41.1
  • Rua Joaquim Valentim Correia, nº14 A, Urbanização de Vale de Gatos
    Cruz Pau
    2845-568 Amora
  • geral@vertis.pt

Vertis - Reparação/substituição de "olho de boi"

Susana Almeida apresentou a reclamação
14 de setembro 2020
Incutirem ao condomínio o valor de 608.85€ de reparação/ substituição de "olho de * PROIBIDO * " individual, quando a responsabilidade é da proprietária como consta de doc. relatório de vistoria e regulamento por mim enviados, pedi doc. a fazer prova contrária e faturas/recibos deste valor e dos 80.00€ de despesa lançada por causa desta intervenção que não me enviam. Completamente indignada que situações como estas se pratiquem sem entender o porquê do favorecimento, e outros que são de responsabilidade do condomínio digam que são do proprietário. Espero que assumam o erro e o verifiquem.
Data de ocorrência: 14 de setembro 2020
18 de dezembro 2020
Esta empresa não trabalha seguindo a Lei do condomínio e prejudica o condômino que o questionar, não responde às questões e fala com arrogância com falta de dignidade e zelo. Continuo á espera que as contas sejam retificadas ( art.1424 do C.C.). A prova é que nem respondem á minha queixa neste portal.
23 de dezembro 2020
A reclamação apresentada não descreve os factos da forma como eles ocorreram nem os documentos que refere dizem o que refere, tendo todas as explicações sido feitas em diversas ocasiões, por telefone e por mail, à condómina em questão.

No seguimento do que consideramos comentários caluniosos sobre a nossa ação, que segue sempre o que está estipulado por lei, já encaminhámos a situação ao nosso departamento jurídico.

A VERTIS não tem qualquer queixa formal em qualquer entidade reguladora da nossa atividade que seguiu o que a lei determina e nada mais que isso, como é nossa prática.
23 de dezembro 2020
Se eu fosse relatar os factos como eles ocorreram seria muito pior, o que foi apresentado na assembleia é que a reparação tinha sido na prumada e aí sim seria de responsabilidade do condomínio o que tive que provar por vistoria do SMAS que a reparação era no olho de * PROIBIDO * de um dos condôminos e nem todos têm olho de * PROIBIDO *, sendo que a rutura foi provocada pelo mau uso do condômino por sucessivos fechos e água.
28 de dezembro 2020
Como referido anteriormente, os factos descritos não correspondem à documentação, nem à forma como ocorreram, pelo que não nos é possível efetuar mais esclarecimentos para além de todos já diversas vezes por telefone e por escrito, por mail, com todas as justificações.

5 de janeiro 2021
Como já referi e é do conhecimento geral que a reparação do olho de * PROIBIDO * de um dos económicos é de responsabilidade do seu utilizador, pois só canalização de águas gerais são de responsabilidade do condomínio, sendo que nem todos os condóminos têm o referido olho de * PROIBIDO *. Envio doc. do SMAS em que teimam ler de maneira diferente, parecer da DECO e envio do número do art. do Código Civil. Não apresentação de qualquer doc. que prove esta vossa decisão de incutirem a responsabilidade ao condomínio a não ser uma leitura diferente da Lei, além disso esta obra nem sequer foi aprovada em assembleia, pedida pelos SMAS ao usuário e posteriormente á vertis 2 anos antes e nada ter sido feito até á rutura. Peço que me digam qual o vosso regulador para assim fazer a reclamação.
5 de janeiro 2021

6 de janeiro 2021
Digam aqui qual o vosso regulador a fim de fazer a queixa e então veremos. Os esclarecimento que me deram foi a vossa leitura conveniente do documento do SMAS, nada sobre o parceria da DECO e sobre o art. 1424 n*3 do Código Civil, em relação á ocorrência é muito mais grave da vossa parte que então farei a descrição de tudo ao regulador que espero que o indiquem.

7 de janeiro 2021
Então não indicam qual o vosso regulador para assim fazer a reclamação? E expor tudo o que se passou desde a vossa intervenção, onde enviarei também toda a documentação e emails.
7 de janeiro 2021
A VERTIS tem todo o gosto em responder à sua reclamação, quer no regular, IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção - que não entendemos como não o conseguiu encontrar sozinha e precisa da nossa ajuda -, quer em qualquer Tribunal, aliás sítio indicado para continuarmos a tratar este assunto, pelas afirmações caluniosas que tem proferido, num espaço público, sobre o assunto, para além da errada análise dos factos ocorridos e seu tratamento legal.

