7.7
1 Ascendi 71.2
2 Globalvia 60.9
3 Portvias 58.1
Via Livre7.7
Auto-Estradas Norte Litoral – Sociedade Concessionária AENL, S.A.

Via Livre - Cobrança abusiva através da AT sem qualquer notificação

Oscar Daniel Barbedo da Costa Faria
Oscar Faria apresentou a reclamação
20 de outubro 2022
Exmos. Senhores,

Após ter sido interpelado pela Autoridade Tributária para proceder ao pagamento de coimas relativas a falta de pagamento de portagens na Via Livre SA, processo executivo nº 03962022060000066828, no valor de 88,25€, constato que, de forma abusiva, a Via Livre SA emite certidões de dívida para a AT em valores absurdos (custo da portagem 1,15€) por passagem na portagem (duas passagens).

Nem eu nem a minha esposa recebemos qualquer carta com Aviso de Recepção - nem tão pouco simples - para procedermos ao pagamento. A morada à data do título executivo era a mesma, e o livrete do carro também consta com essa informação.

Além do mais, o reclamante possui dispositivo Via Verde com pagamento automático das portagens e, à data, não tem qualquer valor em falta.

Assim, serve a presente missiva para que me ajudem a perceber se é legal a cobrança que me estão a fazer, sem eu nunca ter tido conhecimento de uma conta de 2,30€ que acabei por pagar 88,25€.

Óscar Faria
Data de ocorrência: 12 de outubro 2022
Oscar Faria
22 de novembro 2022
Continuo a aguardar resposta. Caso não tenha resposta, terei de comunicar o caso às autoridades competentes.