7.8
1 Ascendi 71.1
2 Via Verde 63.6
3 Globalvia 60.6
Via Livre7.8
Auto-Estradas Norte Litoral – Sociedade Concessionária AENL, S.A.

Via Livre - Abuso de poder em suposta cobrança coerciva

Claudia Rodrigues
Claudia Rodrigues apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2023
Ora dia 20/12/2022, um dia normal até abrir a caixa do correio. Uma desagradável surpresa que me tem dado tantas dores de cabeça causa por esta suposta empresa!!!!!!! Recebi uma carta das finanças com um valor a pagar de coimas de portagens que não tinham sido pagas supostamente. Acedi ao portal das finanças e tinha não um mas dois valores a pagar, o da portagem (16.84€) e o da carta da coima (68,25€). Contactei rapidamente as finanças pois não sabia do que se tratava, ao qual fui informada de 2 passagens no dia 21/05/2020. Fazendo as contas tinham se passado quase 2 anos e 7 meses desde essa passagem, a qual nunca me notificaram e a qual nunca tive conhecimento. Expus a situação no ebalcao das financas e disseram que a Empresa VIA LIVRE lhes tinha enviado um registo da recepção da carta assinado por mim e que podia ver o mesmo numa repartição. Ao dirigir-me a essa repartição verifico que a assinatura Nâo é a minha, nem de ninguem da minha familia que reside na morada!!!! Questionei a via livre e aí começou o jogo do empurra!!!! A via livre disse que tinha de ser com os CTT. QUando questionados, disseram-me que já não tinham acesso a esse documento porque tinha mais de 1 ano. Entretanto como fiz alguns pagamentos à via livre, tentei pedir um extrato com a descritivo das minhas passagens efetuadas e respetivos pagamentos. Ora foi enviado por email esse mesmo pedido com copia dos meus documentos e do carro. Após 2 semanas responderam com uma resposta totalmente diferente ao que foi pedido, sem nunca fazerem referencia em relação ao que solicitei. Contactei o serviço e disseram-me que tinha enviar um novo pedido pois aquele já estava fechado, mesmo eu reclamando que não me foi sequer respondido alguma coisa a ver com o que solicitei. E depois ainda me informaram que o que eu pretendia não tinham acesso por ter mais do que 1 ano e que tinha de ser pedido aos CTT mais uma vez, quando os CTT indicam que não têm acesso.

Ora bem, então posso imputada por coisas com mais de 2 anos e 6 meses, mas como ja se passou esse tempo todo, não me consigo defender porque as empresas já não têm registos com mais de 1 ano.

Sinto-me completamente enganada, até porque ninguem me consegue garantir que alem de nao ter sido notificada, não tenha feito o pagamento porque fiz vários pagamentos e empresa não enviada recibos com o descritivo das datas das passagens!!!!!
Data de ocorrência: 20 de dezembro 2022
Claudia Rodrigues