A VERTIS não responderá a mais nenhum comentário nesta página - sítio não oficial para dirimir estas questões -, sendo que o assunto será tratado daqui em diante no sítio adequado.
9 de janeiro 2021
Não foi ajuda é vosso dever indicar o vosso regulador.
E como foi referido que eu não tinha reclamado ao vosso regulador informo que o farei.
E não venham com ameaças como foram também aqui referidas, que não tenho medo e fico aguardar o seguimento da situação.
9 de janeiro 2021
Não foi ajuda é vosso dever indicar o vosso regulador.
10 de fevereiro 2021
Continuo aguardar a solução
17 de fevereiro 2021
Continuo a aguardar solução e retificada as contas
17 de fevereiro 2021
A VERTIS continua a aguardar pela reclamação na entidade oficial designada para o efeito ou em qualquer Tribunal, a qual responderá com a todo o gosto. Nenhuma alteração será feita, pois agimos de acordo com as regras e leis vigentes para o assunto em questão, conforme já foi explicado em diversas ocasiões. Poderemos explicar em qualquer instância oficial, desde que proceda à reclamação formal, que até ao momento não foi realizada. Obrigado
3 de março 2021
Como quero reclamar ao regulador desde a vossa intervenção á rescisão, com documentos e factos, peço que me enviem cópias das faturas de despesas pagas pelo condomínio, já pedidas por email por várias vezes.
3 de março 2021
A VERTIS, a seu pedido, em 25.09.2020 enviou-lhe por mail as faturas do serviço que coloca em causa, efetuado pela empresa que o realizou, bem como de outra intervenção de eletricidade que tinha solicitado. Todas as restantes faturas serão entregues à administradora em exercício que nos informou que apenas efetuará o levantamento de toda a documentação, após ser decretado o fim do estado de emergência.

Demos como alternativa à administradora, o envio de toda a documentação, por correio registado, a qual aguardamos resposta.

Ficamos a aguardar a sua reclamação no regulador ou em qualquer Tribunal.
3 de março 2021
Uma das duas faturas que me foi enviada não correspondia com a data da execução, sendo que o que me foi enviado foi recebido eletrônico com data de 2020 e a sua execução foi em 2019 não correspondendo á realidade dos factos, também perguntei o porquê de todas as despesas pagas pelo condomínio não terem sido lançadas nas finanças e até hoje não obtive resposta.
3 de março 2021
Como já referimos anteriormente, não iremos continuar a responder neste espaço a questões que já foram tratadas por mail e a documentação já enviada e explicada, e a afirmações que não correspondem à verdade.

Desta forma, aguardamos a reclamação na entidade reguladora ou em qualquer Tribunal, que teremos todo o gosto em responder, apresentando tudo o que for necessário para esclarecimento da nossa ação sobre o assunto, que seguiu o que a lei prevê.

Não iremos continuar a responder ao já respondido e a enviar documentação já enviada, pelo que, até que a reclamação dê entrada numa das entidades referidas, consideramos o assunto encerrado.
3 de março 2021
Não recebi documentação nenhuma que contrarie o " olho de * PROIBIDO *" como tenho afirmado, ser de responsabilidade do proprietário, base legal 1424 do Código Civil. Só existe uma lei.
3 de março 2021
Reiteramos a mensagem anterior e aguardamos a reclamação na entidade reguladora ou em qualquer tribunal.

