7.8
1 Ascendi 71.1
2 Via Verde 63.6
3 Globalvia 60.6
Via Livre7.8
Auto-Estradas Norte Litoral – Sociedade Concessionária AENL, S.A.

Via Livre - Falta de menção discriminada das portagens pagas na fatura

Célia Guerreiro
Célia Guerreiro apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2023
Foi emitida uma fatura pelo vosso sistema da Via Livre, no passado dia 14/01/2023, no valor de 15,15€, referente a portagens não pagas, a pedido da minha irmã da qual sou representante fiscal pois esta encontra-se fora do país. Assim que a portagem foi paga, reparamos que o documento em causa não discriminava nem o dia da passagem nem os pórticos a que esta se referia (ao contrário do que acontecia há uns anos quando enviavam a carta para casa). Através do site da via Livre a minha irmã pediu a descriminação do serviço cobrado, ao que a via livre pediu: CC ou Carta de condução (a ser eliminada após verificação); apresentação de cópia(s) do Documento Único Automóvel; Se for o condutor, cópia do(s) contrato(s) de locação/aluguer; Se for um terceiro, termo de autorização ou procuração/mandato.
Achei completamente despropositado o que estavam a pedir, pois nada disso é necessário para o requerido pela minha irmã e, respondi isso mesmo, como representante fiscal e apresentando uma certidão da Autoridade Tributária comprovando isso mesmo e acrescentei ainda que as alíneas b) e f) do nº5 do artº 36º do CIVA, as faturas emitidas devem conter todos os elementos requisitados, sem que ninguém tenha que o solicitar, visto ser simplesmente obrigatório por lei - qualquer empresa normal tem que o fazer. A Via Livre respondeu repetindo o mesmo (nada - pedindo documentos que não considero - e nem o são - necessários para emitir um documento fiscal completo). Acrescentei ainda que sempre que necessário (para cobrança de portagens) a Via Livre tem acesso a todos os dados e documentos do veículo, junto das entidades competentes e como tal não se justifica o pedido dos mesmos.
Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2023
Célia Guerreiro
Célia Guerreiro avaliou a marca
2 de maio 2023

A reclamação que apresentei, através do Portal da Queixa, eu já tinha apresentado directamente à Via Livre que, agora ao se deparar novamente com a mesma queixa, só que desta vez através de outra entidade, simplesmente fez "copiar - colar" da resposta que já me tinha apresentado. O Portal da Queixa não teve qualquer peso ou influência no caso. Para além do mais a minha pontuação neste inquérito foi alterado. Eu coloquei avaliação de 5 nas primeiras respostas (foram alteradoas para 9) e coloquei 4 na última e foi alterado para 7.