Ensino Superior
UTAD37.3
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Quinta de Prados, 5001-801 Vila Real
  • reitor@utad.pt

UTAD - Fui vitima de implicância por parte da orientadora de estágio

Mariana Figueiredo
Mariana Figueiredo apresentou a reclamação
13 de janeiro 2024 (editada a 15 de janeiro 2024)
Estive a estagiar no serviço de pneumologia do Hospital de Vila Real com uma orientadora. Quando tive de sair do serviço por me ter sentido mal devido há ansiedade a mesma desvalorizou o ocorrido, e ainda referiu que devia desistir do curso. A partir dai falava mal de mim aos elementos da equipa toda( colegas meus (estudantes), elementos da equipa multidisciplinar). Denegrindo a minha imagem. O professor responsável pelo estágio não fez nada por mim ouvindo só os factos da orientadora, que me passou a chamar arrogante. A mesma acabou por me conseguir fazer chumbar no estagio. Sendo que sempre fui uma aluna exemplar que tira 15/ 16 nos estágios e nunca deixou nenhuma cadeira para traz.
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2024
UTAD
25 de janeiro 2024
Exma. Sra. Mariana Figueiredo,

Agradecemos a exposição efetuada, que mereceu da nossa parte a melhor atenção.

Relativamente a esta, e seguindo os procedimentos estabelecidos, foi solicitado ao responsável da área visada análise à sua exposição. Lembramos em primeiro lugar, que os assuntos académicos e diretamente relacionados com o processo de ensino-aprendizagem devem ser dados a conhecer, através dos órgãos de gestão que os estudantes têm disponíveis, nomeadamente ao Diretor de Curso e ao Conselho Pedagógico das Escolas. Foi esse o procedimento que tomámos. Para cumprimento estrito do RGPD, remetemos-lhe um email onde lhe é dada a explicação e resposta pormenorizada à sua exposição. Com base nessa explicação, cumpre-nos esclarecer e lembrá-la que a Sra. D. Mariana Figueiredo, aquando das reuniões intercalares, que têm como objetivo oferecer feedback, por parte dos orientador e supervisor, sobre a prestação no estágio, concordou com a apreciação realizada sobre o seu desempenho. Lembramos também que a calendarização dos períodos de estágio e locais é feita atempadamente (no início dos semestres) e de forma a cumprir os calendários académicos, bem como a permitir a disponibilização de períodos de estágio a todos os estudantes. Entendemos assim não haver outras medidas a tomar.

O Gabinete de Planeamento, Avaliação e Melhoria
Mariana Figueiredo