Viagens Abreu
Viagens Abreu10.1
  • Avenida 25 de Abril, 2
    2799-556 Linda-a-Velha Lisboa
  • directo@abreu.pt

Viagens Abreu - Grave problema com viagem do "mundo abreu"

Aguarda resposta
Inês Rocha
Inês Rocha apresentou a reclamação
17 de março 2024
Exmos. Senhores,
Venho por este meio expor uma situação gravíssima que aconteceu com a Agência Abreu.
No dia 16/03/2024, eu e o meu companheiro deslocámo-nos à Agência Abreu, localizada no Alegro Montijo, com o objetivo de usufruirmos das tão publicitadas promoções da campanha "Mundo Abreu". Depois de horas de espera na fila, entrámos na agência às 10h00 e manifestámos o interesse em comprar viagem para um cruzeiro no Mediterrâneo. Perguntámos várias vezes à colaboradora que nos atendeu, a Sra. Catarina Pires, se a promoção que nos interessava ainda estava disponível, ao que nos foi sempre respondido que sim. Avançámos com o processo, foram emitidas confirmações escritas da viagem e feito o primeiro pagamento (700 euros), que corresponde a 40% do valor total. Tudo ficou concluído e confirmado, e saímos da agência com a viagem marcada, com o itinerário e todos os pormenores acautelados. Horas depois, qual é o nosso espanto quando recebemos um e-mail da Sra. Catarina Pires a dizer que tinha havido um erro e. afinal, a opção que queríamos já não estava disponível, a não ser que pagássemos o DOBRO do preço. De realçar que não houve sequer a decência de ligar e explicar ao cliente o que se passara, simplesmente enviaram um e-mail com meia dúzia de linhas, mostrando total falta de sensibilidade pelo transtorno que nos estavam a causar. Ligámos de imediato para a agência, mas por mais que tentássemos, não atendiam o telefone. Fomos obrigados a deslocar-nos novamente à agência. Quando confrontada pessoalmente com a situação, a responsável de loja, Sra. Cátia Geraldes, assumiu que tinha existido um "erro informático", mas foi incapaz de encontrar uma solução ou qualquer tipo de compensação para a nossa situação. A "solução" da Sra. Cátia Geraldes foi tentar vender-nos uma outra viagem à Turquia, por um preço mais elevado do que a nossa viagem inicial. Evidentemente, não comprámos essa viagem, exigimos a devolução do valor depositado anteriormente e foi feita reclamação escrita no livro de reclamações do local. O valor foi-nos devolvido um dia depois.
Posto isto, eu e o meu companheiro fomos duplamente prejudicados, pois não só ficámos sem a viagem que tínhamos marcado, como nos privaram da hipótese de termos visto outras opções mais económicas para a viagem que pretendíamos quando estivemos pela primeira vez na agência, às 10h00. Quatro horas depois, quando voltámos à agência, obviamente já não existiam opções baratas, dada a grande afluência de clientes. A Sra. Cátia Geraldes deu-nos razão em todos os momentos, mas como já referi anteriormente, não conseguiu apresentar uma solução.
Erros informáticos destes são lamentáveis. No entanto, ainda mais lamentável e sem justificação, é a Agência Abreu não ter margem de negociação, e não ter qualquer protocolo para dar resposta a situações graves deste género, mesmo depois de assumirem o erro e de termos na nossa posse documentos escritos que confirmavam a nossa viagem. Questiono, então, qual a veracidade destes documentos e como pode o consumidor ficar alguma vez "descansado" de ter uma viagem efetivamente marcada com a Agência Abreu?
A Agência Abreu foi incapaz de, por exemplo, encontrar um camarote disponível numa outra data, ou num outro cruzeiro, ou noutra companhia de cruzeiros, etc., mesmo depois de eu e o meu companheiro termos sugerido estas hipóteses e termos demonstrado a nossa flexibilidade e disponibilidade. Foi incapaz de nos compensar e mitigar o erro. Foi incapaz de nos apresentar uma solução ou compensação de qualquer tipo, mostrando que não há de facto qualquer respeito pelo cliente e pelos seus direitos. Pior do que isso, a "solução" foi tentar vender-nos outra viagem, com um custo ainda mais elevado, pelo que no fim das contas, a Agência Abreu ainda lucraria com todo o sucedido. Se isto não é um desrespeito total pelo cliente, não sei o que é.
Enquanto consumidores, eu e o meu companheiro sentimo-nos completamente desrespeitados e humilhados numa situação francamente vergonhosa para uma agência com tão suposta reputação no nosso país. Ficou claríssimo que a Agência Abreu não tem condições para fazer a campanha "Mundo Abreu", pois não tem sequer um sistema informático que corresponda à afluência de clientes e de compras que são feitas nestes dias. Tal como a Sra. Cátia Geraldes nos disse, "são imensas lojas e pessoas a reservar viagens e o sistema não aguenta". Sendo assim, a Agência Abreu propõe-se a fazer algo para o qual não tem condições, e quem sai prejudicado é o cliente. Todos os anos sabe que a situação vai repetir-se, mas continua a fazê-lo. Tudo não passa de uma campanha de marketing para atrair pessoas, que passam horas na fila com o desejo de conseguir um bom preço para uma viagem de sonho, e que depois são tratados com o desrespeito com que eu e o meu companheiro fomos tratados. Solicitamos o vosso apoio para que a Agência Abreu seja responsabilizada pela falta de profissionalismo e falta de condições com que leva a cabo esta campanha, e exijo que eu e o meu companheiro sejamos compensados pelo grande transtorno causado. Saliento que todos os documentos que mencionei nesta reclamação encontram-se na minha posse e podem ser apresentados como prova. Mais informo que vou também avançar com reclamação na Deco Proteste e no Turismo de Portugal, além da reclamação escrita já feita na Agência.
Data de ocorrência: 16 de março 2024
Inês Rocha
Inês Rocha está a aguardar resposta da marca

va´pela longitravel procure por Teresa