Benetton Group S.p.A
  • info@benetton.it

United Colors of Benetton - Negada a troca de um artigo

Vitor Afonso apresentou a reclamação
5 de novembro 2022
No passado dia 15 de novembro efetuei uma compra de 2 artigos com o valor total de 29.90€, onde foi uilizado um voucher de 20€ referente ao Family Card, tendo a pagar 9.90€. No dia 05 de novembro dirigi-me à loja para trocar o artigo de menor valor, que tinha custado 9.95€, por outro de valor aproximado, pagando eu o execedente montante em falta.

Acontece que o valor que no talão marca 9.95€, no sistema está marcado a 3.45€ e apenas me deixam trocar esse artigo por outro igual de cor ou tamanho diferente.

Não me conseguiram explicar o porque de o artigo estar marcado a 3.45€, quando no talão está marcado a 9.95€. Disseram que este valor é divido pelo valor que paguei depois de ter usado o voucher, mas não me souberam dizer o porquê do valor marcado ser inferior ao marcado no talão.

No regulamento do Family card: https://familycard.benetton.com/Template/FullVerticalPage/Regolamento não faz referência a isso. No regulamento consta o seguinte: "No caso de devoluções de artigos nos quais no recibo tenha sido utilizado um Benetton Family Card, o cliente terá direito de trocar o produto por um montante de igual valor ou um bónus de aquisição emitido pelo Ponto de Venda num montante equivalente ao valor do produto devolvido e que não dará direito a acumular “Green Points” adicionais." Em lado nenhum encontro esta informação.

Não percebo porque se recusam a trocar o artigo por outro a contabiizar o valor inicial do artigo, pagando eu o execedente caso seja caso disso.
Data de ocorrência: 5 de novembro 2022
8 de novembro 2022
Estimado cliente,

Em relação à nossa política de trocas de artigos em que foi utilizado um voucher Family Card, tal como foi referido pela equipa em loja, o valor descontado é distribuído por cada peça comprada. Desta forma, sendo 29,90€ o total do talão (constituído por uma peça de 19,95€ e por outra peça de 9,95€), ao ser descontado o voucher 20€, o nosso sistema distribui o desconto pelo total, assumindo um desconto de 66,89% em cada peça. Assim sendo, a peça de 9,95€ com 66,89% de desconto fica por 3,29€ e a peça de 19,95€ com 66,89% de desconto fica por 13,34€, sendo que ao efetuar a troca de um dos artigos, o valor que o sistema assume é o valor após o desconto do Family Card, ou seja, no caso da peça que referiu corresponde aos 3,29€, uma vez que o valor proporcional do voucher foi já usufruído na primeira compra.

Lamentamos que a equipa não tenha conseguido explicar a mecânica, no entanto já foi instruída sobre esta mesma questão. Esperamos voltar a vê-lo numa loja Benetton.

Benetton Group Portugal
8 de novembro 2022
Q explicação está muito boa. Contudo não foi apresentado em loja, nem aqui o regulamento do funcionamento do family card. Assim sendo continuo a afirmar que é iligal, sendo o próximo passo a seguir o Tribunal Arbitral do Consumo.

É de lamentar o tipo de solução que dão a clientes fidelizados. Bennetton nunca mais.
Vitor Afonso avaliou a marca
6 de dezembro 2022

Nenhum respeito pelo cliente e não fornecem as condições contratuais.