Obrigado
11 de março 2021
A reclamação será feita presencialmente no IMPIC, aguardo agendamento.
23 de março 2021
Reitero a anterior mensagem.
6 de abril 2021
Toda a situação por mim aqui relatada corresponde á verdade dos factos.
Considerando que todo o vosso procedimento foi no sentido de impor e não na solução, aguardo data afim de expor todo o vosso procedimento desde o inicio/final ao regulador.
21 de abril 2021
Reitero o que disse.
5 de maio 2021
Reitero o que disse anteriormente, reunidas toda a documentação de guia do condomínio, faturação, abandono e falta de soluções em benefício do prédio, seguros e outros.
18 de maio 2021
Não quero deixar este portal, para ter a possibilidade de publicar o desfecho desta situação...
2 de junho 2021
Reitero o que disse anteriormente ....
17 de junho 2021
Vai para um ano que não existe administração no nosso condomínio, reunião anual obrigatório para prestação de contas não realizada, os condóminos desconhecem a quem e quando foi entregue os documentos pela vossa rescisão por se negarem à solução do problema, é contra a lei não haver uma administração de condomínio.
Total abandono do prédio dos problemas que existiam e não foram resolvidos e que se têm vindo a agravar.
29 de junho 2021
Reitero tudo o que disse anteriormente
14 de julho 2021
Um dia as contas do condomínio serão retificadas, justiça e boas práticas é o que se espera....
27 de julho 2021
Reitero tudo o que disse, e muito mais terei a dizer sobre esta empresa que a seu tempo terei oportunidade de o fazer....
27 de julho 2021
16 de agosto 2021
Reitero tudo o que disse, vamos aguardar...
24 de agosto 2021
Vamos aguardar...
24 de agosto 2021
Vamos aguardar...
12 de setembro 2021
Vamos aguardar os próximos capítulos, todos dizem para entender uma acção, pois há muito a ser esclarecido, o smas, apoio ao consumidor da câmara de Almada, deco e loja do cidadão incentivam para que o faça quanto ao exposto, não tendo administração há quase 1 ano, não houve prestação de contas a quando a rescisão e continuam, segundo informação, a movimentar e sacar dinheiro da conta do condomínio, como isto é possível.....
17 de setembro 2021
A presente reclamação teve início em 18.12.2020. Sobre a reclamação não temos nada a acrescentar, pois tudo o que havia a explicar foi explicado em tempo útil, ainda antes de ter feita esta reclamação.

Porém, não podemos deixar de estranhar que até à presente data, nenhuma reclamação foi feita na entidade reguladora, nem fomos notificados para nenhuma ação em tribunal, onde teríamos todo o gosto em explicar cada passo do processo e as decisões tomadas, sendo que nos informou que o iria fazer em 11-03-2021 (há 6 meses atrás e 9 meses depois de iniciar este reclamação). Continuamos a aguardar.

Sobre as últimas questões que levanta, temos de, mais uma vez, explicar-lhe que não está correta.

O condomínio em questão nunca deixou de ter administração. Esta foi eleita em 02.02.2019 tendo ficado a titular da fração 1º Esqº com essa função. Em 27.06.2020, na nossa última assembleia, a administração passou para a titular da fração que representou, 2º Dtº, sendo que a ata nunca chegou a ser assinada pelos condóminos, logo não produziu efeitos. Desta forma (a não ser que entretanto após a nossa saída tenham assinada a ata) a administração continua neste momento a ser a titular da fração 1º Esqº. Para que entenda melhor, a VERTIS esteve no prédio enquanto empresa gestora, pois em momento algum pertenceu à administração e não tomava decisões, mas sim coadjuvava a administração nessa função, sendo a última palavra e decisão sempre da administradora eleita.

Estranhamos também que tenha tanta certeza de tudo o que diz, mas que nas mais elementares questões da vida quotidiana de um condomínio, mostre tão pouco conhecimento.

Quanto à questão bancária é ainda mais caricato o que diz, embora bastante grave, pois a VERTIS é uma das assinaturas da conta (sendo que qualquer movimentação obriga a duas assinaturas) sendo a administradora em exercício a segunda assinatura. A VERTIS nunca teve sequer códigos de homebanking da conta do condomínio, embora mesmo que os tivesse, obrigaria na mesma a ambas as assinaturas digitais. Todas as movimentação que existiram foram sempre feitas no Millennium BCP da Cova da Piedade, em conjunto com a administradora e na presença da entidade bancária.

Após termos comunicado que não continuaríamos na gestão, em 19.11.2020, tendo sido informado que a 07.12.2020 toda a documentação do condomínio estaria pronta para ser entregue à administração, tudo foi entregue à atual administradora, sendo que tivemos de efetuar diversos contactos para procedermos à entrega pois a mesma informava-nos que não conseguia tratar do assunto, uma vez que tinha ainda receio do covid-19 e não tinha transporte, tendo levantado a documentação apenas em 10.07.2021. Nessa data devolvemos logo as avenças recebidas pela ordem permanente, dos meses que já não estávamos na gestão, ou seja, de dezembro de 2020 a junho de 2021, tendo a administradora levado o comprovativo bancário desta mesma operação. Foi explicado nessa data, à administradora e ao condómino do R/C Dtº - que a acompanhou - que teriam de ir ao banco com a outra pessoa que ficasse como titular da conta, cancelar a ordem permanente dos nossos serviços.

