que todas as informações publicadas no site sejam claras, precisas e completas. No entanto, como não fornecemos alojamento, nem sempre podemos garantir isso mesmo e sendo assim providenciamos alternativas de resolução.

Como compreendemos que no seu caso houve uma perda monetária considerável, ainda que por não estar de acordo com a solução apresentada, em concordância com a proprietária, informamos que foi adicionado ao seu perfil um desconto de 50% na nossa taxa de serviço, que poderá utilizar na sua próxima reserva até ao dia 15.08.2019.

Gratos pela colaboração e resto de boa semana.

A sua equipa Uniplaces
9 de julho 2019
Boa tarde Exmo.s Sr.s

Agradeço desde já a vossa resposta.

Os vossos termos e condições dizem que se forem detetadas até 24 depois do inicio da estadia irregularidades no anuncio, que o valor do alojamento assim como taxa de serviço são devolvidos, podendo a Uniplaces arranjar uma alternativa.

Ora, neste caso especifico, a Uniplaces (através) do senhorio em questão, apresenta na sua plataforma uma habitação com dois quartos para arrendamento.

De acordo com a legislação Portuguesa, não é de todo autorizado que se divida uma divisão em duas e em vez de um quarto se passe a determinar que essa habitação tenha dois quartos. Irregularidade facilmente provada quando os nossos advogados forem junto da Camara Municipal de Lisboa pedir um planta original do alojamento e respetivas licenças para exercício de atividade.
Por outro lado, nenhuma inspeção camarária aprovaria um quarto onde se localiza o quadro elétrico da habitação por cima da cabeceira da cama, o que claramente põe em causa a segurança dos hospedes na habitação.
Resumindo, o anuncio não está de acordo com o que existe no local e o alojamento não reune condições para os hóspedes poderem ficar alojados dentro do que estava anunciado.

Resta-me dizer que não estou de acordo com a vossa proposta para resolução do problema e que a única solução que aceito será:
- Devolução integral do valor pago pela renda e taxa de serviço da Uniplaces; ou
- Devolução integral do valor pago pela renda e a Uniplaces me arranjar uma alternativa viável de alojamento para o período entre 1 Ago 2019 a 31 Dez 2019, sendo a comissão já paga para esse novo alojamento

Caso nenhuma desta opções seja aceite da vossa parte, avançaremos com um pedido de inspeção ao alojamento junto da CML e os nossos advogados entrarão em contacto com as duas partes (senhoria e Uniplaces) para uma resolução litigiosa.

Melhores cumprimentos,
Uniplaces
11 de julho 2019
Estimada Vera,

Agradecemos a sua resposta.​

Por favor, note que foi comprovado que não existem irregularidades relacionadas com a oferta publicada na nossa plataforma, e na verdade se trata de uma propriedade com dois quartos. No entanto, existem algumas propriedades mais típicas que têm uma estrutura diferente, o que não quer dizer que as mesma tenhas sido modificada.

No seu caso, verificamos que lhe foi proporcionada toda a informação e explicações necessárias sobre a propriedade e reembolso e ainda assim a sua decisão foi de cancelar a sua reserva, consciente de que se aplicaria a política de cancelamento.

Permaneceremos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional através do canal de comunicação indicado.
Gratos pela colaboração.

A sua equipa Uniplaces
11 de julho 2019
Exmos. Senhores,

É inadmissível como a Uniplaces toma uma posição claramente tendenciosa a favor da senhoria e mesmo a favor da sua comissão neste processo.

É suposto a plataforma ser um intermediário de confiança que proteja Senhorio e Inquilino nas informações que são prestadas por ambas as partes. Neste caso a UNIPLACES não está a fazer de todo o seu propósito.

Voltando ao processo, no dia da reserva e logo após a sua confirmação, assim que recebi o contacto direto da senhoria, entrei em contacto para combinar os pormenores. É nessa altura que me é dada a informação da disposição real da casa e que em nenhum momento me foi possível ter acesso a partir da plataforma.
Apesar da vossa argumentação, é IMPOSSÍVEL aferir pelas fotos que um "suposto quarto" é de acesso obrigatório a partir de outro, apesar de vocês dizerem que sim pela foto nº 20 (anexo neste texto). Desafio desde já a escreverem neste portal, qual é a vossa perspectiva sobre essa foto que vos permite com clareza dizer que o acesso a um segundo quarto é feito pelo primeiro ou então uma outra foto qualquer presente no anuncio na altura que permita inferir isso mesmo.

Bem, independentemente da vossa argumentação, nessa mesma conversa com a senhoria e quando percebemos o problema acordamos num cancelamento feito pela mesma por declarações não claras para não gerar custos a nenhuma das partes.

Segue SMS enviada pela mesma ainda nessa noite e qual posso provar se necessário:

"Acabei de enviar um e-mail a perguntar como proceder num caso assim. Eu não me importo de cancelar, mas no painel da plataforma não tem nada que eu possa cancelar."

A confirmação da reserva recebida no dia 4 de Julho de 2019 às 19:59 e a mensagem da senhoria no mesmo dia pelas 22:26. Nem 2h30 passaram.

Perante todos estes factos, parece-me até que é a Uniplaces a ter uma atitude mais reprovável neste processo. Outro exemplo é este ultimo comentário deixado neste portal "No entanto, existem algumas propriedades mais típicas que têm uma estrutura diferente", como se isto fosse um argumento válido para uma casa poder ter 2 quartos numa única divisão dividida e sem condições de acesso direto às duas e um quadro elétrico por cima de uma cabeceira de cama.

Por fim, a única coisa que me disseram por telefone é que se ninguém iria mesmo aparecer na casa deveríamos fazer o cancelamento da reserva, o que foi feito uma vez que a casa não tinha condições para os hospedes ficarem alojados.