7.8
1 Ascendi 71.1
2 Via Verde 63.6
3 Globalvia 60.6
Via Livre7.8
Auto-Estradas Norte Litoral – Sociedade Concessionária AENL, S.A.

Via Livre - Irregularidades na cobrança de portagens

FERNANDO VITOR ROCHA MENDONCA
FERNANDO MENDONCA apresentou a reclamação
4 de março 2023
Exmo srs,

Venho por este meio expor o meu caso de várias dívidas e coimas de processos que foram instaurados no Serviço de Finanças por parte da Via Livre SA, nos últimos meses, de não pagamento de portagens/Scuts.

Tendo em conta o decreto de Lei n.º 25/2006;

artigo 14

Notificações
1 - As notificações efectuam-se por carta registada com aviso de recepção, expedida para o domicílio ou sede do notificando.
2 - Se, por qualquer motivo, as cartas previstas no número anterior forem devolvidas à entidade remetente, as notificações são reenviadas para o domicílio ou sede do notificado através de carta simples.
(...)

Não foi emitida ou recebida da minha parte qualquer carta com aviso de receção, a indicar que teria estes pagamentos em falta, nem por carta simples por parte da Via Livre SA que me permitisse efetuar o pagamento legal da contra ordenação, tal como a lei o indica, sendo logo aplicada uma dívida de execução fiscal por parte da repartição de finanças com coima associada, a qual só tive conhecimento porque fui consultar o portal das finanças, pelo que a situação poder-se-ia ter agravado ainda mais.
Deste modo não posso concordar com o pagamento destas coimas, tendo em conta que não foi aplicada a lei prevista no decreto de Lei n.º 25/2006. Agravase o facto de estar a ser cobrada mais de 6 meses depois da data alegada.

Não obstante, sentindo que me foi vedada, não só o cumprimento dos procedimentos referidos na lei, bem como a oportunidade de proceder ao pagamento não coercivo, com claras dificuldades económicas, como prova de boa fé, e para poder reclamar, procedi ao pagamento dos valores cobrados pela Via livre e pela AT.
Será correto que considerem o valor referente ao pagamento da passagem na portagem/SCUT e me sejam devolvidos os restantes valores cobrados coercivamente e sem dar cumprimento à Lei aplicável, quer pagos à Via Livre, quer à AT, devendo a Via Livre remeter comprovativo de que prestou a informação de cobrança indevida e seguimento para cobrança indevida, com a indicação de cancelamento do processo junto da AT e devolução dos valores que me são devidos, por ambas as entidades.
Seguem números de processos que apenas tenho conhecimento pelo número das finanças.

Numero de Processos nas finanças:
Processo Nº 1074202301028057
Processo Nº 10742023060000015107
Processo Nº 10742023060000017959

Agradeço uma rápida resposta da vossa parte para resolução deste problema, de forma a evitar reclamação às entidades responsáveis pela regulação e arbitragem do consumo ou pela defesa e apoio ao consumidor, ou qualquer outra entidade pública ou privada com competência para dirimir, gerir ou julgar conflitos de consumo, uma vez que o portal da Queixa não substitui os mesmos.

Com os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 4 de março 2023
FERNANDO VITOR ROCHA MENDONCA
FERNANDO MENDONCA avaliou a marca
14 de maio 2023

A via livre age de ma fé enviando multas para a at passados mais de dois anos, sem sequer ter mandado qualquer aviso ou fatura, as quais nao temos hipotese de nao pagar por ja serem coimas da at. Quando apresentei reclamacao dizem para reclamar com a at, quando reclamo com a at dizem que tem que ser com a via livre. O estado protege a vigarice da empresa permitindo que as cobrancas deles passem a coimas da at