Se calhar seria bom, achamos nós, que quem está a gerir o condomínio atualmente, que interrompa a ordem permanente de pagamento dos nossos serviços, sendo que em qualquer momento, após cancelaram essa ordem, devolveremos novamente (pois já efetuámos uma devolução no momento da entrega da documentação, conforme já explicado), os valores pagos por vocês a mais. Para o efeito, podemos dar um ajuda a informar que, necessitam alterar os titulares bancários, conforme já explicado à administradora, pessoa com a qual sempre tivemos uma relação cordial

Mas é muito mais fácil denegrir e acusar de "movimentar e sacar dinheiro da conta do condomínio", afirmação que aliás, seguirá os seus trâmites.

Mas não, a senhora prefere difamar, em vez de confirmar as informações antes de acusar, o que aliás, é transversal a todo esta reclamação que aguardamos se transforme em processo, para podermos no sítio certo, mostrar-lhe, com toda a clareza, quem tem razão e pedir a correspondente indemnização pelos danos de imagem causados à empresa.

Lamentamos que aparentemente não lhe interesse discutir o assunto com o rigor dos dados, mas sim e apenas tentar afetar a imagem da empresa que foi escolhida por si para gerir o prédio, mas que como seguiu as regras e não o que a senhora considerava que devia ser, tomou este rumo.

Partilhamos da sua indignação: como isto é possível!
17 de setembro 2021
Não são calúnias , são factos, a responsabilidade da reparação de "olho de * PROIBIDO *" é do condómino não do condomínio e nunca me foi dado qualquer explicação a não ser uma leitura incorreta da lei, pedi que fosse retificada as contas, e da vossa parte o que eu recebi foi prepotência e arrogância dizendo que era assim porque sim, que era o vosso entendimento mas, a lei diz o contrário como consta no C.C. e a vossa resposta foi a rescisão do Contrato, deixando muito por fazer que estava previsto desde o início e nada foi feito, negando-vos á rectificação das contas e remetendo o problema para outros...
Sim fui eu que vos apresentei a todos os condóminos, pensando que ajudariam a resolver questões que nos pareciam mais fáceis de resolver com uma administração externa tais como: dívidas, seguros e obras, mas não, passado anos a dívida aumentou, os seguros não existem e o prédio está mais deteriorado pela falta das mesmas, e o que foi feito foi porem o condomínio a pagar uma reparação que é de inteira responsabilidade do condómino. Esta é a verdade, daí a minha indignação.
17 de setembro 2021
As respostas e explicações a essa questão já foram dadas, por telefone e por mail, antes de avançarmos para a rescisão por não haver condições, uma vez que não entende o que explicamos, tendo sido repetido por várias vezes.

Para nós o assunto está terminado e aguardamos a reclamação formal.

Não iremos dar seguimento nem resposta a afirmações sem factos e provas que nesta reclamação tem feito, que mostra como abordou a questão desde o primeiro instante.

Esta será a última resposta que terá nossa por esta via, mesmo que continue a colocar aqui esse tipo de afirmações, sem qualquer prova ou até dever de informação prévia que devia ter antes de fazer acusações infundadas, mal fundamentadas e caluniosas, que é apenas o que mostra querer, continuando sem avançar com qualquer queixa formal.
17 de setembro 2021
Não há explicação quando ela contraria lei.
2 de outubro 2021
Reitero tudo o que disse até agora....
16 de outubro 2021
Reitero tudo o que foi dito ...
15 de novembro 2021
Reitero tudo o que foi dito.
29 de novembro 2021
Continuo a dizer que a reparação do "olho de * PROIBIDO *" é de responsabilidade do condómino não do condomínio.
29 de novembro 2021
13 de dezembro 2021
Reitero tudo o que disse anteriormente.
27 de dezembro 2021
Reitero tudo o que disse
24 de janeiro 2022
Reitero tudo o que disse, nesta reclamação
7 de fevereiro 2022
Reitero tudo o que foi dito
7 de fevereiro 2022
Reitero tudo o que foi dito

18 de fevereiro 2021

Continuo á aguardar a retificação das contas. A reparação do "olho de * PROIBIDO *" cabe ao proprietário ou usuário mesmo estando na área comum sendo que nem todos os condóminos têm o referido olho de * PROIBIDO *. A reclamação está a ser feita, reunindo toda a documentação e descrição de todos factos desde a vossa intervenção.