Ensino Superior
  • reitor@utad.pt

UTAD - Vigarizada

Célia Carvalho Lucas
Célia Lucas apresentou a reclamação
3 de abril 2024 (editada a 18 de abril 2024)
Foi o e-mail que enviei para a senhora responsavel pelos assuntos dos serviços academicos: Boa Tarde venho por este meio pedir o reembolso da transferência que fiz no dia 23/08/2021, pela reinscrição num Mestrado, que pelos vistos não deveria ter feito, pois fui aluna no ano 2020/2021 do 1º ano de Mestrado. No dia 16 de Agosto fui presencialmente à Utad aos serviços académicos onde antes do pagamento fui esclarecer a minha situação e pedir a situação de aluno que me foi entregue pelo funcionário para poder fazer a inscrição. Houve um erro pois paguei por um serviço que não necessito.
Se me for negado o reembolso faço questão de expor a situação no portal da Deco .

Melhores Cumprimentos
Celia Lucas

Nunca tive resposta nem qualquer reembolso, ja para não falar de uma vez ter pago 100,00 por uma disciplina por erro do funcionário dos serviços academicos.
Data de ocorrência: 3 de abril 2023
UTAD
23 de abril 2024
Exma. Sra. Célia Lucas,

Na sequência do comentário que apresentou neste portal, e como é procedimento habitual na UTAD, pois está claramente identificado nos sistemas de gestão e garantia da qualidade, procedemos à averiguação da situação, para que, tendo de facto ocorrido como a D. Célia refere, se procedesse de imediato à regularização do que expõe. Compete-nos por isso informá-la a si, e a bem do bom nome da UTAD, que a D. Célia colocou em questão, e a todos os que consultarem esta plataforma que:
- o email que a D. Célia refere foi efetivamente remetido ao Diretor dos Serviços Académicos no dia 24 de Agosto de 2021;
- como resposta ao email, foi solicitado à D. Célia Lucas um IBAN para que se procedesse à transferência do valor pago, (60) sessenta euros;
- no dia 25 de Agosto de 2021 a D. Célia apresentou o IBAN solicitado;
- no dia 9 de Dezembro de 2021, a UTAD procedeu à devolução do valor à D. Célia Lucas;
Todas as operações que referimos nesta resposta são comprováveis com documentos e emails que estão na posse da UTAD, e portanto presumimos, também na posse da D. Célia. Assim, colocadas as informações relevantes gostaríamos de afirmar a extemporaneidade da apresentação desta queixa, que está resolvida a favor da D. Célia, já há 3 anos. Ainda assim disponibilizamo-nos, como fazemos com todos os nossos estudantes, colaboradores docentes e não docentes, outras entidades externas pessoais ou plurais, privadas ou públicas, para prestar outras informações, se for esse o entendimento. A UTAD tem como valores primordiais o cumprimento da sua missão de ensino, investigação, gestão e extensão, e em todos primar por um serviço que responda às necessidades e expectativas daqueles que nos procuram e que connosco interagem.
Quanto às restantes afirmações que faz contra a UTAD, não é possível dar resposta nem ajuda sem mais dados. A UTAD tem um sistema interno de comunicação (externo também) que permite aos membros da Academia, de que a D. Célia faz parte, apresentar sugestões, elogios e reclamações, os quais são processados no imediato. Assim, o que refere quanto ao engano dos SA, ou a forma como decorreu a sua dissertação (orientação e aparentemente defesa) pode ser resolvido recorrendo aos mecanismos legais de que a UTAD dispõe, como acontece noutras IES portuguesas. Aguardamos o seu contacto pelas vias legais disponíveis, e pelo menos com mais informação que apoie a resolução das situações que reporta.

O Gabinete de Planeamento, Avaliação e Melhoria
Esta resposta tem um anexo privado
24 de abril 2024
Fico muito contente a resposta vinda da UTAD e da preocupação mostrada em esclarecer a situação. Contudo não posso concordar com as afirmações feitas, pois não me foi devolvida a quantia que paguei por uma quantia em que o erro, foi meu pois nao deveria te-lo feito, não havendo necessidade. Mas quanto a isso , nada foi feito e ficou em águas de bacalhau como se costuma dizer......
24 de abril 2024

Envio em anexo os e-mail trocados quanto entre mim e a utad quanto ao reembolso.

Essa foi a resposta que tive por parte da Universidade de trás-os-Monte e Alto Douro, pelo que não pode existir outra prova.

24 de abril 2024
Este é mais um dos e-mail trocadas com uma funcinaria da utad (anexo documento) ....quando ao que foi disponibilizado, o anexo pela utad não tenho qualquer docomento da minha parte que o comprove.
Mas de qualquer das formas se essa transferência foi realizada sem meu conhecimento, isso é outra conversa.
24 de abril 2024
Se realmente foi feita essa transferencia foi foi no espaço de cinco meses como foi possivel ver no comprovativo eviado pela utad, e eu não fui notificada dessa transação pelo que pensei que nunca tinha sido feita.

Sem mais por dizer

Um bom dia